Estudar não é decorar um texto e sim compreender o conteúdo. O aluno deve pesquisar os conceitos pertinentes a matéria estudada e compreender o processo histórico.
6º ano A e B
Conceitos trabalhados no bimestre
Civilização; sociedade; Estado; democracia; política; líder político; líder religioso; hereditário; classe social; Estado teocrático; hierarquia; politeísmo; poder político; poder legislativo; poder executivo; poder judiciário; desigualdade social; código de Hamurábi; Lei do Talião; escriba; endividamento; escravidão por divida; escravidão voluntária; ofício; artesão; urbanização; trabalhador livre; Grécia Antiga; cidade-Estado; Cidadania; cidadão; direitos; deveres; Antiguidade Clássica; Período Clássico; cidade-Estado; pólis; autonomia; demos; eupátridas; aristocracia; tirania; Mar Mediterrâneo; democracia; dórios; hilotas; Gerúsia; Areópago; Bulé; Eclésia; Sólon; Guerra do Peloponeso.
Conteúdo básico para estudo
- organização das aldeias (sociedades simples);
- a burocracia como melhora na organização das cidades;
- o fim do poder dos sacerdotes em frente ao poder dos líderes militares;
- Egito, união entre poder militar e religioso na figura do faraó;
- trabalho escravo fruto das guerras, dividas e pobreza;
- a relação entre a criação dos impérios e o comércio;
- a função social dos escribas;
- a importância da escrita para os sacerdotes;
- novas formas de trabalhos que surgiram nas cidades;
- O que é ser cidadão;
- Miscigenação de povos: a formação do grego;
- Ser cidadão nas cidades-Estados da Grécia Antiga;
- Como a monarquia cedeu espaço para a aristocracia;
- Da aristocracia à tirania;
- Da tirania à democracia;
- Militarização: a cultura espartana;
- Atenas: berço da democracia;
- A isonomia e a consolidação da democracia;
- O papel social das mulheres em Atenas;
- Guerra do Peloponeso: o fim da democracia e da autonomia das cidade-Estados.
- Miscigenação de povos: a formação do grego;
- Ser cidadão nas cidades-Estados da Grécia Antiga;
- Como a monarquia cedeu espaço para a aristocracia;
- Da aristocracia à tirania;
- Da tirania à democracia;
- Militarização: a cultura espartana;
- Atenas: berço da democracia;
- A isonomia e a consolidação da democracia;
- O papel social das mulheres em Atenas;
- Guerra do Peloponeso: o fim da democracia e da autonomia das cidade-Estados.
7º ano A e B
Conceitos trabalhados no bimestre
Mercantilismo; Reforma religiosa; Contrarreforma; catequização; jesuítas; Companhia de Jesus; juízo final; inquisição; mercantilismo; Luís XIV; absolutismo; monarquia nacional; despotismo; Antigo Regime; Palácio de Versalhes; nobreza guerreira; Reino Negro; África Subsaariana; tráfico negreiro; navio negreiro; etnia; engenho; moagem; colônia; metrópole; pacto colonial; colonização; Capitânia Hereditária; Capitão-Donatário; Governo-Geral; União Ibérica; sociedade mineradora; lavra; Quinto.
Conteúdo básico para estudo
- Como a Reforma Religiosa influenciou na organização das monarquias europeias?;
- Contrarreforma e suas propostas para frear o avanço protestante;
- Catequização do novo mundo: escravidão e imposição;
- Eurocentrismo: imposição, arrogância e domínio sobre os povos pré-colombianos;
- Mercantilismo como financiador do absolutismo;
- Peste negra, revoltas populares e guerras, o enfraquecimento da nobreza feudal por perda de mão de obra;
- as características do Estado absolutista;
- A relação dos reis absolutistas com a nobreza, o clero e a burguesia;
- o absolutismo e a formação das monarquias nacionais;
- teóricos do absolutismo;
- absolutismo ibérico: a Reconquista Cristã e a formação de uma nova nobreza;
- absolutismo inglês: influência religiosa.
- Como as sociedades africanas são estereotipadas nos dias de hoje.
- África atual: miséria humana e riqueza natural caminham juntas.
- Influência islâmica nos reinos africanos.
- O cristianismo na Etiópia.
- Escravidão na África.
- Os Reinos Negros africanos e os primeiros contatos com a civilização européia.
- Os portugueses e o comércio com a África.
- Tráfico negreiro.
- Mão de obra escrava na América.
- Exploração do pau-brasil: política de extração.
- Colonização do Brasil: garantia de posse.
- Capitânias-hereditárias: da boa intenção ao fracasso.
- Governo-Geral e a unificação administrativa do Brasil.
- Os engenhos como propulsor da colonização.
- Consequências da União Ibérica para o Brasil.
- Presença holandesa: do domínio pacífico aos atritos financeiros.
- Como a atividade mineradora fortaleceu o uso da mão de obra escrava e intensificou a colonização do Brasil.
- Vida escrava na sociedade colonial brasileira.
- Desenvolvimento da pecuária no Brasil.
- África atual: miséria humana e riqueza natural caminham juntas.
- Influência islâmica nos reinos africanos.
- O cristianismo na Etiópia.
- Escravidão na África.
- Os Reinos Negros africanos e os primeiros contatos com a civilização européia.
- Os portugueses e o comércio com a África.
- Tráfico negreiro.
- Mão de obra escrava na América.
- Exploração do pau-brasil: política de extração.
- Colonização do Brasil: garantia de posse.
- Capitânias-hereditárias: da boa intenção ao fracasso.
- Governo-Geral e a unificação administrativa do Brasil.
- Os engenhos como propulsor da colonização.
- Consequências da União Ibérica para o Brasil.
- Presença holandesa: do domínio pacífico aos atritos financeiros.
- Como a atividade mineradora fortaleceu o uso da mão de obra escrava e intensificou a colonização do Brasil.
- Vida escrava na sociedade colonial brasileira.
- Desenvolvimento da pecuária no Brasil.
8º ano A
Liberalismo; fragmentação política; Vice-Reino; Capitanias Gerais; nação autônoma; época dos conquistadores; "encomienda"; "repartimiento"; peninsulares; criollos; mestiços; Doutrina Monroe; federalismo, centralismo; caudilhos; inconfidência; quinto; conjuração; bloqueio continental; D. Pedro I; Assembléia Constituinte de 1823; Constituição de 1824; Três Poderes; Poder Moderador; outorgar; Confederação do Equador; liberais moderados; exaltados; restauradores; período regencial; campanha da maioridade; D. Pedro II; Partido Conservador; Partido Liberal; "boa sociedade".
Conteúdo básico para estudo
- Organização política e social da América espanhola na época da colonização;
- A influência do liberalismo no processo de independência da América espanhola;
- Participação e interesse da elite criolla na independência das colônias hispânicas;
- A manutenção da estrutura econômica colonial após a independência, fator de exclusão e exploração social;
- Fortalecimento dos caudilhos devido a instabilidade política nas novas nações latino-americanas;
- Declínio da produção mineradora em Minas Gerais e cobrança do quinto como fatores para um descontentamento da elite mineira: a Inconfidência Mineira;
- Princípio de uma revolta popular: a Conjuração Baiana;
- Bloqueio Continental como influência ao processo de unidade e independência do Brasil.
- Revolução Pernambucana e os ideais liberais;
- O Dia do Fico e o início da independência do Brasil;
- 7 de setembro, uma tentativa de golpe para que tudo permanecesse no lugar;
- A relação que há entre os três poderes (judiciário, legislativo e executivo);
- O quarto poder no Brasil, mistura entre o liberalismo e o absolutismo.
- Revoltas, guerras, inflação, autoritarismo: as razões da impopularidade de D. Pedro I.
- A sucessão do trono português e a renuncia de D. Pedro I como medida para garantir o império.
- Período Regencial: agravamento dos conflitos políticos e internos.
- Correstes políticas no Brasil: liberais moderados, exaltados e restauradores.
- Maioridade: um ato a fim de apaziguar os conflitos.
- D. Pedro II: todo poder ao novo imperador ou a consolidação do centralismo político.
- Guerra do Paraguai: causa e fortalecimento do exército.
- Revoltas, guerras, inflação, autoritarismo: as razões da impopularidade de D. Pedro I.
- A sucessão do trono português e a renuncia de D. Pedro I como medida para garantir o império.
- Período Regencial: agravamento dos conflitos políticos e internos.
- Correstes políticas no Brasil: liberais moderados, exaltados e restauradores.
- Maioridade: um ato a fim de apaziguar os conflitos.
- D. Pedro II: todo poder ao novo imperador ou a consolidação do centralismo político.
- Guerra do Paraguai: causa e fortalecimento do exército.
Um comentário:
Professor vc não vai postar o trabalho do 7 ano A??
Vc falou que o trabalho era para sexta mas hoje é quarta e vc n postou ainda!!!!
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