sábado, 18 de outubro de 2014

Conteúdo para avaliação - 4º bimestre


6º ano A e B

Tema
Roma Antiga

Observação
- O conteúdo para estudo se encontra no Livro de História usado nas aulas;
Levar dicionário para ser usado no dia da avaliação;
- Desenvolva os itens propostos para estudo, explorando as ideias que os compõem;
- Releia o conteúdo presente na apostila que foi trabalhado em sala de aula;
- As sugestões de conteúdo para estudo presente neste blog não são obrigatórios.

Palavras e expressões chaves (contextualizá-las com o período histórico estudado)
Rômulo; Remo; Capitolina; Etruscos; italiotas; latim; península itálica;  Cartago; Guerras; Púnicas; expansão comercial; Spartacus; Caio Graco; Tibério Graco; reforma agrária; cidadão romano; título de cidadão; senado; patrícios; plebeus; clientes; escravos; cônsul; magistrado; centurião; legião.

Conteúdo para estudo

- Roma: origem mitológica;

- Roma: origem histórica;

- Da monarquia a república;

- Grandes proprietários de gados e latifundiários: os fundadores de Roma;

- O Senado Romano: os patrícios no poder;

- Luta dos plebeus por seus direitos: busca de igualdade com os patrícios na leis;

- O tribuno da Plebe;

- Reforma Agrária: solução para os problemas;

- Spartacus e o problema da escravidão;

- Guerras Púnicas e o início da expansão romana.


Dica de filme e vídeo










7º ano A

Tema
Vida cotidiana e relação de poder na América portuguesa.

Observação
- O conteúdo para estudo se encontra no Livro de História usado nas aulas;
- Levar dicionário para ser usado no dia da avaliação;
- Desenvolva os itens propostos para estudo, explorando as ideias que os compõem;
- Releia o conteúdo presente na apostila que foi trabalhado em sala de aula;
- As sugestões de conteúdo para estudo presente neste blog não são obrigatórios.

Palavras e expressões chaves (contextualizá-las com o período histórico estudado)
Câmara Municipal (Brasil colônia); "homens bons"; miscigenação; tecnologia; espaço público; espaço privado; sociedade escravista; sociedade patriarcal; irmandade religiosa; capanga; opulência; rústico; elite colonial; Tomé de Souza; Revolta de Beckman; Guerras dos Bárbaros; Qulilombo dos Palmares; Revolta de Filipe dos Santos; Revolta do Xumberga; Guerras dos Mascates; Motim do Maneta; Guerra dos Emboabas.

Conteúdo para estudo

- O impacto das tecnologias no cotidiano das sociedades;

- As tecnologias da informação como forma de unificar o mundo;

- Características das famílias do período colonial brasileiro;

- Miscigenação das famílias;

- A vida cotidiana das mulheres livres;

- A vida cotidiana dos homens livres;

- O papel da igreja nas vilas e cidades coloniais;

- A "mania de nobreza" da sociedade colonial;

- O papel das Câmaras Municipais na administração do território brasileiro;

- A presença do preconceito na sociedade;

- Os movimentos de resistência na América portuguesa.



8º ano A

Tema
Trabalho e cidadania no brasil colonial.

Observação
- O conteúdo para estudo se encontra no Livro de História usado nas aulas;
Levar dicionário para ser usado no dia da avaliação;
- Desenvolva os itens propostos para estudo, explorando as ideias que os compõem;
- Releia o conteúdo presente na apostila que foi trabalhado em sala de aula;
- As sugestões de conteúdo para estudo presente neste blog não são obrigatórios.

Palavras e expressões chaves (contextualizá-las com o período histórico estudado)
Cidadão; "cidadania de papel"; direito político; sistema eleitoral indireto; sesmaria; Vale do Paraíba; "boa sociedade"; Lei de Terras; tarifas Alves Branco; Visconde Mauá.

Conteúdo para estudo

- Quem era cidadão no Brasil império?

- Direito político X direito civis no Brasil Império;

- Sistema eleitoral indireto, a elite no poder;

- Sesmaria: burocracia que garantia direito a terra aos mais ricos;

- Vale do Paraíba: o café ganha importância na economia brasileira;

- Lei de Terras: bom para quem já tem;

- Café e exportação: a melhoria econômica do Brasil;

- O capital acumulado com o café e o início da industrialização;

- Tarifas Alves Branco: incentivo indireto a industrialização brasileira;

- Mauá: industrialização e o fim do tráfico negreiro.


Dica de vídeos e filmes





Nenhum comentário: