sábado, 31 de agosto de 2013
sexta-feira, 30 de agosto de 2013
COLÉGIO DOCTUS - Atividade para o 6º ano A e B
Titulo
3 - Que relação ele tem com Campinas?
Pesquisa histórica
Objetivo
Levar o aluno a fazer pesquisa histórica sobre Campinas por meio de ferramentas online.
Valor
De 0,00 a 3,0 pontos.
Metodologia
Trabalho individual digitado e impresso conforme a metodologia indicada.
Data de entrega
5 de setembro.
Observe a imagem abaixo.
1 - Que simbolo é esse?
2 - Qual a origem dele?
3 - Que relação ele tem com Campinas?
COLÉGIO DOCTUS - Atividade para o 7º ano A
Titulo
As Grandes Navegações.
Objetivo
Levar o aluno a conhecer as Grandes Navegações do século XIV e XV, a fim de compreender a sua importância para uma nova ordem mundial.
Valor
De 0,00 a 8,0 pontos.
Metodologia
Trabalho individual digitado e impresso conforme a metodologia indicada.
Data de entrega
6 de setembro.
GRANDES NAVEGAÇÕES E A CHEGADA DO EUROPEU AO CONTINENTE AMERICANO
a) As ideias de Colombo
Na época dos descobrimentos, isto é, no século XV, já se sabia na Europa que a Terra tinha forma arredondada e, por isso, quem navegasse sempre para ocidente chegaria às Índias que ficam a oriente.
Um sábio nascido na cidade italiana de Florença, chamado Paulo Toscanelli, traçou um mapa em que figuravam a China, o Japão e a Índia. Mas, como Toscanelli julgasse que as dimensões da Terra fossem menores, aqueles países do Oriente eram localizados em regiões próximas das ilhas dos Açores e das Canárias. Acredita-se que Colombo obteve cópia desse mapa e, desde então, ficou convencido de que era possível atingir as índias pelo ocidente.
Antes de oferecer seus serviços aos reis de Espanha, Fernando e Isabel, Colombo esteve em Portugal, onde expôs seus planos a D. João II. Mas o soberano português já estava interessado no descobrimento de outro caminho, o que contorna a África, depois percorrido por Vasco da Gama. Colombo, então, passou-se para a Espanha e lá esperou algum tempo até ser atendido porque os "reis católicos", Fernando e Isabel, estavam ocupados com a guerra contra os árabes, ainda senhores do pequeno reino de Granada.
Expulsos os árabes em 1492, pôde Colombo, ainda nesse ano, partir do porto de Paios com três caravelas :Santa Maria, Pinta e Nina. Um de seus companheiros era Vicente Pinzón, que esteve no Brasil, numa outra viagem, em janeiro de 1500, antes, portanto, da expedição de Pedro Álvares Cabral. Nessa viagem Pinzón percorreu a costa do Norte, descobriu a foz do rio Amazonas, que chamou Mar Dulce, e o rio Oiapoque, que durante muito tempo teve o nome de Vicente Pinzón.
b) As viagens de Colombo
Em sua primeira viagem Colombo partiu de Paios, a 3 de agosto de 1492. Em meio do caminho os marinheiros ameaçaram revoltar-se e, conta-se, chegaram até a pensar em jogar Colombo ao mar. O grande navegador, porém, não desanimava e, a 12 de outubro, da caravela Pinta, foi dado um tiro de canhão, sinal de terra à vista: era a ilha de Guanaani, nome dado pelos índios e que passou a cha-mar-se São Salvador.
Colombo, entretanto, julgou haver chegado às índias e é por isso que os selvagens da América tiveram o nome de índios. Em seguida partiu à procura de Cipango, nome que naquele tempo se dava ao Japão, e pensou haver chegado a esse país quando descobriu a ilha de Cuba; logo depois avistava a ilha de Haiti.
Na segunda viagem que fez ao Novo Mundo, com uma esquadra de dezessete navios, Colombo descobriu as ilhas de Porto Rico e Jamaica. Na terceira, chegou a terra firme, na América do Sul, onde avistou a foz do rio Orenoco que ele chamou Boca de Dragão porque aí um temporal quase afundou seus navios.
VIAGENS DE COLOMBO
Nessa ocasião ocorreram desordens na povoação de São Domingos, na ilha de Haiti: os índios ameaçavam revoltar-se e os espanhóis estavam descontentes porque não haviam encontrado ouro. Os reis de Espanha, informados dessas ocorrências, enviaram à América Francisco Bobadilha que levou presos para a Europa Cristóvão e seu irmão Bartolomeu Colombo. O rei Fernando, porém, ordenou que os soltassem e o descobridor empreendeu a quarta viagem, que foi a última.
Na quarta viagem Colombo chegou outra vez a terra firme, na América Central, onde obteve informações sobre um oceano do outro lado do continente: era o oceano Pacífico que o espanhol Balboa descobriu e denominou mar do Sul. Também soube da existência de um rico império indígena, o dos astecas, situado no México.
Quando Colombo voltava para a Espanha, morreu Isabel (1504), a rainha que havia sido sempre sua protetora. Dois anos depois, em 1506, morria ele também, pobre e esquecido, na cidade de Valladolid.
Colombo não conseguiu realizar seu objetivo, o de chegar às Índias navegando para ocidente. Verificada a existência do continente americano, navegadores espanhóis e portugueses procuraram por sua costa uma passagem que ligasse o Atlântico ao Pacífico para, por meio deste oceano, chegar às índias. Essa passagem foi afinal encontrada por Fernão de Magalhães português a serviço da Espanha, que havia partido do porto de Sevilha em 1519; sua expedição continuou sempre para ocidente e chegou novamente a Sevilha, depois de três anos de viagem, dando uma volta à Terra. Com essa expedição realizou-se o plano de Colombo: chegar às índias pelo ocidente.
c) Consequências do descobrimento da América
A primeira consequência do descobrimento da América foi a assinatura, em 1494, do Tratado de Tordesilhas, que separou as terras portuguesas das espanholas.
Cristóvão Colombo, quando voltava para a Europa, depois da primeira viagem à América, esteve em Portugal. Disse, então, ao rei D. João II que havia atingido as índias, mas esse soberano, desconfiando que as terras descobertas por Colombo já fossem conhecidas pelos portugueses, resolveu preparar uma expedição para percorrê-las. Essa expedição não chegou a partir porque as duas nações, Espanha e Portugal, concordaram em assinar o Tratado de Tordesilhas (junho de 1494).
Ficou estabelecido, pelo Tratado de Tordesilhas, que os domínios portugueses seriam separados dos de Espanha por um meridiano, situado a 370 léguas a oeste do arquipélago de Cabo Verde. Todas as terras a leste desse meridiano seriam portuguesas e as que ficassem a oeste, espanholas.
O meridiano, chamado de Tordesilhas, passa pelo Brasil e corta seu litoral, ao norte, no lugar onde depois foi fundada a cidade de Belém e, ao sul, a de Laguna, no atual Estado de Santa Catarina. Desse modo o Brasil, descoberto seis anos depois, possuía um território menor que o atual, pois a maior parte de suas terras, como as do Rio Grande do Sul, ficava a oeste do meridiano e pertencia, portanto, à Espanha.
Outra consequência foi a propagação da civilização europeia pelas terras do Novo Mundo. Nessa obra distinguiram-se as ordens religiosas, principalmente a dos jesuítas, padres que muito trabalharam pela catequese dos índios.
Também com o descobrimento da América o Atlântico passou a ser o oceano de maior atividade comercial e até hoje mantém intenso tráfico entre o Novo Mundo e a Europa.
Finalmente, cita-se como consequência importante o descobrimento de riquezas minerais no continente americano. No Brasil essas riquezas só foram encontradas mais tarde pelos bandeirantes; mas nos outros países, como o Peru e o México, já as minas eram ativamente exploradas pelos índios, quando os espanhóis os descobriram. O ouro e a prata, levados da América em grande quantidade, tornaram ricas e poderosas as pessoas que não eram nobres mas que se dedicaram ao comércio e às conquistas. Também contribuíram para a construção de grandes obras, como o famoso convento de Mafra, em Portugal.
QUESTIONÁRIO
1. Quem foi Paulo Toseanelli ?
2. Por que D. João II não aceitou os planos de Colombo?
3. Por que Colombo demorou a ser atendido na Espanha ?
4. Que era o Mar Dulce?
5. Quando partiu Colombo para a primeira viagem ?
6. Como foi a primeira viagem de Colombo ?
7. Que era Cipango ?
8. Que descobriu Colombo na segunda viagem?
9. Que era a Boca do Dragão?
10. Por que Colombo foi preso?
11. Quem conseguiu, pela primeira vez, chegar às Índias pelo ocidente?
12. Que foi o Tratado de Tordesilhas?
13. Por onde passava no Brasil o meridiano de Tordesilhas?
14. Que importância teve o descobrimento da América para o Atlântico?
15. Que consequências teve o descobrimento de riquezas minerais?
COLÉGIO DOCTUS - 8ª série A
Titulo
Guerra Fria.
Objetivo
Levar o aluno a conhecer o pós II Guerra Mundial: a bipolarização do mundo por parte dos Estados Unidos e da União Soviética, o declinio do neocolonialismo e os conflitos sociais e políticos.
Valor
De 0,00 a 8,0 pontos.
Metodologia
Trabalho individual digitado e impresso conforme a metodologia indicada.
Data de entrega
4 de setembro.
QUESTÕES
1 - Compare as atribuições da Liga das Nações com a Organização das Nações Unidas.
2 - Como o fim da II Guerra Mundial possibilitou o surgimento da Guerra Fria?
2 - Como o fim da II Guerra Mundial possibilitou o surgimento da Guerra Fria?
3 - Com BASE NA FIGURA ABAIXO, elabore uma explicação sobre o que foi e como foi a Guerra Fria.
4 - Quais os fatores históricos que conduziram a uma revolução na China que culminou com um governo republicano e como este governo se tornou socialista?
5 - O filme "X-Man: Primeira Classe" (X-Men: First Class, EUA 2012) usa como pano de fundo que momento histórico? Explique-o.
6 - Observe a a charge de Ziraldo.
a - Ela se insere em qual contexto histórico?
b - Elabore uma explicação para ela com base no contexto histórica que ela se insere.
7 - Estabelece a semelhança e as pincipais diferenças ideológicas entre Malcon X e Luther King.
8 - Atualmente India e Paquistão, duas nações com poder nuclear, vivem uma relação conflituosa. Qual a origem histórica disso?
terça-feira, 27 de agosto de 2013
COLÉGIO DOCTUS - Conteúdo para a avaliação do 7º ano A
Tema:
- fim da Idade Média e Grandes Navegações.
Conteúdo:
fim da Idade Média.
- derrota dos cristãos nas Cruzadas.
- acordo entre burguesia e reis.
- renascimento comercial.
- monarquias nacionais.
- Magna Carta.
- Guerra dos Cem Anos.
- revoltas nos campos.
Grandes Navegações
- a necessidade comercial.
- as especiarias.
- pioneirismo português.
- contato com a África subsaariana.
- travessia do Cabo da Boa Esperança.
- Cristóvão Colombo e o Novo Mundo.
Sugestões:
- fim da Idade Média e Grandes Navegações.
Conteúdo:
fim da Idade Média.
- derrota dos cristãos nas Cruzadas.
- acordo entre burguesia e reis.
- renascimento comercial.
- monarquias nacionais.
- Magna Carta.
- Guerra dos Cem Anos.
- revoltas nos campos.
Grandes Navegações
- a necessidade comercial.
- as especiarias.
- pioneirismo português.
- contato com a África subsaariana.
- travessia do Cabo da Boa Esperança.
- Cristóvão Colombo e o Novo Mundo.
Sugestões:
1492 - A conquista do Paraíso
Joana Darc
As Grandes Navegações
domingo, 25 de agosto de 2013
COLÉGIO DOCTUS - Conteúdo da avaliação do 6º ano A e B
Tema:
Hebreus e Fenícios.
Conteúdos:
Hebreus.
- estrutura social patriarcal.
- os patriarcas.
- migração para o Egito.
- pascoa judaica.
- Êxodo.
- os Dez Mandamentos.
- divisão tribal.
- os Juízes.
- período monárquico.
- cisma hebreu.
- cativeiro da Babilônia.
- os Profetas.
- retorno a Canaã.
- Diáspora.
Fenícia
- economia.
- influência geográfica na economia.
- estrutura política, cidades-Estados.
- relação com o Egito.
- domínio do Mediterrâneo.
- contribuição para a miscigenação cultural.
- o alfabeto.
Hebreus e Fenícios.
Conteúdos:
Hebreus.
- estrutura social patriarcal.
- os patriarcas.
- migração para o Egito.
- pascoa judaica.
- Êxodo.
- os Dez Mandamentos.
- divisão tribal.
- os Juízes.
- período monárquico.
- cisma hebreu.
- cativeiro da Babilônia.
- os Profetas.
- retorno a Canaã.
- Diáspora.
Fenícia
- economia.
- influência geográfica na economia.
- estrutura política, cidades-Estados.
- relação com o Egito.
- domínio do Mediterrâneo.
- contribuição para a miscigenação cultural.
- o alfabeto.
quinta-feira, 22 de agosto de 2013
COLÉGIO DOCTUS - Conteúdo para avaliação da 8ª série A
Tema
Governos totalitaristas e a II Guerra Mundial.
Conteúdo para estudo
- As características dos movimentos totalitaristas.
- Os fatores ECONÔMICOS, SOCIAIS, POLÍTICOS e HISTÓRICOS que possibilitaram a ascensão de Adolf Hitler ao poder na Alemanha.
- As características do Terceiro Reich.
- Os fatores ECONÔMICOS, SOCIAIS, POLÍTICOS e HISTÓRICOS que possibilitaram a ascensão de Benito Mussolini ao poder na Itália.
- A Guerra Civil Espanhola e o fortalecimento do nazifascismo.
- A formação do Eixo.
- A Carta do Atlântico.
- A queda de Berlim pelo Exército Vermelho.
- COMECON.
Dicas de filmes e vídeos
Operação Overlord
Batalha da Normandia
A queda, as ultimas horas de Hitler
sexta-feira, 9 de agosto de 2013
COLÉGIO DOCTUS - Atividade para o 7º ano A
Tema: transição da Idade Média para a Idade Moderna.
Valor: de 0,0 a 5,0 pontos.
Data: 16 de agosto.
Metodologia:
-trabalho digitado e impresso conforme metologia indicada.
1 - Durante a Guerra dos Cem Anos surgiu uma personagem que se tornou lendária na Europa. Tal personagem é hoje considerada um mártir pela Igreja Católica. Quem é ela? Faça uma pequena biografia.
2 - Elabore uma COMPARAÇÃO entre as Cruzadas e a Reconquista.
3 - Desde a quarta Cruzada, os comerciantes italianos das cidades de Gênova e Veneza exerciam monopólio sobre as rotas comerciais com o oriente. Responda:
a - como eles conseguiram tal hegemonia comercial?
b - como essa hegemonia chegou ao fim?
4 - Os navegares europeus possuíam receio de navegarem pelos oceanos. A que se deve isso?
5 - Que fato histórico incentivou Portugal a dar início as navegações transoceânicas?
quinta-feira, 8 de agosto de 2013
ELEMENTOS DE UMA BIOGRAFIA
Biografia é a história escrita da vida e uma determinada pessoa. A palavra tem origem etimológica nos termos gregos bios, que significa "vida" e graphein, que significa "escrever".
Biografia é a escrita dos fatos particulares das várias fases da vida de alguém, incluindo fotos do arquivo pessoal. É um documento que consta a trajetória de vida de uma pessoa, com dados precisos, incluindo nomes, locais e datas dos principais acontecimentos.
Como gênero literário, a biografia é uma narração da história de vida de uma pessoa ou de uma personagem, geralmente na terceira pessoa. Já a autobiografia é quando o autor expõe a sua própria história na primeira pessoa.
A estrutura básica de uma biografia geralmente inclui uma apresentação inicial do protagonista (introdução), a descrição dos principais fatos que compõem a história (desenvolvimento) e uma parte final de caráter subjetivo (conclusão).
Em geral, são feitas biografias de figuras públicas e reconhecidas mundialmente, como políticos, escritores, cientistas, esportistas, artistas, ou de pessoas que deram uma contribuição importante para o mundo.
Muitas vezes as biografias, especialmente de celebridades, podem causar polêmicas por divulgarem fatos desconhecidos inclusive da própria família.
Elementos básicos
Nome completo;
Data e local de nascimento;
Filiação;
Estado civil;
Filhos (se houver);
Formação acadêmica;
Trabalho (s) exercido (s);
Principal feito (realização);
Data, causa e local de falecimento ou atual localização e
ocupação caso ainda esteja vivo.
COLÉGIO DOCTUS - Atividade para o 6º ano A e B!
Tema: investigação histórica - de Campinas para o mundo.
Valor: de 0,0 a 5,0 pontos.
Data: 6º ano A dia 15 de agosto; 6º ano B dia 16 de agosto.
Metodologia:
-trabalho digitado e impresso conforme metologia indicada.
Em Campinas há o Parque Dom Pedro Shopping, localizado ao
lado da rodovia Dom Pedro I. No seu interior, mais especificamente no entorno
do teto da praça de alimentação, há uma inscrição.
1 – O que esta escrito?
2 – Quem é o seu autor? (elaborar uma breve biografia do
autor).
3 – Quando foi composto?
4 – Para que foi composto?
sábado, 3 de agosto de 2013
COLÉGIO DOCTUS - Atividade de revisão para TODAS AS TURMAS
Tema: revisão e reescrita.
Valor: de 0,0 a 5,0 pontos.
Data: 6º ano A e 8ª série A dia 08 de agosto; 6º ano B e 7º ano A dia 09 de agosto.
Metodologia: trabalho digitado e impresso conforme metologia indicada.
Observações:
1 - só será aceito o trabalho que for entregue junto com a avaliação;
2 - avaliação que tenha ficado com nota abaixo de 6,00 pontos deve estar assinada;
3 - aluno (a) que tirou nota igual ou superior a 8,0 esta dispensado.
Queridos Alunos e Alunas;
Todos vocês querem ir bem numa avaliação ou trabalho, isto é fato!
Agora, o que muitos não compreendem é que aprender não significa acertar sempre. É claro que ninguém gosta de errar, tanto que alguns até apelam para a “cola” numa avaliação ou o “Ctrl C + Ctrl V” num trabalho. Mas, falcatruas de lado, o que temos que ter em mente é que, mais que tirar dez, o que realmente importa é o aprender. Logo, o erro pode ser tão ou mais importante do que o acerto.
Confuso? Simples, toda vez que se erra se aprende um pouco mais sobre o que levou nossa tentativa e acerto ao fracasso. Assim, aprendemos o caminho que não devemos tomar. Podemos até nem saber qual é o certo, mas o errado com certeza saberemos.
Por isso, a presente atividade consiste em uma revisão sobre a nossa ultima avaliação.
Então, vamos lá:
1 - rever a avaliação;
2 – identificar os erros;
3 – refazer TODA a avaliação com as resposta corrigidas;
4 - nas questões DISSERTATIVAS, refazer a resposta de modo a contemplar toda a pergunta;
5 - nas questões de múltipla escolha, apontar a alternativa correta e elaborar uma explicação que justifique o motivo dela é que é a correta.
Assinar:
Postagens (Atom)