quinta-feira, 3 de outubro de 2013

COLÉGIO DOCTUS - Conteúdo para recuperação 3º Bimestre

ATENÇÃO


O aluno deve se preparar para a recuperação focando seu estudo nos conteúdos específicos em que não atingiu nota satisfatória (média 6,0) na avaliação. 

Logo, na avaliação que ele obteve nota satísfatória (6,0 pontos), NÃO É NECESSÁRIO estudar o conteúdo referente a ela.


HISTÓRIA

6º ano

Conteúdo I
- Hebreus.
  * migração da região de Ur para Canaã, a Terra Prometida.
  * migração e vida no Egito Antigo.
  * Êxodo, divisão tribal e os Dez Mandamentos: organização social dos hebreus em torno da religião.
  * Juízes: a luta pela reconquista.
  * monarquia hebraica: união das tribos e reconquista.
  * cisma hebraico: descontentamento com o governo de Salomão.
  * cativeiro na Babilônia: os Profetas e reestuturação dos hebreus em tono da religião.
  * Diápora: perda do território.

- Fenícios.
  * organização social: cidades-Estados.
  * relação com o Egito: influência no comércio maritimo.
  * comércio marítimo: fundação de colônias e influência nas culturas dos povos mediterrâneos.
  * alfabeto: evolução na comunicação.

Conteúdo II
- Grécia Antiga.
  * periodo Pré-homérico: povoamento da Grécia.
 * periodo Homérico: invasão dos dórios e diáspora grega (miscigenação dos povos).
  * Ilíada e Odisséia: origem fantástica dos gregos e sua vocação marítima.
  *  periodo Arcaico: formação dos genos e das polis.

- Cultura da Grécia Antiga.
  * Filosofia.
  * teatro e comédia.
  * mitologia.
  * democracia.


7º ano

- Grandes Navegações.
  * pioneirismo português: os fatores que fizeram de Portugal a 1ª nação européia a realizar viagens oceânicas.
   * África Subsaariana e o comércio com Portugal: retorno da escravidão na Europa.
  * Colômbo: sua relação com a Espanha e a descoberta do Novo Mundo.

- Absolutismo.
  * os fatores históricos que propiciou a concentração de poder nas mãos dos monarcas.
  * os teóricos do absolutismo.
  * Mercantilismo: caracteristicas.

- Renascimento Cultural.
  * Humanismo: valorização do ser humano.
  * Inquisição: tentativa da igreja de manter seu poder sobre a sociedade.
  * Helicentrismo: avanço das ciências e crise existêncial do ser humano (não somos o centro do universo).

8ª série

Conteúdo I
- Totalitarismo.
  * domínio e manipulação da imprensa.
  * apoio popular por meio de medidas sociais.
  * ultranacionalismo: valorização da história e simbolos nacionais.
  * inimigo direto: apontamento de responvavel pelos males da sociedade.
  * facismo.
  * nazismo.

- II Guerra Mundial.
  * rearmamento da Alemanha: apoio das grandes nações européias em oposição ao possível avanço soviético.
  * invasão da Polônia: confronto com a Inglaterra.
  * invasão da França: confronto com as tropas anglo-francesas e o poder da Luftwaffe.
  * Holocausto: antissemitismo.
  * Invasão da URSS: resistência russa e 1ª derrota alemã (fim do mito da invencibilidade nazista).
  * Pear Harbor: os Estados Unidos entram na Guerra e a bomba atômica contra o Japão.
  * ONU (Organização das Nações Unidas): com mais poderes políticos do que a Liga das Nações.
   * Tribunal de Nuremberg: julgamento dos líderes nazistas.
  * Plano Marshall: hegemonia dos EUA sobre a Europa Capitalista.
  * COMECON: avanço soviético sobre o leste europeu.

Conteúdo II
- Guerra Fria.
  * Bipolarização política entre EUA e URSS.
  * China comunista.
  * conflitos periféricos.
  * corrida espacial.
  * OTAN.
  * Pactro de Varsóvia.
  * Crise dos mísseis cubanos.

- Descolonização.
  * África e a influência socialista.
  * Apartheid.
  * fim da Indochina.

- Lutas pelos direitos humanos.
  * militância contra o racismo nos EUA.

Conteúdo III
- República Velha.
  * voto de cabresto.
  * domínio das oligarquias.
  * República do Café com Leite.
  * urbanização e industrialização: problemas sociais.
  * Semana de Arte Moderna de 1922.
  * Tenentismo.
  * Coluna Prestes.
  * Aliança Liberal.
  * Revolução de 1930.
  

FILOSOFIA

1ª Série
- Estoicismo.
- Epicurismo.


2ª Série e 3ª Série.
Agnosticismo: é a crença de que a existência de Deus é impossível de ser conhecida ou provada. A palavra significa essencialmente “sem conhecimento”. Argumenta que a existência de Deus não pode ser provada ou deixar de ser provada – que é impossível saber se Deus existe.

Ateísmo: num sentido amplo, é a rejeição ou ausência da crença na existência de divindadese outros se-res sobrenaturais.

Ceticismo: o termo faz referência a uma teoria filosó-fica, ou seja, retrata o perfil de uma pessoa que questio-na várias ideias dentro da sociedade. Os questiona-mentos giram em torno da verdade, acreditando que nem tudo é como se pensa. A dúvida é seu principal meca-nismo, a pessoa deve ser movida pelas perguntas e incertezas para interpor uma ideia estabelecida.

Contratualismo: parte da premissa que, nos primórdios da humanidade, o ser humano vivia em um Estado de Natureza, onde não havia Estado, Instituições ou Leis e onde a liberdade era plena, não existindo limites para a conduta humana. Acontece que, em um determinado momento da nossa história, os homens decidiram criar o chamado Estado Civil, onde existem Estado, Instituições e Leis e a liberdade de agir não é plena. Em suma, uma sociedade organizada.

Deísmo:posiçãofilosóficanaturalistaque aceita a existência e natureza de Deus (Criador ou não) através da razão, do livre pensamento e da experiência pessoal, em vez dos elementos comuns das religiões teístas como arevelação direta, outradição. Deus é umCriadorouOrganizador do Universo, é a primeira causa da filosofia deísta. Em palavras mais simples: um deísta é aquele que está inclinado a afirmar a existência de Deus, mas não pratica nenhuma religião, não negando a realidade de um mundo completamente regido pelas leis naturais e físicas. Deístas, em geral, acreditam que as ideologias religiosas devem tentar reconciliar e não contradizer a ciência.

Dogmatismo: é a tendência de um indivíduo de afirmar ou crer em algo como verdadeiro e indiscutível, muito utilizado pela religião e pela filosofia. Ocorre quando uma pessoa considera uma verdade absoluta e indiscutível, o que é muito debatido nas religiões.

Ecletismo: método filosófico dos que não seguem sistema algum, escolhendo de cada um a parte que lhes parece mais próxima da verdade.

Empirismo: é um movimento que acredita nas experi-ências como únicas, e são essas experiências que for-mam ideias. O empirismo é caracterizado pelo conhe-cimento científico, quando a sabedoria é adquirida por percepções; pela origem das ideias por onde se percebe as coisas, independente de seus objetivos e significados.

Epicurismo:prega a procura dos prazeres moderados para atingir um estado de tranquilidade e de libertação do medo, com a ausência de sofrimento corporal pelo conhecimento do funcionamento do mundo e da limita-ção dos desejos. Já quando os desejos são exacerbados podem ser fonte de perturbações constantes, dificultando o encontro da felicidade que é manter a saúde do corpo e a serenidade do espírito.

Estoicismo: propõe viver de acordo com a lei racional da natureza e aconselha indiferença em relação a tudo que é externo ao ser. O homem sábio obedece à lei natural reconhecendo-se como uma peça na grande ordem e propósito do universo. Logo, o estoico aceita tudo que lhe ocorre por considerar natural, sem manifestar o desejo de mudar as coisas ou a pessoas.

Estruturalismo: é um método de análise que consiste em construir modelos explicativos de realidade, cha-mados estruturas. Por estrutura entende-se um sistema abstrato em que seus elementos são interdependentes e que permite, observando-se os fatos e relacionando dife-renças, descrevê-los em sua ordenação e dinamismo, não existindo fatos isolados, mas partes de um todo maior. Assim, nossos hábitos são frutos de estruturas ocultas e não de um processo histórico.

Existencialismo: corrente filosófica e literária que des-taca a liberdade individual, a responsabilidade e a subje-tividade. Considera cada homem como um ser único que é mestre dos seus atos e do seu destino, afirma o prima-do da existência sobre a essência. Ele funda a liberdade e a responsabilidade do homem, visto que esse existe sem que seu ser seja definido de maneira algu-ma.  Algumas frases do filósofo Jean-Paul Sartre podem ajudar a compreendê-lo: "não devo perguntar o que fize-ram de mim, e sim o que vou fazer com o que fizeram de mim.", referindo-se a existência em geral. "O homem está condenado a ser livre.", referindo-se ao fato do ho-mem estar sem nenhum apoio extra mundo, ou transcen-dental, e indicando que deve construir sua liberdade contando apenas com suas próprias forças e racio-nalidade, a partir da consciência que tem de si mesmo.

Fatalismo (determinismo): a crença de que "o que será será", já que todos os eventos passados, presentes e futuros já foram predeterminados por Deus ou outra força poderosa. Na religião, esta visão pode ser chamada de predestinação; ela sustenta que se as nossas almas vão para o céu ou inferno é determinado antes de nascer e é independente de nossas escolhas.

Hedonismo:doutrina filosófica que proclama o prazer como fim supremo da vida. Por isso, os hedonistas baseiam a sua existência na busca pelo prazer e na supressão da dor.

Historicismo:a história que faz o homem e não o homem que faz a história.

Holismo: ou a visão holística é uma maneira de ver o mundo, o homem e a vida em si como entidades únicas, completas e intimamente associadas. É uma forma de tentar unir o homem ao universo (natureza) onde está inserido, visa a integração dos seus aspectos físicos, emocionais, mentais etc.. O Ser Humano não é somente matéria física, nem somente consciência, nem apenas emoções, logo, levar em consideração apenas alguns destes aspectos isoladamente, é perder de vista a sua "inteireza”.

Idealismo: é bastante difícil defini-lo num conceito apenas, mas o mais evidente conceito de que ele é opensamento do ideal que queremos pra nós mesmos, é a construção de valores que levamos para a nossa vida. O ponto principal de pensamento idealista é o ‘eu’. Porém,ele não representa o pensamento ‘preconceituoso’ – apenas sobre si mesmo -, é a conclusão que tiramos através do convívio e consciência em relação á pensa-mentos alheios. É o resgate de valores, e de tudo o que é certo, e de tudo o que não é material. É o acreditar em nossos valores, construir nosso caráter e, assim, ir seguindo o seu caminho creditando em algo do qual nunca viu.
Liberalismo: pode ser definido como um conjunto de princípios e teorias políticas, que apresenta como ponto principal a defesa da liberdade política e econômica. Neste sentido, os liberais são contrários ao forte controle do Estado na economia e na vida das pessoas.

Maniqueísmo:filosofia dualística que divide o mundo entre bem, ou Deus, e mal, ou o Diabo. Com a popula-rização do termo, maniqueísta passou a ser um adjetivo para toda doutrina fundada nos dois princípios opostos do bem e do mal.

Materialismo: prega que a priorização do mundo material em relação ao mundo das ideias. Para o materialismo, tudo é matéria ou derivado da matéria. Prega-se que até o pensamento humano é derivado da matéria (esse seria derivado da matéria organicamente organizada, o cérebro). Em resumo, as ideias são deriva-das da realidade.

Naturalismo:em oposição ao sobrenatural ou espiritual, é a ideia ou crença de que apenas as leis e as forças naturais operam no mundo; em extensão, a ideia ou crença de que não existe nada além do mundo natural. Os adeptos do naturalismo - ou seja, os naturalistas - afirmam que as leis naturais são as regras que regem a estrutura e o comportamento do universo natural; que cada etapa da evolução do universo é um produto dessas leis.

Pragmatismo: aborda o conceito de que o sentido de tudo está na utilidade – ou efeito prático – que qualquer ato, objeto ou proposição possa ser capaz de gerar. Uma pessoa pragmática vive pela lógica de que as ideias e atos de qualquer pessoa somente são verdadeiros se servem à solução imediata de seus problemas. Nesse caso, toma-se a Verdade pelo o que é útil naquele momento exato, sem consequências.

Racionalismo: consiste em acreditar nas ideias inatas e no raciocínio lógico, através da razão.  É, de certo modo, a própria filosofia desde a sua origem, pois, de facto, a razão é a condição de todo o pensamento teórico. A filosofia constitui- se pelo reconhecimento da razão como a faculdade do conhecimento das coisas e do domínio de si.

 Realismo: em sentido genérico, indica a “realidade sensível”, que é aquela que pode ser captada pelos nossos sentidos (visão, audição, tato, olfato e paladar). Assim, é possível afirmar que o som existe pelo fato de podermos ouvi-lo; embora não seja concreto, físico e nem material, pode ser considerado real devido a capacidade humana de transformas suas ondas em um sinal que pode ser sentido.

Proselitismo: é o intento, zelo, diligência, empenho ativista de converter uma ou várias pessoas a uma determinada causa, ideia ou religião.

Relativismo: é uma postura de interpretação da realidade que sugere que tudo deve ser encarado segundo o conceito da relatividade, ou seja, a percepção de determinado fenômeno está condicionada à realidade do interlocutor, e não poderia, portanto, ser tomadacomo uma conclusão válida no plano geral, e sim apenas no plano particular. Em outras palavras, a verdade no relativismo é aquilo que eu percebo como verdade, independentemente da opinião alheia ou das conclusões obtidas pelos outros. 


Utilitarismo:é uma teoria ética que propõe que atos e intenções não são bons ou ruins em si, mas sim à medida que produzem consequências de valor (utilidade) positivo ou negativo, segundo algum critério de avaliação. Na sua versão original, o utilitarismo clássico, atos são avaliados segundo a diferença na quantidade de felicidade ou sofrimento que produzem no mundo, de maneira que a melhor forma de agir é a que produzir melhores consequências neste sentido.

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