segunda-feira, 12 de maio de 2014

COLÉGIO DOCTUS - Trabalho sobre linha do tempo.

Atividade desenvolvida pelos meus alunos do 6º ano A e B!

Ensinar o que é o tempo para os alunos do 6º ano não é tarefa fácil.

Contudo, não é um bicho de 7 cabeças, afinal, todos temos uma concepção a respeito do assunto. Inclusive as crianças. Do seu modo, elas lidam com as questões que envolvem passado, presente e futuro no seu dia a dia. Dai, basta aprofundarmos essa concepção, ampliando-a para as ferramentas utilizadas em História, que é a contagem e divisão do tempo. 

O ponto a ser aprendido pelos alunos é o de entender o tempo como um todo, que é História é fruto de um constante processo.


Dentro disso, temos a linha do tempo, um recurso didático para estudarmos detalhadamente cada momento da História.


"É um recurso útil também para analisar como os fatos estudados estão localizados no contexto de uma época e também para perceber e avaliar quais outros eventos ocorriam simultaneamente"
Maria Aparecida Bergamaschi, docente da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS).


Assim, a proposta do presente trabalho foi de que cada aluno elaborasse a sua linha do tempo. A partir da sua própria vida, cada aluno teve que destacar momentos importantes que a marcaram. O formato do trabalho era livre, cabia a criatividade de cada um determinar como seria feito.


O resultado foi um impressionante espetáculo de criatividade e talento dos alunos, mostrando e ensinando ao professor que são capazes de realizarem trabalhos primorosos, reforçando a ideia de que possuem potencial, basta apenas serem orientados e desafiados.
Feita no mesmo tamanho que sua autora,
essa boneca é uma linha do tempo.


Atrás dela há os principais
fatos da vida da autora.

A criatividade foi grande.

Uma pluralidade de trabalhos.




Muitos deles foram bem originais!
 




Nesse havia fotos de locais.

Sob cada imagem do local, um fato marcante que ocorreu nele.


Como podemos ver, a criatividade correu solta.



Como podemos ver, não houve uma
padronização, apenas uma proposta.



Os alunos demonstraram que são capazes e
competentes quando desafiados.

Nenhum comentário: