quarta-feira, 1 de outubro de 2014

COLÉGIO DOCTUS - Conteúdo para recuperação do 3º bimestre

Estudar não é decorar um texto e sim compreender o conteúdo. O aluno deve pesquisar os conceitos pertinentes a matéria estudada e compreender o processo histórico.



6º ano A e B

Conceitos trabalhados no bimestre

Civilização; sociedade; Estado; democracia; política; líder político; líder religioso; hereditário; classe social; Estado teocrático; hierarquia; politeísmo; poder político; poder legislativo; poder executivo; poder judiciário; desigualdade social; código de Hamurábi; Lei do Talião; escriba; endividamento; escravidão por divida; escravidão voluntária; ofício; artesão; urbanização; trabalhador livre; Grécia Antiga; cidade-Estado; Cidadania; cidadão; direitos; deveres; Antiguidade Clássica; Período Clássico; cidade-Estado; pólis; autonomia; demos; eupátridas; aristocracia; tirania; Mar Mediterrâneo; democracia; dórios; hilotas; Gerúsia; Areópago; Bulé; Eclésia; Sólon; Guerra do Peloponeso.


Conteúdo básico para estudo

- a relação entre religião e política nas sociedades antigas;

- organização das aldeias (sociedades simples);

- a burocracia como melhora na organização das cidades;

- o fim do poder dos sacerdotes em frente ao poder dos líderes militares;

- Egito, união entre poder militar e religioso na figura do faraó;

- trabalho escravo fruto das guerras, dividas e pobreza;

- a relação entre a criação dos impérios e o comércio;

- a função social dos escribas;

- a importância da escrita para os sacerdotes;

- novas formas de trabalhos que surgiram nas cidades;


- O que é ser cidadão;

- Miscigenação de povos: a formação do grego;

- Ser cidadão  nas cidades-Estados da Grécia Antiga;

- Como a monarquia cedeu espaço para a aristocracia;

- Da  aristocracia à tirania;

- Da tirania à democracia;

Militarização: a cultura espartana;

Atenas: berço da democracia;

- A isonomia e a consolidação da democracia;

- O papel social das mulheres em Atenas;

Guerra do Peloponeso: o fim da democracia e da autonomia das cidade-Estados.



7º ano A e B

Conceitos trabalhados no bimestre

Mercantilismo; Reforma religiosa; Contrarreforma; catequização; jesuítas; Companhia de Jesus; juízo final; inquisição; mercantilismo; Luís XIV; absolutismo; monarquia nacional; despotismo; Antigo Regime;  Palácio de Versalhes; nobreza guerreira; Reino Negro; África Subsaariana; tráfico negreiro; navio negreiro; etnia; engenho; moagem; colônia; metrópole; pacto colonial; colonização; Capitânia Hereditária; Capitão-Donatário; Governo-Geral; União Ibérica; sociedade mineradora; lavra; Quinto.


Conteúdo básico para estudo

- Como a Reforma Religiosa influenciou na organização das monarquias europeias?;

- Contrarreforma e suas propostas para frear o avanço protestante;

- Catequização do novo mundo: escravidão e imposição;

- Eurocentrismo: imposição, arrogância e domínio sobre os povos pré-colombianos;

-  Mercantilismo como financiador do absolutismo;

- Peste negra, revoltas populares e guerras, o enfraquecimento da nobreza feudal por perda de mão de obra;

- as características do Estado absolutista;

- A relação dos reis absolutistas com a nobreza, o clero e a burguesia;

- o absolutismo e a formação das monarquias nacionais;

- teóricos do absolutismo;

- absolutismo ibérico: a Reconquista Cristã e a formação de uma nova nobreza;

- absolutismo inglês: influência religiosa. 

- Como as sociedades africanas são estereotipadas nos dias de hoje.

- África atual: miséria humana e riqueza natural caminham juntas.

- Influência islâmica nos reinos africanos.

- O cristianismo na Etiópia.

- Escravidão na África.

- Os Reinos Negros africanos e os primeiros contatos com a civilização européia.

- Os portugueses e o comércio com a África.

- Tráfico negreiro.

Mão de obra escrava na América.

- Exploração do pau-brasil: política de extração.

Colonização do Brasil: garantia de posse.

Capitânias-hereditárias: da boa intenção ao fracasso.

Governo-Geral e a unificação administrativa do Brasil.

- Os engenhos como propulsor da colonização.

- Consequências da União Ibérica para o Brasil.

Presença holandesa: do domínio pacífico aos atritos financeiros.

- Como a atividade mineradora fortaleceu o uso da mão de obra escrava e intensificou a colonização do Brasil.

- Vida escrava na sociedade colonial brasileira.

Desenvolvimento da pecuária no Brasil.



8º ano A

Liberalismo; fragmentação política; Vice-Reino;  Capitanias Gerais; nação autônoma; época dos conquistadores; "encomienda"; "repartimiento"; peninsulares; criollos; mestiços; Doutrina Monroe; federalismo, centralismo; caudilhos; inconfidência; quinto; conjuração; bloqueio continental; D. Pedro I; Assembléia Constituinte de 1823; Constituição de 1824; Três Poderes; Poder Moderador; outorgar; Confederação do Equador; liberais moderados; exaltados; restauradores; período regencial; campanha da maioridade; D. Pedro II; Partido Conservador; Partido Liberal; "boa sociedade".

Conteúdo básico para estudo

- Organização política e social da América espanhola na época da colonização;

- A influência do liberalismo no processo de independência da América espanhola;


- Participação e interesse da elite criolla na independência das colônias hispânicas;

- A manutenção da estrutura econômica colonial após a independência, fator de exclusão e exploração social;

- Fortalecimento dos caudilhos devido a instabilidade política nas novas nações latino-americanas;

-  Declínio da produção mineradora em Minas Gerais e cobrança do quinto como fatores para um descontentamento da elite mineira: a Inconfidência Mineira;

- Princípio de uma revolta popular: a Conjuração Baiana;

- Bloqueio Continental como influência ao processo de unidade e independência do Brasil.

- Revolução Pernambucana e os ideais liberais;

- O Dia do Fico e o início da independência do Brasil;

- 7 de setembro, uma tentativa de golpe para que tudo permanecesse no lugar;

- A relação que há entre os três poderes (judiciário, legislativo e executivo);

O quarto poder no Brasil, mistura entre o liberalismo e o absolutismo.

- Revoltas, guerras, inflação, autoritarismo: as razões da impopularidade de D. Pedro I.

- A sucessão do trono português e a renuncia de D. Pedro I como medida para garantir o império.

Período Regencial: agravamento dos conflitos políticos e internos.

Correstes políticas no Brasil: liberais moderados, exaltados e restauradores.

Maioridade: um ato a fim de apaziguar os conflitos.

- D. Pedro II: todo poder ao novo imperador ou a consolidação do centralismo político.

Guerra do Paraguai: causa e fortalecimento do exército.

Um comentário:

Anônimo disse...

Professor vc não vai postar o trabalho do 7 ano A??
Vc falou que o trabalho era para sexta mas hoje é quarta e vc n postou ainda!!!!