terça-feira, 25 de julho de 2023

Ética

A ética é o princípio, um valor, aquilo que temos como noção para nos orientar nas tomadas de decisão no sentido de fazer o bem.

Por "fazer o bem", se entende aquilo que irá gerar benefício para o maior número de pessoas sem gerar o mal.

Assim, independente do ato, é possível observar se ele é correto ou não a partir das suas consequências. 

Por ser um princípio orientador de ação, a ética é um ato racional, pois se trata de uma reflexão sobre a ação humana e suas consequências,  observação a relação entre um e outro.

Logo, ética é própria dos seres humanos, única espécie dotada de inteligência e razão. 

Prof. Fábio José, o Filó!

Caminhando...

Gosto de fazer caminhada. Mas não faço um caminho pré-determinado, ando sem rumo certo, explorando novos lugares.
Há muito tento levar esse meu hábito para meu caçula (a mais velha não consegui cativar), que sempre me acompanha. Nestas férias andamos todos os dias pelas ruas de Mogi Mirim, minha cidade Natal, sempre conversando e contemplando os detalhes dos caminhos.
Aqui está alguns registros do que só podemos ver por estarmos caminhando.

Prof. Fábio José, o Filó! 

Pedreira de Mogi Mirim

A pedreira de Mogi Mirim é uma lugar que oferece uma vista linda para se contemplar.

Infelizmente está abandonada pelas autoridades, não há grade de proteção e o entorno concentra lixo.

É lastimável o abandono do poder público com o que não proporciona lucro ou atende a interesses privados.

Prof. Fábio José, o Filó!

A bica

Quando criança, perto da Vila Santa Luzia em Mogi Mirim, bairro em que nasci e cresci, havia uma bica d'água embaixo de um viaduto que era caminho para Mogi Guaçu.

Na época não era popular e nem barato os galões de água comprados e a água que vinha do serviço de abastecimento, a "água da rua", tinha aquele gosto horrível de cloro. Então, tínhamos galões (não sei do que eram, meu pai os conseguiu, mas alguns lembro que eram desses que hoje usamos para combustível) e íamos com eles sobre uma carriola.

Era eu, minha mãe e meu irmão que vinha antes de mim. 

A gente descia por uma pequena trilha no barranco até a bica, enchia os galões e os levava para casa.

Hoje não há mais a fonte disponível e tem um aviso que aquela água não é própria para o consumo.

Prof. Fábio José, o Filó!

Minhas Pérolas!!!

Pensamentos aleatórios!

Bom Dia, menos para você que...

domingo, 23 de julho de 2023

Reflexões de uma mente perturbada - 003

Bisbilhotando pelas redes sociais, seja Facebook, Twitter ou Instagram, reparo numa sutil hipocrisia.

A pessoa se diz de esquerda, o lado que luta contra opressão, se posiciona a favor de minorias e combate toda forma de preconceito, mas mando o homem tomar no no seu orifício anal ou insinua que ele é gay como forma de ofender. Oi? Pode isso Arnaldo?

De nada vale um belo e inflamado discurso se seus atos vão pro lado oposto. 

Prof.  Fábio José, o Filó!

terça-feira, 18 de julho de 2023

Reflexões de uma mente perturbada - registro 0002


Cada vez mais nossa sociedade é dominada por boçais que se espalham como os zumbis nos filmes, onde em pouco tempo quase todas se tornam um deles e os que ficam imunes são obrigados a ficar isolados e atentos, pois a menor besteira pode levá-los a se tornar um membro da horda devoradora de cérebro 🧠 

O que temos hoje é a redução da compreensão leitora, onde informações impliscitas ou alegóricas não são compreendidasem razão de um conjunto de fatores que são: a não utilização  da escrita à mão, a qual foi substituída pela digital com a utilização do teclado, afeta diretamente a memória e a aprendizagem; 
O que nos leva a incapacidade de memorizar ou manter a atenção por muito tempo, o que é agravado com os vídeos de curta duração que nos faz desprezar os que são um pouco mais extensos e isto afeta o processamento cerebral;
queda do coeficiente intelectual, que é quando o indivíduo não raciocina de acordo com sua idade; abalos na saúde mental, com ansiedade por não conseguir fazer as coisas serem mais rápidas como nos nos smartphones onde é só passar o dedo;
abandono progressivo da leitura/livros-textos, afinal se usa mais emojis e imagens com pequenas legendas, o que a longo prazo encurta o vocábulo e com ela se reduz a capacidade de raciocínio. 

Como se pode facilmente observar, é tudo uma consequências da digitalização educativa desenfreada, excesso de smartphones, tablets e videogames para crianças e adolescentes. Tudo estimulado pelo consumismo, um sistema educacional obsoleto e pais permissivos que acham que é super legal agradar os pimpolhos.

Sim, adultos também apresentam os mesmos problemas. O diferencial é que crianças e adolescentes são estimulados, enquanto adultos fazem por opção. 

Prof. Fábio José, o Filó. 
@Blogdofilo.blogspot.com

sexta-feira, 14 de julho de 2023

Reflexões de uma mente perturbada - registro 0001

Normalmente somos gratos com quem nos ajuda. Sabe, aquele amigo próximo ou mesmo distante que nos ajuda sempre que precisamos ou que, do nada, nos dá um bom conselho que muda nossa vida.


Porém,  há pessoas que nos fazem o mal, que pagam nosso amor, carinho, campanheismo, dedicação e tudo mais com ingratidão, ódio,  desprezo... Dói e muito. É uma dor que dói no peito, uma apunhalada que rasga até a nossa alma e nos faz nos sentir sem razão de existir. Porém, no fim, no espírito do Cândido, sendo otimista, podemos chegar a conclusão que tais pessoas podem ter nos feito é um bem!!! 


Vou me explicar no meu pensamento acima. Tais pessoas, primeiramente, nos fizeram o favor de revelarem quem são. Depois, nos fazem tomar medidas necessárias que já devíamos ter tomado antes, mas, que por algum motivo (comodismo talvez) não tomamos.


Então, temos que ser gratos à essas pessoas, pois, no mal que nos fazem, conseguimos ousar em novos rumos. 


Prof. Fábio José, o Filó

@bloddofilo.blogspot.com