6º ano A e B
Tema
Roma Antiga
Observação
- O conteúdo para estudo se encontra no Livro de História usado nas aulas;
- Levar dicionário para ser usado no dia da avaliação;
- Desenvolva os itens propostos para estudo, explorando as ideias que os compõem;
- Levar dicionário para ser usado no dia da avaliação;
- Desenvolva os itens propostos para estudo, explorando as ideias que os compõem;
- Releia o conteúdo presente na apostila que foi trabalhado em sala de aula;
- As sugestões de conteúdo para estudo presente neste blog não são obrigatórios.
Palavras e expressões chaves (contextualizá-las com o período histórico estudado)
Rômulo; Remo; Capitolina; Etruscos; italiotas; latim; península itálica; Cartago; Guerras; Púnicas; expansão comercial; Spartacus; Caio Graco; Tibério Graco; reforma agrária; cidadão romano; título de cidadão; senado; patrícios; plebeus; clientes; escravos; cônsul; magistrado; centurião; legião.
Conteúdo para estudo
- Roma: origem mitológica;
- Roma: origem histórica;
- Da monarquia a república;
- Grandes proprietários de gados e latifundiários: os fundadores de Roma;
- O Senado Romano: os patrícios no poder;
- Luta dos plebeus por seus direitos: busca de igualdade com os patrícios na leis;
- O tribuno da Plebe;
- Reforma Agrária: solução para os problemas;
- Spartacus e o problema da escravidão;
- Guerras Púnicas e o início da expansão romana.
Dica de filme e vídeo
7º ano A
Tema
Vida cotidiana e relação de poder na América portuguesa.
Conteúdo para estudo
- O impacto das tecnologias no cotidiano das sociedades;
- As tecnologias da informação como forma de unificar o mundo;
- Características das famílias do período colonial brasileiro;
- Miscigenação das famílias;
- A vida cotidiana das mulheres livres;
- A vida cotidiana dos homens livres;
- O papel da igreja nas vilas e cidades coloniais;
- A "mania de nobreza" da sociedade colonial;
- O papel das Câmaras Municipais na administração do território brasileiro;
- A presença do preconceito na sociedade;
- Os movimentos de resistência na América portuguesa.
8º ano A
Tema
Trabalho e cidadania no brasil colonial.
Observação
Conteúdo para estudo
- Quem era cidadão no Brasil império?
- Direito político X direito civis no Brasil Império;
- Sistema eleitoral indireto, a elite no poder;
- Sesmaria: burocracia que garantia direito a terra aos mais ricos;
- Vale do Paraíba: o café ganha importância na economia brasileira;
- Lei de Terras: bom para quem já tem;
- Café e exportação: a melhoria econômica do Brasil;
- O capital acumulado com o café e o início da industrialização;
- Tarifas Alves Branco: incentivo indireto a industrialização brasileira;
- Mauá: industrialização e o fim do tráfico negreiro.
Dica de vídeos e filmes
Dica de filme e vídeo
7º ano A
Tema
Vida cotidiana e relação de poder na América portuguesa.
Observação
- O conteúdo para estudo se encontra no Livro de História usado nas aulas;
- Levar dicionário para ser usado no dia da avaliação;
- Desenvolva os itens propostos para estudo, explorando as ideias que os compõem;
- Levar dicionário para ser usado no dia da avaliação;
- Desenvolva os itens propostos para estudo, explorando as ideias que os compõem;
- Releia o conteúdo presente na apostila que foi trabalhado em sala de aula;
- As sugestões de conteúdo para estudo presente neste blog não são obrigatórios.
Palavras e expressões chaves (contextualizá-las com o período histórico estudado)
Câmara Municipal (Brasil colônia); "homens bons"; miscigenação; tecnologia; espaço público; espaço privado; sociedade escravista; sociedade patriarcal; irmandade religiosa; capanga; opulência; rústico; elite colonial; Tomé de Souza; Revolta de Beckman; Guerras dos Bárbaros; Qulilombo dos Palmares; Revolta de Filipe dos Santos; Revolta do Xumberga; Guerras dos Mascates; Motim do Maneta; Guerra dos Emboabas.Conteúdo para estudo
- O impacto das tecnologias no cotidiano das sociedades;
- As tecnologias da informação como forma de unificar o mundo;
- Características das famílias do período colonial brasileiro;
- Miscigenação das famílias;
- A vida cotidiana das mulheres livres;
- A vida cotidiana dos homens livres;
- O papel da igreja nas vilas e cidades coloniais;
- A "mania de nobreza" da sociedade colonial;
- O papel das Câmaras Municipais na administração do território brasileiro;
- A presença do preconceito na sociedade;
- Os movimentos de resistência na América portuguesa.
8º ano A
Tema
Trabalho e cidadania no brasil colonial.
Observação
- O conteúdo para estudo se encontra no Livro de História usado nas aulas;
- Levar dicionário para ser usado no dia da avaliação;
- Desenvolva os itens propostos para estudo, explorando as ideias que os compõem;
- Levar dicionário para ser usado no dia da avaliação;
- Desenvolva os itens propostos para estudo, explorando as ideias que os compõem;
- Releia o conteúdo presente na apostila que foi trabalhado em sala de aula;
- As sugestões de conteúdo para estudo presente neste blog não são obrigatórios.
Palavras e expressões chaves (contextualizá-las com o período histórico estudado)
Cidadão; "cidadania de papel"; direito político; sistema eleitoral indireto; sesmaria; Vale do Paraíba; "boa sociedade"; Lei de Terras; tarifas Alves Branco; Visconde Mauá.
Conteúdo para estudo
- Quem era cidadão no Brasil império?
- Direito político X direito civis no Brasil Império;
- Sistema eleitoral indireto, a elite no poder;
- Sesmaria: burocracia que garantia direito a terra aos mais ricos;
- Vale do Paraíba: o café ganha importância na economia brasileira;
- Lei de Terras: bom para quem já tem;
- Café e exportação: a melhoria econômica do Brasil;
- O capital acumulado com o café e o início da industrialização;
- Tarifas Alves Branco: incentivo indireto a industrialização brasileira;
- Mauá: industrialização e o fim do tráfico negreiro.
Dica de vídeos e filmes
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