segunda-feira, 27 de novembro de 2023

Reflexões de uma mente perturbada 0009

Uma vez um aluno me questionou sobre a razão de estudarmos Filosofia se sonos felizes na ignorância. 

Tentei, didaticamente, lhe explicar que a  a liberdade consiste em saber a verdade, pois só assim não seremos manipulados. 

Não aceitou e insistiu que a ignorância era melhor.

Explanei sobre o que somos: seres racionais e dotados de inteligência. Assim, exercer nosso raciocínio para compreender o mundo que nos cerca é celebrar a nossa natureza. 

Com um sorriso bobo voltou a me questionar, pois, segundo ele, na sua sapiência rasa, se não soubermos da verdade, não vamos "perder tempo" lutando para nos libertar, sendo felizes que nossa mediocridade. 

Hoje os anos me trouxeram a compreensão  da razão da ignorância cativar alguém. Uma vida vazia se farta com qualquer migalha, pois pensa estar diante de um banquete. 

Prof. Fábio José, o Filó!

quinta-feira, 9 de novembro de 2023

Reflexão de uma mente perturbada 0008

Jamais devemos temer realizar um desejo em razão do que os outros vão pensar. Afinal, apenas nós sabemos o caminho que trilhamos, o que nos levou a dar cada passo e a fazer cada escolha.

O julgamento alheio é sempre repleto de olhares subjetivos de quem apenas observa o que é visível aos olhos. Nunca o de quem sabe a verdade por tê-la vivido e experimentado. 

Temos que ter a mais absoluta das certezas que é melhor o julgamento e a condenação alheia do que a dor e a angústia de nos condenarmos pelo simples fato de que nos faltou iniciativa de ousar ser feliz.

Prof. Fábio José, o Filó!