Tema
Data
6º ano A 23 de setembro.
6º ano B 24 de setembro.
Observação
- desenvolva os itens propostos para estudo, explorando as ideias que os compõem;
- releia o conteúdo presente na apostila que foi trabalhado em sala de aula;
- as sugestões de conteúdo para estudo presente neste blog não são obrigatórios;
- apresentar a apostila com as atividades das páginas 8, 19, 20 e 21 para ser vistada no dia da avaliação.
Palavras e expressões chaves (contextualizá-las com o período histórico estudado)
Cidadania; cidadão; direitos; deveres; Antiguidade Clássica; Período Clássico; cidade-Estado; pólis; autonomia; demos; eupátridas; aristocracia; tirania; Mar Mediterrâneo; democracia; dórios; hilotas; Gerúsia; Areópago; Bulé; Eclésia; Sólon; Guerra do Peloponeso.Conteúdo para estudo
- O que é ser cidadão.
- Miscigenação de povos: a formação do grego.
- Ser cidadão nas cidades-Estados da Grécia Antiga.
- Como a monarquia cedeu espaço para a aristocracia.
- Da aristocracia à tirania.
- Da tirania à democracia.
- Militarização: a cultura espartana.
- Atenas: berço da democracia.
- A isonomia e a consolidação da democracia.
- O papel social das mulheres em Atenas.
- Guerra do Peloponeso: o fim da democracia e da autonomia das cidade-Estados.
Filmes e Vídeos
- Grandes civilizações: Grécia Antiga I.
- Grandes Civilizações: Grécia Antiga II.
- Teleaula: Grécia Antiga.
- Helena de Troia.
- Ulisses.
7º ano A e B
Tema
Os reinos negros da África e as primeiras sociedades no Brasil.
Data
7º ano A 23 de setembro.
7º ano B 19 de setembro.
Observação
- desenvolva os itens propostos para estudo, explorando as ideias que os compõem;
- releia o conteúdo presente na apostila que foi trabalhado em sala de aula;
- as sugestões de conteúdo para estudo presente neste blog não são obrigatórios;
- apresentar a apostila com as atividades das páginas 20, 21, 26, 27 e 41 para ser vistada no dia da avaliação.
Palavras e expressões chaves (contextualizá-las com o período histórico estudado)
Reino Negro; África Subsaariana; tráfico negreiro; navio negreiro; etnia; engenho; moagem; colônia; metrópole; pacto colonial; colonização; Capitânia Hereditária; Capitão-Donatário; Governo-Geral; União Ibérica; sociedade mineradora; lavra; Quinto.Conteúdo para estudo
- Como as sociedades africanas são estereotipadas nos dias de hoje.
- África atual: miséria humana e riqueza natural caminham juntas.
- Influência islâmica nos reinos africanos.
- O cristianismo na Etiópia.
- Escravidão na África.
- Os Reinos Negros africanos e os primeiros contatos com a civilização européia.
- Os portugueses e o comércio com a África.
- Tráfico negreiro.
- Mão de obra escrava na América.
- Exploração do pau-brasil: política de extração.
- Colonização do Brasil: garantia de posse.
- Capitânias-hereditárias: da boa intenção ao fracasso.
- Governo-Geral e a unificação administrativa do Brasil.
- Os engenhos como propulsor da colonização.
- Consequências da União Ibérica para o Brasil.
- Presença holandesa: do domínio pacífico aos atritos financeiros.
- Como a atividade mineradora fortaleceu o uso da mão de obra escrava e intensificou a colonização do Brasil.
- Vida escrava na sociedade colonial brasileira.
- Desenvolvimento da pecuária no Brasil.
Vídeos e Filmes
- África: uma história rejeitada.
- Navio Negreiro.
- Escravidão Negra.
- Telecurso: início da colonização portuguesa.
- 500 anos o Brasil - Fausto e a pobreza das minas.
8º ano A
Tema
Independência e consolidação do Brasil.
Data
18 de setembro.
Observação
- desenvolva os itens propostos para estudo, explorando as ideias que os compõem;
- releia o conteúdo presente na apostila que foi trabalhado em sala de aula;
- as sugestões de conteúdo para estudo presente neste blog não são obrigatórios;
- apresentar a apostila com as atividades das páginas 27, 28, 33, 34, 39 e 40 para ser vistada no dia da avaliação.
Palavras e expressões chaves (contextualizá-las com o período histórico estudado)
Três poderes; "Doutrina da Separação dos Poderes" (Montesquieu); Poder Executivo; Poder Judiciário; Poder Legislativo; D. Pedro I; política centralizadora; Constituinte; autonomia; Partido Brasileiro; Partido Português; José Bonifácio; outorgar; Poder Moderador; destituir; Confederação do Equador; Guerra da Cisplatina; período regencial; liberais moderados (grupo político); exaltados (grupo político); restauradores (grupo político); Guarda Nacional; Cabanagem; Balaiada; Cabanada; Levante dos Malês; Sabinada; Farroupilha; campanha da maioridade; D. Pedro II; "boa sociedade"; Guerra da Cisplatina; Guerra do Paraguai; indianismo.
Conteúdo para estudo
- A relação que há entre os três poderes (judiciário, legislativo e executivo);
- O quarto poder no Brasil, mistura entre o liberalismo e o absolutismo.
- Revoltas, guerras, inflação, autoritarismo: as razões da impopularidade de D. Pedro I.
- A sucessão do trono português e a renuncia de D. Pedro I como medida para garantir o império.
- Período Regencial: agravamento dos conflitos políticos e internos.
- Correstes políticas no Brasil: liberais moderados, exaltados e restauradores.
- Maioridade: um ato a fim de apaziguar os conflitos.
- D. Pedro II: todo poder ao novo imperador ou a consolidação do centralismo político.
- Guerra do Paraguai: causa e fortalecimento do exército.
- Símbolos pátrios: uma identidade ao Brasil.
Vídeos e filmes
- Independência ou morte.
- Rebeliões nas províncias brasileiras.
- Impondo a ordem no Império.
- Construindo a civilização.
- Revoltas, guerras, inflação, autoritarismo: as razões da impopularidade de D. Pedro I.
- A sucessão do trono português e a renuncia de D. Pedro I como medida para garantir o império.
- Período Regencial: agravamento dos conflitos políticos e internos.
- Correstes políticas no Brasil: liberais moderados, exaltados e restauradores.
- Maioridade: um ato a fim de apaziguar os conflitos.
- D. Pedro II: todo poder ao novo imperador ou a consolidação do centralismo político.
- Guerra do Paraguai: causa e fortalecimento do exército.
- Símbolos pátrios: uma identidade ao Brasil.
Vídeos e filmes
- Independência ou morte.
- Rebeliões nas províncias brasileiras.
- Impondo a ordem no Império.
- Construindo a civilização.
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