segunda-feira, 24 de março de 2014

Conteúdo para Avaliação - Semana de Prova 1º bimestre


6º ano A e B

Tema




Data

6º ano A - 01 de abril.
6º ano B - 28 de março.

Observação

- os itens de estudo podem ser encontrados na apostila de História, livro 1, do 6º ano e nas exposições feitas em sala de aula (exposição 1 - exposição 2);

- Podem ser usadas outras fontes de estudos que abordem os temas, como as apresentadas neste blog;

- levar uma garrafa com água e ir no banheiro antes do início da avaliação, pois não será permitido a saída durante a mesma;

- verificar seu material (caneta azul ou preta), pois não será permitido a troca de material durante a avaliação.

- Buscar o significado das palavras abaixo e passá-las para o Caderno de A a Z e entregá-lo no dia da avaliação.


Revolução Agrícola; divisão do trabalho; templo (pré-história); pintura rupestre; tradição oral; Crescente Fértil; Mesopotâmia; pictograma; alfabeto sumério, sobrenatural; crença; ritual; religião, sacerdote; culto; amuleto; divindade.



Conteúdo para estudo.

- A importância da arte rupestre para os povos nômades;


- Da arte rupestre ao surgimento do alfabeto;

- Influência da região da Mesopotâmia para o surgimento da escrita;

- A relação entre excedente agrícola e comércio;

- A relação entre comércio e o surgimento dos números;

- Os xamãs, origem e função;

- A religião como resposta as dúvidas humana;

- A relação entre Revolução Agrícola e divisão do trabalho;

- Da divisão do trabalho ao surgimento dos sacerdotes;

- As diferenças entre um xamã e um sacerdote;

- Características das primeiras divindades


Dica de vídeos 
- Mesopotâmia (Grandes Civilizações) parte 1;

- Mesopotâmia (Grandes Civilizações) parte 2;






7º ano A e B

Tema

Da função formadora da imagem medieval ao renascimento dos comércios.



Data

7º ano A - 1º de abril.
7º ano B - 4 de abril.


Observação

- os itens de estudo podem ser encontrados na apostila de História, livro 1, do 7º ano e nas exposições feitas em sala de aula;

- Podem ser usadas outras fontes de estudos que abordem os temas, como as apresentadas neste blog;

- levar uma garrafa com água e ir no banheiro antes do início da avaliação, pois não será permitido a saída durante a mesma;

- verificar seu material (caneta azul ou preta), pois não será permitido a troca de material durante a avaliação.


- Buscar o significado das palavras abaixo e passá-las para o Caderno de A a Z e entregá-lo no dia da avaliação.



Idade Média; eclesiástico; clérigo; poder temporal; imagens santa (Idade Média); imagens demoníacas (Idade Média); doutrina; doutrinação; peregrinação; excomunhão; feira medieval; burgo; burguês; infiel (sentido religioso cristão); Igreja Ortodoxa; Cisma do Oriente; Islã; muçulmano; Cruzadas; artesão; Corporação de Ofício; manufatura; êxodo rural; Peste Negra; banqueiro; conflito; difusão; usura.



Conteúdo para estudo

- O poder da imagem na sociedade medieval;




- A relação entre poder eclesiástico e poder temporal;

- Origem das feiras medievais;

- A importância das feiras medievais na comunicação e difusão cultural entre os feudos;

- Burgos;

- Corporações de Ofício e o controle sobre as profissões livres;





- O surgimento dos banqueiros e sua importância para o sustento comercial;

- Os banqueiros e a alienação das mercadorias.


Dica de vídeos
- Idade Média parte 1;

- Idade Média parte 2;

- Poder da Igreja medieval;

- Feiras medievais;

- Peste Negra;

- A peste negra;

- As Cruzadas - a meia lua a cruz;

- Rumo à época moderna (fim das cruzadas e o comércio);

- Corporação de ofício.



8º ano A

Tema
Revolução Francesa e sua influência nas sociedades.

Data
27 de março.

Observação
- os itens de estudo podem ser encontrados na apostila de História, livro 1, do 8º ano e nas exposições feitas em sala de aula;

- Podem ser usadas outras fontes de estudos que abordem os temas, como as apresentadas neste blog;

- levar uma garrafa com água e ir no banheiro antes do início da avaliação, pois não será permitido a saída durante a mesma;

- verificar seu material (caneta azul ou preta), pois não será permitido a troca de material durante a avaliação.


- Buscar o significado das palavras abaixo e passá-las para o Caderno de A a Z e entregá-lo no dia da avaliação.

Iluminismo; burguesia; Antigo Regime; Mercantilismo; liberalismo; despotismo esclarecido; Luís XVI; Estados Gerais; Bastilha; Assembléia Geral Permanente; Assembléia Constituinte; Declaração dos Direitos do Homem e dos Cidadão; Planície; Girondinos; Jacobinos; Convenção; Reação Termidoriana; Robespierre; calendário revolucionário; san-culottes; Diretório; voto censitário; Napoleão Bonaparte.

Conteúdo para avaliação
- A influência das revoluções inglesas para a Revolução Francesa;

- Os ideais iluministas;

- Estados Gerais, uma tentativa de tirar a França da crise;

- Assembléia Nacional, revolta do Terceiro Estado;

- Tomada da Bastilha, início da revolução;

- Revolução Francesa, uma revolução burguesa;

- Revolta das monarquias europeias a Revolução Francesa;

- Morte do rei, fim do Antigo Regime;

- A Convenção e o momento Terror da Revolução;

- O Diretório e a volta da alta burguesia ao poder;

- Golpe de 18 Brumário;

- Consulado e o fim da revolução.



7 comentários:

Unknown disse...

professor vc nao vai passA OS SLIDES DO 6 B NO BLOG

Unknown disse...

desculpa professor. achei

Unknown disse...

professor no do 6 ano vc colocou expociçao 1 e expociçao 2 so que os dois sao pinturas rupestres

Prof. Fábio José disse...

João, valeu pelo toque!!! Já fiz a correção!

Unknown disse...

dinada

Anônimo disse...

professore e a vittoria do 7 ano, vc colocou os slides do 7 ano por que eu nao achei?

Anônimo disse...

achei..