A Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) é uma das principais universidades brasileiras e da América Latina. Implantada em 1966, ela é conhecida pela qualidade do seu ensino e pela realização de pesquisas avançadas em todas as áreas do conhecimento em que atua: as ciências exatas e tecnológicas, as ciências biológicas, as ciências humanas e as artes. Atualmente, ela é responsável por 15% de toda a pesquisa universitária do país e já fez requisição de mais de 700 patentes, sendo 116 internacionais.
A Unicamp tem três campi — em Campinas, Piracicaba e Limeira — e compreende 22 unidades de ensino e pesquisa. Seus aproximadamente 36 mil alunos estão distribuídos por 66 cursos de graduação e 138 programas de pós-graduação. Possui também um vasto complexo de saúde (com duas grandes unidades hospitalares), além de 23 núcleos e centros interdisciplinares, dois colégios técnicos e uma série de unidades de apoio num universo onde convivem cerca de 50 mil pessoas.
A qualidade da formação oferecida pela Unicamp deve-se à estreita relação que historicamente é mantida entre ensino e pesquisa. Além disso, é importante mencionar que 86% de seus professores atuam em regime de dedicação exclusiva e 97% têm titulação mínima de doutor.
O Vestibular da Unicamp é nacional e pode ser realizado em 24 cidades de 8 estados brasileiros. Atualmente é o vestibular mais concorrido das universidades públicas brasileiras.
A Unicamp mantém fortes vínculos com a sociedade através de suas inúmeras atividades de extensão e serviços, em particular na área da saúde. Seu complexo hospitalar é o maior e mais bem-equipado do interior do Estado de São Paulo, cobrindo uma região de quase uma centena de municípios. A importância socioeconômica de suas pesquisas atraiu para o seu entorno vários outros centros de pesquisa, além de um importante parque empresarial nas áreas de telecomunicações, tecnologia da informação e biotecnologia.
Atuando também como um centro de formação de profissionais de alta qualificação, a Unicamp atraiu para suas imediações todo um pólo de indústrias de alta tecnologia, quando não gerou ela própria empresas a partir de seus nichos tecnológicos, através da iniciativa de seus ex-alunos ou de seus professores. A existência desse pólo, aliada à continuidade do esforço da Unicamp, tem produzido grandes e benéficas alterações no perfil econômico da região.
UPA 2011
A Unicamp de Portas Abertas (UPA) tem por objetivo mostrar, principalmente a alunos e professores do último ano do Ensino Fundamental e do Ensino Médio, o funcionamento da Unicamp. Isso significa que serão apresentados os cursos técnicos e de graduação, as unidades, projetos desenvolvidos por alunos e professores, além de informações sobre bolsas sociais e bolsas de mobilidade estudantil.
Para 2011, a UPA apresenta um novo formato. As apresentações nos dois dias serão diferentes, de maneira a atender a demandas diferenciadas dos visitantes.
A caminho da UPA
Desembarque
Ginásio Central da Unicamp
Na espera para entrar
Houve palestra sobre o papel da universidade pública no Brasil
Entrada
Alunos da Unicamp nos proporcionaram um momento cultural
Rango!
Alunos da Unicamp proporcionaram diversão!
Robótica
Nitrogênio Líquido
Um comentário:
Postar um comentário