6º ano A e B
Tema
Da influência religiosa na política as relações de trabalho nos primeiros grandes impérios.
Data
6º ano A - 14 de agosto.
6º ano B - 15 de agosto.
Observação
- desenvolva os itens propostos para estudo, explorando as ideias que os compõem;
- releia o conteúdo presente na apostila que foi trabalhado em sala de aula;
- as sugestões de conteúdo para estudo presente neste blog não são obrigatórios.
Conteúdo para estudo
- a relação entre religião e política nas sociedades antigas;
- organização das aldeias (sociedades simples);
- transformação das aldeias em cidades: mudanças políticas e sociais;
- o poder transferido de forma hereditária como causa da formação de uma elite política;
- a burocracia como melhora na organização das cidades;
- distribuição de terras como forma de administração;
- o fim do poder dos sacerdotes em frente ao poder dos líderes militares;
- Egito, união entre poder militar e religioso na figura do faraó;
- estabilidade social nas sociedades antigas;
- trabalho escravo fruto das guerras, dividas e pobreza;
- a relação entre a criação dos impérios e o comércio;
- a função social dos escribas;
- a importância da escrita para os sacerdotes;
- novas formas de trabalhos que surgiram nas cidades.
8º ano A
Palavras e expressões chaves (contextualizá-las com o período histórico estudado)
civilização; sociedade; Estado; democracia; política; líder político; líder religioso; hereditário; classe social; Estado teocrático; hierarquia; politeísmo; poder político; poder legislativo; poder executivo; poder judiciário; desigualdade social; código de Hamurábi; Lei do Talião; escriba; endividamento; escravidão por divida; escravidão voluntária; ofício; artesão; urbanização; trabalhador livre.Conteúdo para estudo
- a relação entre religião e política nas sociedades antigas;
- organização das aldeias (sociedades simples);
- transformação das aldeias em cidades: mudanças políticas e sociais;
- o poder transferido de forma hereditária como causa da formação de uma elite política;
- a burocracia como melhora na organização das cidades;
- distribuição de terras como forma de administração;
- o fim do poder dos sacerdotes em frente ao poder dos líderes militares;
- Egito, união entre poder militar e religioso na figura do faraó;
- estabilidade social nas sociedades antigas;
- trabalho escravo fruto das guerras, dividas e pobreza;
- a relação entre a criação dos impérios e o comércio;
- a função social dos escribas;
- a importância da escrita para os sacerdotes;
- novas formas de trabalhos que surgiram nas cidades.
7º ano A
Tema
Da Reforma Religiosa ao Absolutismo.
Data
7ª A - 19 de agosto.
7ª B - 14 de agosto.
7ª B - 14 de agosto.
Observação
- desenvolva os itens propostos para estudo, explorando as ideias que os compõem;
- releia o conteúdo presente na apostila que foi trabalhado em sala de aula;
- as sugestões de conteúdo para estudo presente neste blog não são obrigatórios.
- apresentar a apostila com as atividades das páginas para ser vistada no dia da avaliação.
Palavras e expressões chaves (contextualizá-las com o período histórico estudado)
mercantilismo; Reforma religiosa; Contrarreforma; catequização; jesuítas; Companhia de Jesus; juízo final; inquisição; mercantilismo; Luís XIV; absolutismo; monarquia nacional; despotismo; Antigo Regime; Palácio de Versalhes; nobreza guerreira.
Conteúdo para estudo
- como a Reforma Religiosa influenciou na organização das monarquias europeias?;
- Contrarreforma e suas propostas para frear o avanço protestante;
- Inquisição, uma arma para dominar as massas usada por católicos e protestantes;
- catequização do novo mundo: escravidão e imposição;
- eurocentrismo: imposição, arrogância e domínio sobre os povos pré-colombianos;
- Mercantilismo como financiador do absolutismo;
- as mudanças sociais e políticas que favoreceram o surgimento do absolutismo;
- peste negra, revoltas populares e guerras, o enfraquecimento da nobreza feudal por perda de mão de obra;
- as características do Estado absolutista;
- A relação dos reis absolutistas com a nobreza, o clero e a burguesia;
- o absolutismo e a formação das monarquias nacionais;
- teóricos do absolutismo;
- absolutismo francês: Versalhes;
- absolutismo ibérico: a Reconquista Cristã e a formação de uma nova nobreza;
- absolutismo inglês: influência religiosa.
Conteúdo para estudo
- como a Reforma Religiosa influenciou na organização das monarquias europeias?;
- Contrarreforma e suas propostas para frear o avanço protestante;
- Inquisição, uma arma para dominar as massas usada por católicos e protestantes;
- catequização do novo mundo: escravidão e imposição;
- eurocentrismo: imposição, arrogância e domínio sobre os povos pré-colombianos;
- Mercantilismo como financiador do absolutismo;
- as mudanças sociais e políticas que favoreceram o surgimento do absolutismo;
- peste negra, revoltas populares e guerras, o enfraquecimento da nobreza feudal por perda de mão de obra;
- as características do Estado absolutista;
- A relação dos reis absolutistas com a nobreza, o clero e a burguesia;
- o absolutismo e a formação das monarquias nacionais;
- teóricos do absolutismo;
- absolutismo francês: Versalhes;
- absolutismo ibérico: a Reconquista Cristã e a formação de uma nova nobreza;
- absolutismo inglês: influência religiosa.
8º ano A
Tema
Independência da América espanhola e do Brasil.
Data
14 de agosto.
Observação
- desenvolva os itens propostos para estudo, explorando as ideias que os compõem;
- releia o conteúdo presente na apostila que foi trabalhado em sala de aula;
- as sugestões de conteúdo para estudo presente neste blog não são obrigatórios;
- apresentar a apostila com as atividades das páginas 90, 92, 94, 100, 101, 114, 115, 118 e 119 para ser vistada no dia da avaliação.
Palavras e expressões chaves (contextualizá-las com o período histórico estudado)
liberalismo; fragmentação política; Vice-Reino; Capitanias Gerais; nação autônoma; época dos conquistadores; "encomienda"; "repartimiento"; peninsulares; criollos; mestiços; Doutrina Monroe; federalismo, centralismo; caudilhos; inconfidência; quinto; conjuração; bloqueio continental.
Conteúdo para estudo
- Organização política e social da América espanhola na época da colonização;
- A influência do liberalismo no processo de independência da América espanhola;
- Interesse inglês na independência das colônias espanholas;
- Doutrina Monroe;
- Participação e interesse da elite criolla na independência das colônias hispânicas;
- A manutenção da estrutura econômica colonial após a independência, fator de exclusão e exploração social;
- Fortalecimento dos caudilhos devido a instabilidade política nas novas nações latino-americanas;
- Ausência de uma unidade política na colônia portuguesa na América, fator que influenciou lutas por independência de forma fragmentada;
- Declínio da produção mineradora em Minas Gerais e cobrança do quinto como fatores para um descontentamento da elite mineira: a Inconfidência Mineira;
- Princípio de uma revolta popular: a Conjuração Baiana;
- Bloqueio Continental como influência ao processo de unidade e independência do Brasil.
- Revolução Pernambucana e os ideais liberais;
- O Dia do Fico e o início da independência do Brasil;
- 7 de setembro, uma tentativa de golpe para que tudo permanecesse no lugar.
7 comentários:
Professor você não colocou o que o 6º ano precisa saber no dia da prova!!!
Qual é a data?
Professor você não colocou a matéria de estudo do 7°!
professor voce nao colocou a palavras chaves e as paginas da liçao e a mateia direito.
Datas e conteúdos são informados aos alunos em sala.
Portanto, é de responsabilidade de cada alunos anotar.
O conteúdo aqui postado é apenas uma ajuda para os estudos.
professor vc não vai colocar a matéria da segunda prova?
prof isso é dessa prova? 6 ano
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