terça-feira, 7 de outubro de 2014

Consideração sobre a REESCRITA DA PROVA.


Senhores e Senhoras Responsáveis pelos alunos do Ensino Fundamental II do Colégio Doctus (Unidade São Bernardo);


Desde o ano passado, a pedido da Coordenação Pedagógica do colégio, realizo o trabalho de reescrita das provas de História.

Esse trabalho se finda no objetivo de conduzir o aluno a verificar seu erro por meio da correção feita por mim. Assim, ele tem a possibilidade de aprender com seu próprio erro, suprindo sua dúvida, independente se ficou de recuperação ou não.

O critério de dispensar aquele que atingisse nota igual ou superior a 8 (oito) foi criado para ser um estímulo ao bom desempenho, "premiando" aquele que demonstrou o conhecimento ministrado em aula na sua prova. Outro critério empregado é o de que a prova deveria estar assinada pelo responsável. Com isso se conseguia responsabilidade do aluno, além proporcionar uma oportunidade do seu responsável estudar com ele, auxiliando em suas possíveis dúvidas.

Infelizmente, os últimos trabalhos de reescrita foram decepcionantes. Alguns não entregavam e muitos simplesmente copiavam uma resposta pronta da internet. Há casos em que o erro era simples, besta até, bastando uma leve correção. Mas, o que ocorria era que a resposta era totalmente refeita, saindo até do tema da pergunta. Fato que evidência o descaso com o trabalho, por mais importante que fosse. 

Por esse motivo, suspendi o trabalho de reescrita referente as provas do 3º bimestre até reformulá-lo a fim de que possa atingir seu objetivo pedagógico.

Logo, neste 4º bimestre que se inicia o teremos novamente.


Atenciosamente;


Prof. Fábio José de Oliveira

Nenhum comentário: