domingo, 4 de novembro de 2012

Por que fazer uma carta de apresentação?


Por Fabíola Lago, editora do blog do Monster Brasil

Se você já fez seu currículo, estabeleceu suas experiências mais importantes, suas qualificações, especificou a sua área de atuação, é importante fazer sua carta de apresentação. A diferença entre uma carta de apresentação e um resumo da sua carreira, o seu currículo, é a possibilidade de explorar uma linguagem muito mais pessoal, mais vendedora, onde você mostra sua capacidade de articulação e justifica porque se considera apto a ocupar a vaga em questão. É a oportunidade para o seu marketing pessoal. Enquanto currículos devem ser objetivos e factuais, cartas pedem um texto mais ritmado, que expresse um pouco mais de você.

Não existe um procedimento padrão em relação à obrigatoriedade das cartas. Algumas empresas consideram imprescindíveis, outras só lêem depois de conferir os dados do CV, outras, acreditem, jogam fora. Nem sempre essas regras são claras. É bom pesquisar junto ao RH, ao anúncio da vaga. No entanto, trata-se de um exercício excelente para mostrar que você é capacitado, conhece o segmento onde pleiteia trabalhar, pode agregar valor à vaga em aberto.

Se você conhece ou foi indicado ao responsável pela vaga, que pode ser o diretor de RH ou o diretor da área que pretende trabalhar é de bom tom colocar o nome da Pessoa, cargo e da empresa. Assim:

Sr. Antonio Dias
Diretor de TI
San Peter Technologies

Assunto: Vaga para gerente de TI.

Ao longo da carta demonstre que suas aptidões estão sintonizadas com as necessidades da empresa para aquele cargo. Mostre que você conhece a posição da companhia no mercado e que você tem conhecimento no segmento, com dados de crescimento, metas possíveis, cenários econômicos favoráveis.

Não se auto elogie, nem seja modesto demais. Faça uma referência em algum momento ao leitor que ele poderá comprovar a sua experiência no seu currículo em anexo. Nunca cite nada de negativo ou que você não tem a experiência pedida – se for o caso. Mas ressalte que você tem capacidade de aprender e adaptar-se rapidamente às novas circunstâncias.

O Monster tem oito regras preciosas para você desenvolver o texto de sua carta. Confira:

1. Tenha um objetivo claro: “Os candidatos devem se perguntar, antes de tudo, por que estão escrevendo para o recrutador”, afirma Anderson. “Você está respondendo a um anúncio? Apresentando-se? Ou simplesmente enviando uma carta genérica para o maior número possível de pessoas, o que nunca será muito eficaz?”

2. Seja breve: “A concisão é extremamente importante em qualquer carta de apresentação enviada a um recrutador”, explica Anderson, que prefere aquelas que têm meia página ou menos.

3. Tenha foco: Ao responder a uma vaga anunciada, sua carta de apresentação deve se concentrar em uma oportunidade específica. Muitos candidatos, ao redigirem uma carta de apresentação não solicitada ou relacionada a uma indicação, são vagos demais sobre seus objetivos de emprego. “Não tente ser tudo para todos em sua carta de apresentação”, Anderson aconselha. “Como recrutador, procuro especialistas que tenham certos conjuntos de conhecimentos, não generalistas.”

4. Defina metas realistas: Não use a carta de apresentação para obter um cargo muito acima do seu nível atual. “Os recrutadores só podem encaixar pessoas em cargos que estão na próxima etapa lógica”, explica Anderson.

5. Enfatize seus principais pontos: “Gosto de ver cartas de apresentação que sintetizam as principais qualificações de um candidato”, diz Oates. “Seja uma alta média escolar, um conjunto único de habilidades ou um histórico de extraordinário progresso profissional, coloque tudo isso no papel.”

6. Explique os períodos de desemprego e as lacunas em seu histórico profissional: Candidatos bem qualificados em todos os outros aspectos, mas que não fornecem boas razões para um período de desemprego ou uma lacuna em seu histórico profissional correm um grande risco de serem eliminados.

7. Nunca exagere suas qualificações: Oates aconselha aos candidatos que evitem exagerar suas qualificações para serem vistos como perfeitamente adequados a uma vaga anunciada. “Sua carta de apresentação, assim como o seu currículo, deve ser completamente verídica e precisa”, adverte Oates. “Nunca falsifique ou exagere o seu histórico pessoal.”

8. Sigas as regras da redação comercial: “Gosto de ver coerência, fluidez e precisão”, diz Anderson. “Evite usar uma linguagem rebuscada e descrições genéricas, não adicione detalhes pessoais, como o seu estado civil, não se esqueça de incluir suas informações de contato e, obviamente, lembre-se de fazer uma revisão ortográfica.” Consulte obras de referência sobre redação comercial para obter orientação adequada.

Desejamos boa sorte!

Equipe Monster Brasil

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