Atividade desenvolvida pelos meus alunos do 6º ano A e B!
Ensinar o que é o tempo para
os alunos do 6º ano não é tarefa fácil.
Contudo, não é um bicho de
7 cabeças, afinal, todos temos uma concepção a respeito do assunto. Inclusive
as crianças. Do seu modo, elas lidam com as questões que envolvem passado, presente
e futuro no seu dia a dia. Dai, basta aprofundarmos essa concepção, ampliando-a
para as ferramentas utilizadas em História, que é a contagem e divisão do
tempo.
O
ponto a ser aprendido pelos alunos é o de entender o tempo como um todo, que é
História é fruto de um constante processo.
Dentro disso, temos a
linha do tempo, um recurso didático para estudarmos detalhadamente cada momento
da História.
"É um recurso útil
também para analisar como os fatos estudados estão localizados no contexto de
uma época e também para perceber e avaliar quais outros eventos ocorriam
simultaneamente",
Maria Aparecida Bergamaschi, docente da Universidade
Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS).
Assim, a proposta do
presente trabalho foi de que cada aluno elaborasse a sua linha do tempo. A partir da sua própria vida, cada aluno teve que destacar momentos importantes que a marcaram. O formato do trabalho era livre, cabia a criatividade de cada um determinar como seria feito.
O resultado foi um impressionante espetáculo de criatividade e talento dos alunos, mostrando e ensinando ao professor que são capazes de realizarem trabalhos primorosos, reforçando a ideia de que possuem potencial, basta apenas serem orientados e desafiados.
Feita no mesmo tamanho que sua autora, essa boneca é uma linha do tempo. |
Atrás dela há os principais fatos da vida da autora. |
A criatividade foi grande. |
Uma pluralidade de trabalhos. |
Muitos deles foram bem originais! |
Nesse havia fotos de locais. |
Sob cada imagem do local, um fato marcante que ocorreu nele. |
Como podemos ver, a criatividade correu solta. |
Como podemos ver, não houve uma padronização, apenas uma proposta. |
Os alunos demonstraram que são capazes e competentes quando desafiados. |
Nenhum comentário:
Postar um comentário