sexta-feira, 13 de fevereiro de 2015

CONTEÚDOS PARA ESTUDO - Provas 1º bimestre


6º ano A e B

Tema

Como garantir a sobrevivência: a experiência das primeiras comunidades humanas.

Data
6º ano A - 4 de março.
6º ano B - 5 de março.

Observação
- desenvolva os itens propostos para estudo, explorando as ideias que os compõem;
- releia o conteúdo presente na apostila que foi trabalhado em sala de aula;
- as sugestões de conteúdo para estudo presente neste blog não são obrigatórios;
- passar para o Caderno de A a Z as palavras que aprendemos durante o estudo do conteúdo trabalhado no bimestre;
- Levar um dicionário no dia da prova.

Algumas palavras e expressões chaves (contextualizá-las com o período histórico estudado).
caçadores; coletores; natureza; cultura; agrupamento humano; sítio arqueológico; técnica; tecnologia; nômade, seminômade; sedentário(sedentarismo); Revolução Agrícola; pecuária; divisão do trabalho; Crescente Fértil; Mesopotâmia; rústico; excedente; comércio; metalurgia; oásis; aldeia; cidade; ofício; templo; poder político; líder espiritual (líder religioso).

Roteiro para estudo
- Como surge a cultura de um povo?

- Fatores que contribuíram para que o ser humano superasse as limitações do seu corpo em relação a natureza: técnica e tecnologia.

- Fatores que contribuíram para que o ser humano se espalhasse para o mundo.

- Descoberta do fogo: mudança na vida do ser humano.


- A relação entre a Revolução Agrícola e o surgimento do comércio.

- Diferenças entre aldeia e cidade.

- Vida na cidade, mudança no mundo do trabalho: de agricultor para artesão.

- Fatores geográficos que contribuíram para o surgimento das cidades.


Vídeos e filmes

- Povoamento da América.

- Pré-História: parte I.


- O Homem Pré-Histórico: Vivendo entre feras - parte I.


- Descoberta do fogo.



Curiosidade
As cidades mais antigas do mundo.

xxxxxxxxxx

7º ano A e B


Tema

Terra, poder e trabalho na Europa Medieval.

Data

7º ano A - 4 de março.
7º ano B - 5 de março.


Observação
- desenvolva os itens propostos para estudo, explorando as ideias que os compõem;
- releia o conteúdo presente na apostila que foi trabalhado em sala de aula;
- as sugestões de conteúdo para estudo presente neste blog não são obrigatórios;
- passar para o Caderno de A a Z as palavras que aprendemos durante o estudo do conteúdo trabalhado no bimestre;
- Levar um dicionário no dia da prova.

Algumas palavras e expressões chaves (contextualizá-las com o período histórico estudado).
Idade Média; medieval; feudo; feudalismo; Senhor Feudal; cavaleiro; obscurantismo; invasões barbaras; dinastia merovíngia; dinastia carolíngia; Clóvis; aristocracia; mordomo do palácio; Carlos Martel; Pepino, o breve; Carlos Magno; Império Islâmico; Império Bizantino; Sacro Império Romano-Germânico; servidão; servo; nobre; vassalo; vassalagem; suserano; Tratado de Verdun; "comitatus"; "commendare"; nobreza; clero; manso senhorio; burgo; burguês; marginalização; cargo eclesiástico; poder temporal; excomunhão.

Roteiro para estudos

- Como surgiu a Idade Média?

- A cultura medieval tem origem na cultura romana e na germânica.


- As características do feudalismo.


- A origem da divisão social medieval.


- A função de cada classe social na Idade Média.


- O poder da Igreja no mundo medieval: influência religiosa na sociedade.


- Diferenças entre um servo e um escravo.


- Os marginalizados da sociedade medieval.


- Origem dos burgos




Vídeos e Filmes

A Megera domada.

Coração de cavaleiro.


- Império Carolíngio e a Idade Média.




xxxxxxxxxx

8º ano A

Tema
A transformação no mundo das ideias políticas.

Data
4 de março.

Observação
- desenvolva os itens propostos para estudo, explorando as ideias que os compõem;
- releia o conteúdo presente na apostila que foi trabalhado em sala de aula;
- as sugestões de conteúdo para estudo presente neste blog não são obrigatórios;
- passar para o Caderno de A a Z as palavras que aprendemos durante o estudo do conteúdo trabalhado no bimestre;
- Levar um dicionário no dia da prova.

Algumas palavras e expressões chaves (contextualizá-las com o período histórico estudado).
direito natural; Estado de Direito; Parlamento Inglês; Magna Carta; puritanos; Revolução Puritana; Ditadura Puritana; Oliver Cromwell; Revolução Gloriosa; Iluminismo; Atos de Navegações; Declaração dos Direitos; Antigo Regime; déspota esclarecido.

Roteiro para estudo
- A diferença entre direito constitucional e direito de fato.

- Direito Natural para Thomas Hobbes.


- Direito Natural para John Locke.


- A diferença entre a ideia de organização política de Hobbes e Locke.


- Conflitos entre o Antigo Regime e o Parlamento na Inglaterra.


- A visão política dos puritanos.


- Revolução Puritana.


- Governo Cromwell: a burguesia se fortalece.


- Jaime II: a tentativa de retorno do absolutismo.


- Revolução Gloriosa e domínio burguês.


- Iluminismo: uma nova forma de ver o mundo.


- Iluminismo: um mundo burguês.


- Déspotas Esclarecidos: conciliando a monarquia e os ideais burgueses. 




Vídeos e Filmes
- A flauta mágica.

- O Iluminismo.


- MONARQUIA INGLESA E REVOLUÇÕES INGLESAS

- Revolução Inglesa.




xxxxxxxxxx


9º ano A

Tema
A Europa e na Primeira Guerra Mundial.

Data
3 de março.

Observação
- desenvolva os itens propostos para estudo, explorando as ideias que os compõem;
- releia o conteúdo presente na apostila que foi trabalhado em sala de aula;
- as sugestões de conteúdo para estudo presente neste blog não são obrigatórios;
- passar para o Caderno de A a Z as palavras que aprendemos durante o estudo do conteúdo trabalhado no bimestre;
- Levar um dicionário no dia da prova.

Algumas palavras e expressões chaves (contextualizá-las com o período histórico estudado).
"Belle Époque"; Exposição Mundial de Paris; modernidade; missão civilizadora do homem branco; imperialismo; corrida armamentista; paz armada; ufanismo; nacionalismo; Revanchismo Francês; pangermanismo; pan-eslavismo; política de alianças; Tríplice Aliança (Primeira Guerra Mundial); Tríplice Entente; guerra das trincheiras; Liga das Nações; Tratado de Versalhes; hegemonia econômica.

Roteiro para estudo
- Belle Époque: fruto da Revolução Industrial.

- Belle Époque: maravilhas exclusivas para a burguesia.


- As disputas comerciais entre as nações europeias ganham contornos políticos: projetos de alianças e unificações.


- Como as políticas de alianças levaram a Europa para a guerra?


- Guerra das Trincheiras: uma nova forma de guerra.


- A tecnologia muda a feição da guerra.


- Revolução Russa e a debandada na guerra.


- Os fatores que levaram o Estados Unidos da América a entrar na guerra.


- Primeira Guerra Mundial: maior liberdade para as mulheres.


- Tratado de Versalhes: a humilhação para os alemães.


- Pós guerra: uma organização mundial.


Vídeos e Filmes

- A invenção de Hugo Cabret. (Belle Époque)

Modigliani Paixão Pela Vida. (Belle Époque)


Gallipoli.


- Carlitos nas trincheiras.


PRIMEIRA GUERRA MUNDIAL Resumo Política de Alianças Tríplice Entente Paz Armada.


- Aula 51 - A Primeira Guerra Mundial.

2 comentários:

Anônimo disse...

Caro professor sou um aluno do 6º ano no dia 13 de feereiro eu fiz a escrita do caderno de indice de A-Z e hoje fui er os ideos e links gostei obrigado TCHAU

Anônimo disse...

Caro professor Fabio, Sou do
6º ano A e adorei seu método de ensino. Sua prova do 1º bimestre foi muito boa, adorei, obrigado e tchau.