quinta-feira, 7 de agosto de 2014

COLÉGIO DOCTUS - Conteúdo para avaliação



6º ano A e B

Tema
Da influência religiosa na política as relações de trabalho nos primeiros grandes impérios.

Data
6º ano A - 14 de agosto.
6º ano B - 15 de agosto.


Observação
- desenvolva os itens propostos para estudo, explorando as ideias que os compõem;
- releia o conteúdo presente na apostila que foi trabalhado em sala de aula;
- as sugestões de conteúdo para estudo presente neste blog não são obrigatórios.


Palavras e expressões chaves (contextualizá-las com o período histórico estudado)
civilização; sociedade; Estado; democracia; política; líder político; líder religioso; hereditário; classe social; Estado teocrático; hierarquia; politeísmo; poder político; poder legislativo; poder executivo; poder judiciário; desigualdade social; código de Hamurábi; Lei do Talião; escriba; endividamento; escravidão por divida; escravidão voluntária; ofício; artesão; urbanização; trabalhador livre.

Conteúdo para estudo
- a relação entre religião e política nas sociedades antigas;
- organização das aldeias (sociedades simples);
- transformação das aldeias em cidades: mudanças políticas e sociais;
- o poder transferido de forma hereditária como causa da formação de uma elite política;
- a burocracia como melhora na organização das cidades;
- distribuição de terras como forma de administração;
- o fim do poder dos sacerdotes em frente ao poder dos líderes militares;
- Egito, união entre poder militar e religioso na figura do faraó;
- estabilidade social nas sociedades antigas;
- trabalho escravo fruto das guerras, dividas e pobreza;
- a relação entre a criação dos impérios e o comércio;
- a função social dos escribas;
- a importância da escrita para os sacerdotes;
- novas formas de trabalhos que surgiram nas cidades.



7º ano A

Tema
Da Reforma Religiosa ao Absolutismo.

Data
7ª A - 19 de agosto.
7ª B - 14 de agosto.

Observação
- desenvolva os itens propostos para estudo, explorando as ideias que os compõem;
- releia o conteúdo presente na apostila que foi trabalhado em sala de aula;
- as sugestões de conteúdo para estudo presente neste blog não são obrigatórios.

- apresentar a apostila com as atividades das páginas para ser vistada no dia da avaliação.

Palavras e expressões chaves (contextualizá-las com o período histórico estudado)
mercantilismo; Reforma religiosa; Contrarreforma; catequização; jesuítas; Companhia de Jesus; juízo final; inquisição; mercantilismo; Luís XIV; absolutismo; monarquia nacional; despotismo; Antigo Regime;  Palácio de Versalhes; nobreza guerreira.

Conteúdo para estudo
- como a Reforma Religiosa influenciou na organização das monarquias europeias?;

- Contrarreforma e suas propostas para frear o avanço protestante;

- Inquisição, uma arma para dominar as massas usada por católicos e protestantes;

- catequização do novo mundo: escravidão e imposição;

- eurocentrismo: imposição, arrogância e domínio sobre os povos pré-colombianos;

-  Mercantilismo como financiador do absolutismo;

- as mudanças sociais e políticas que favoreceram o surgimento do absolutismo;

- peste negra, revoltas populares  e guerras, o enfraquecimento da nobreza feudal por perda de mão de obra;

- as características do Estado absolutista;

- A relação dos reis absolutistas com a nobreza, o clero e a burguesia;

- o absolutismo e a formação das monarquias nacionais;

- teóricos do absolutismo;

- absolutismo francês: Versalhes;

- absolutismo ibérico: a Reconquista Cristã e a formação de uma nova nobreza;

- absolutismo inglês: influência religiosa. 



8º ano A

Tema
Independência da América espanhola e do Brasil.

Data
14 de agosto.

Observação
- desenvolva os itens propostos para estudo, explorando as ideias que os compõem;
- releia o conteúdo presente na apostila que foi trabalhado em sala de aula;
- as sugestões de conteúdo para estudo presente neste blog não são obrigatórios;

- apresentar a apostila com as atividades das páginas 90, 92, 94, 100, 101, 114, 115, 118 e 119 para ser vistada no dia da avaliação.

Palavras e expressões chaves (contextualizá-las com o período histórico estudado)
liberalismo; fragmentação política; Vice-Reino;  Capitanias Gerais; nação autônoma; época dos conquistadores; "encomienda"; "repartimiento"; peninsulares; criollos; mestiços; Doutrina Monroe; federalismo, centralismo; caudilhos; inconfidência; quinto; conjuração; bloqueio continental.

Conteúdo para estudo
- Organização política e social da América espanhola na época da colonização;

- A influência do liberalismo no processo de independência da América espanhola;

-  Interesse inglês na independência das colônias espanholas;

- Doutrina Monroe;

- Participação e interesse da elite criolla na independência das colônias hispânicas;

- A manutenção da estrutura econômica colonial após a independência, fator de exclusão e exploração social;

- Fortalecimento dos caudilhos devido a instabilidade política nas novas nações latino-americanas;

- Ausência de uma unidade política na colônia portuguesa na América, fator que influenciou lutas por independência de forma fragmentada;

-  Declínio da produção mineradora em Minas Gerais e cobrança do quinto como fatores para um descontentamento da elite mineira: a Inconfidência Mineira;

- Princípio de uma revolta popular: a Conjuração Baiana;

- Bloqueio Continental como influência ao processo de unidade e independência do Brasil.

- Revolução Pernambucana e os ideais liberais;

- O Dia do Fico e o início da independência do Brasil;

- 7 de setembro, uma tentativa de golpe para que tudo permanecesse no lugar.


7 comentários:

Anônimo disse...

Professor você não colocou o que o 6º ano precisa saber no dia da prova!!!

Anônimo disse...

Qual é a data?

Anônimo disse...

Professor você não colocou a matéria de estudo do 7°!

Anônimo disse...

professor voce nao colocou a palavras chaves e as paginas da liçao e a mateia direito.

Prof. Fábio José disse...

Datas e conteúdos são informados aos alunos em sala.

Portanto, é de responsabilidade de cada alunos anotar.

O conteúdo aqui postado é apenas uma ajuda para os estudos.

Anônimo disse...

professor vc não vai colocar a matéria da segunda prova?

Anônimo disse...

prof isso é dessa prova? 6 ano