Tema
Data
6º ano A - 01 de abril.
6º ano B - 28 de março.
Observação
6º ano B - 28 de março.
Observação
- os itens de estudo podem ser encontrados na apostila de História, livro 1, do 6º ano e nas exposições feitas em sala de aula (exposição 1 - exposição 2);
- Podem ser usadas outras fontes de estudos que abordem os temas, como as apresentadas neste blog;
- Podem ser usadas outras fontes de estudos que abordem os temas, como as apresentadas neste blog;
- levar uma garrafa com água e ir no banheiro antes do início da avaliação, pois não será permitido a saída durante a mesma;
- verificar seu material (caneta azul ou preta), pois não será permitido a troca de material durante a avaliação.
- Buscar o significado das palavras abaixo e passá-las para o Caderno de A a Z e entregá-lo no dia da avaliação.
Revolução Agrícola; divisão do trabalho; templo (pré-história); pintura rupestre; tradição oral; Crescente Fértil; Mesopotâmia; pictograma; alfabeto sumério, sobrenatural; crença; ritual; religião, sacerdote; culto; amuleto; divindade.
Conteúdo para estudo.
- A importância da arte rupestre para os povos nômades;
- Influência da região da Mesopotâmia para o surgimento da escrita;
- A relação entre excedente agrícola e comércio;
- A relação entre comércio e o surgimento dos números;
- Os xamãs, origem e função;
- A religião como resposta as dúvidas humana;
- A relação entre Revolução Agrícola e divisão do trabalho;
- Da divisão do trabalho ao surgimento dos sacerdotes;
- As diferenças entre um xamã e um sacerdote;
- Características das primeiras divindades.
Dica de vídeos
- Mesopotâmia (Grandes Civilizações) parte 1;
- Mesopotâmia (Grandes Civilizações) parte 2;
7º ano A e B
Da função formadora da imagem medieval ao renascimento dos comércios.
Data
7º ano A - 1º de abril.
7º ano B - 4 de abril.
7º ano B - 4 de abril.
Observação
- os itens de estudo podem ser encontrados na apostila de História, livro 1, do 7º ano e nas exposições feitas em sala de aula;
- Podem ser usadas outras fontes de estudos que abordem os temas, como as apresentadas neste blog;
- levar uma garrafa com água e ir no banheiro antes do início da avaliação, pois não será permitido a saída durante a mesma;
- verificar seu material (caneta azul ou preta), pois não será permitido a troca de material durante a avaliação.
- Buscar o significado das palavras abaixo e passá-las para o Caderno de A a Z e entregá-lo no dia da avaliação.
Idade Média; eclesiástico; clérigo; poder temporal; imagens santa (Idade Média); imagens demoníacas (Idade Média); doutrina; doutrinação; peregrinação; excomunhão; feira medieval; burgo; burguês; infiel (sentido religioso cristão); Igreja Ortodoxa; Cisma do Oriente; Islã; muçulmano; Cruzadas; artesão; Corporação de Ofício; manufatura; êxodo rural; Peste Negra; banqueiro; conflito; difusão; usura.
Conteúdo para estudo
- O poder da imagem na sociedade medieval;
- A relação entre poder eclesiástico e poder temporal;
- Origem das feiras medievais;
- A importância das feiras medievais na comunicação e difusão cultural entre os feudos;
- Burgos;
- Corporações de Ofício e o controle sobre as profissões livres;
- Peste Negra;
- O surgimento dos banqueiros e sua importância para o sustento comercial;
- Os banqueiros e a alienação das mercadorias.
Dica de vídeos
- Idade Média parte 1;
- Idade Média parte 2;
- Poder da Igreja medieval;
- Feiras medievais;
- Peste Negra;
- A peste negra;
- As Cruzadas - a meia lua a cruz;
- Rumo à época moderna (fim das cruzadas e o comércio);
- Corporação de ofício.
8º ano A
- Buscar o significado das palavras abaixo e passá-las para o Caderno de A a Z e entregá-lo no dia da avaliação.
Iluminismo; burguesia; Antigo Regime; Mercantilismo; liberalismo; despotismo esclarecido; Luís XVI; Estados Gerais; Bastilha; Assembléia Geral Permanente; Assembléia Constituinte; Declaração dos Direitos do Homem e dos Cidadão; Planície; Girondinos; Jacobinos; Convenção; Reação Termidoriana; Robespierre; calendário revolucionário; san-culottes; Diretório; voto censitário; Napoleão Bonaparte.
Conteúdo para avaliação
- A influência das revoluções inglesas para a Revolução Francesa;
- Os ideais iluministas;
- Estados Gerais, uma tentativa de tirar a França da crise;
- Assembléia Nacional, revolta do Terceiro Estado;
- Tomada da Bastilha, início da revolução;
- Revolução Francesa, uma revolução burguesa;
- Revolta das monarquias europeias a Revolução Francesa;
- Morte do rei, fim do Antigo Regime;
- A Convenção e o momento Terror da Revolução;
- O Diretório e a volta da alta burguesia ao poder;
- Golpe de 18 Brumário;
- Consulado e o fim da revolução.
- Idade Média parte 1;
- Idade Média parte 2;
- Poder da Igreja medieval;
- Feiras medievais;
- Peste Negra;
- A peste negra;
- As Cruzadas - a meia lua a cruz;
- Rumo à época moderna (fim das cruzadas e o comércio);
- Corporação de ofício.
8º ano A
Tema
Revolução Francesa e sua influência nas sociedades.
Data
27 de março.
Observação
- os itens de estudo podem ser encontrados na apostila de História, livro 1, do 8º ano e nas exposições feitas em sala de aula;
- Podem ser usadas outras fontes de estudos que abordem os temas, como as apresentadas neste blog;
- levar uma garrafa com água e ir no banheiro antes do início da avaliação, pois não será permitido a saída durante a mesma;
- verificar seu material (caneta azul ou preta), pois não será permitido a troca de material durante a avaliação.
Iluminismo; burguesia; Antigo Regime; Mercantilismo; liberalismo; despotismo esclarecido; Luís XVI; Estados Gerais; Bastilha; Assembléia Geral Permanente; Assembléia Constituinte; Declaração dos Direitos do Homem e dos Cidadão; Planície; Girondinos; Jacobinos; Convenção; Reação Termidoriana; Robespierre; calendário revolucionário; san-culottes; Diretório; voto censitário; Napoleão Bonaparte.
Conteúdo para avaliação
- A influência das revoluções inglesas para a Revolução Francesa;
- Os ideais iluministas;
- Estados Gerais, uma tentativa de tirar a França da crise;
- Assembléia Nacional, revolta do Terceiro Estado;
- Tomada da Bastilha, início da revolução;
- Revolução Francesa, uma revolução burguesa;
- Revolta das monarquias europeias a Revolução Francesa;
- Morte do rei, fim do Antigo Regime;
- A Convenção e o momento Terror da Revolução;
- O Diretório e a volta da alta burguesia ao poder;
- Golpe de 18 Brumário;
- Consulado e o fim da revolução.
Dica de vídeo
Revolução Francesa - History Channel
Revolução Francesa - History Channel
7 comentários:
professor vc nao vai passA OS SLIDES DO 6 B NO BLOG
desculpa professor. achei
professor no do 6 ano vc colocou expociçao 1 e expociçao 2 so que os dois sao pinturas rupestres
João, valeu pelo toque!!! Já fiz a correção!
dinada
professore e a vittoria do 7 ano, vc colocou os slides do 7 ano por que eu nao achei?
achei..
Postar um comentário