6º ano A e B
Tema
Como garantir a sobrevivência: a experiência das primeiras comunidades humanas.
Data
6º ano A - 4 de março.
6º ano B - 5 de março.
Observação
- desenvolva os itens propostos para estudo, explorando as ideias que os compõem;
- releia o conteúdo presente na apostila que foi trabalhado em sala de aula;
- as sugestões de conteúdo para estudo presente neste blog não são obrigatórios;
- passar para o Caderno de A a Z as palavras que aprendemos durante o estudo do conteúdo trabalhado no bimestre;- Levar um dicionário no dia da prova.
Algumas palavras e expressões chaves (contextualizá-las com o período histórico estudado).
caçadores; coletores; natureza; cultura; agrupamento humano; sítio arqueológico; técnica; tecnologia; nômade, seminômade; sedentário(sedentarismo); Revolução Agrícola; pecuária; divisão do trabalho; Crescente Fértil; Mesopotâmia; rústico; excedente; comércio; metalurgia; oásis; aldeia; cidade; ofício; templo; poder político; líder espiritual (líder religioso).
Roteiro para estudo
- Como surge a cultura de um povo?
- Fatores que contribuíram para que o ser humano superasse as limitações do seu corpo em relação a natureza: técnica e tecnologia.
- Fatores que contribuíram para que o ser humano se espalhasse para o mundo.
- Descoberta do fogo: mudança na vida do ser humano.
- Revolução Agrícola: de uma vida nômade ao surgimento das cidades.
- A relação entre a Revolução Agrícola e o surgimento do comércio.
- Diferenças entre aldeia e cidade.
- Vida na cidade, mudança no mundo do trabalho: de agricultor para artesão.
- Fatores geográficos que contribuíram para o surgimento das cidades.
Vídeos e filmes
- Povoamento da América.
- Pré-História: parte I.
- O Homem Pré-Histórico: Vivendo entre feras - parte I.
- Descoberta do fogo.
Curiosidade
As cidades mais antigas do mundo.
7º ano A e B
Tema
Terra, poder e trabalho na Europa Medieval.
Data
7º ano A - 4 de março.
7º ano B - 5 de março.
Vídeos e filmes
- Povoamento da América.
- Pré-História: parte I.
- O Homem Pré-Histórico: Vivendo entre feras - parte I.
- Descoberta do fogo.
Curiosidade
As cidades mais antigas do mundo.
xxxxxxxxxx
7º ano A e B
Tema
Terra, poder e trabalho na Europa Medieval.
Data
7º ano A - 4 de março.
7º ano B - 5 de março.
Observação
- desenvolva os itens propostos para estudo, explorando as ideias que os compõem;
- releia o conteúdo presente na apostila que foi trabalhado em sala de aula;
- as sugestões de conteúdo para estudo presente neste blog não são obrigatórios;
- passar para o Caderno de A a Z as palavras que aprendemos durante o estudo do conteúdo trabalhado no bimestre;
- Levar um dicionário no dia da prova.
- Levar um dicionário no dia da prova.
Algumas palavras e expressões chaves (contextualizá-las com o período histórico estudado).
Idade Média; medieval; feudo; feudalismo; Senhor Feudal; cavaleiro; obscurantismo; invasões barbaras; dinastia merovíngia; dinastia carolíngia; Clóvis; aristocracia; mordomo do palácio; Carlos Martel; Pepino, o breve; Carlos Magno; Império Islâmico; Império Bizantino; Sacro Império Romano-Germânico; servidão; servo; nobre; vassalo; vassalagem; suserano; Tratado de Verdun; "comitatus"; "commendare"; nobreza; clero; manso senhorio; burgo; burguês; marginalização; cargo eclesiástico; poder temporal; excomunhão.
Roteiro para estudos
- Como surgiu a Idade Média?
- A cultura medieval tem origem na cultura romana e na germânica.
- As características do feudalismo.
- A origem da divisão social medieval.
- A função de cada classe social na Idade Média.
- O poder da Igreja no mundo medieval: influência religiosa na sociedade.
- Diferenças entre um servo e um escravo.
- Os marginalizados da sociedade medieval.
- Origem dos burgos.
Vídeos e Filmes
- A Megera domada.
- Coração de cavaleiro.
- Império Carolíngio e a Idade Média.
Tema
Idade Média; medieval; feudo; feudalismo; Senhor Feudal; cavaleiro; obscurantismo; invasões barbaras; dinastia merovíngia; dinastia carolíngia; Clóvis; aristocracia; mordomo do palácio; Carlos Martel; Pepino, o breve; Carlos Magno; Império Islâmico; Império Bizantino; Sacro Império Romano-Germânico; servidão; servo; nobre; vassalo; vassalagem; suserano; Tratado de Verdun; "comitatus"; "commendare"; nobreza; clero; manso senhorio; burgo; burguês; marginalização; cargo eclesiástico; poder temporal; excomunhão.
Roteiro para estudos
- Como surgiu a Idade Média?
- A cultura medieval tem origem na cultura romana e na germânica.
- As características do feudalismo.
- A origem da divisão social medieval.
- A função de cada classe social na Idade Média.
- O poder da Igreja no mundo medieval: influência religiosa na sociedade.
- Diferenças entre um servo e um escravo.
- Os marginalizados da sociedade medieval.
- Origem dos burgos.
Vídeos e Filmes
- A Megera domada.
- Coração de cavaleiro.
- Império Carolíngio e a Idade Média.
xxxxxxxxxx
8º ano A
Tema
A transformação no mundo das ideias políticas.
Data
4 de março.
Observação
- desenvolva os itens propostos para estudo, explorando as ideias que os compõem;
- releia o conteúdo presente na apostila que foi trabalhado em sala de aula;
- as sugestões de conteúdo para estudo presente neste blog não são obrigatórios;
- passar para o Caderno de A a Z as palavras que aprendemos durante o estudo do conteúdo trabalhado no bimestre;
- Levar um dicionário no dia da prova.
- Levar um dicionário no dia da prova.
Algumas palavras e expressões chaves (contextualizá-las com o período histórico estudado).
direito natural; Estado de Direito; Parlamento Inglês; Magna Carta; puritanos; Revolução Puritana; Ditadura Puritana; Oliver Cromwell; Revolução Gloriosa; Iluminismo; Atos de Navegações; Declaração dos Direitos; Antigo Regime; déspota esclarecido.
Roteiro para estudo
- A diferença entre direito constitucional e direito de fato.
- Direito Natural para Thomas Hobbes.
- Direito Natural para John Locke.
- A diferença entre a ideia de organização política de Hobbes e Locke.
- Conflitos entre o Antigo Regime e o Parlamento na Inglaterra.
- A visão política dos puritanos.
- Revolução Puritana.
- Governo Cromwell: a burguesia se fortalece.
- Jaime II: a tentativa de retorno do absolutismo.
- Revolução Gloriosa e domínio burguês.
- Iluminismo: uma nova forma de ver o mundo.
- Iluminismo: um mundo burguês.
- Déspotas Esclarecidos: conciliando a monarquia e os ideais burgueses.
Vídeos e Filmes
- A flauta mágica.
- O Iluminismo.
- MONARQUIA INGLESA E REVOLUÇÕES INGLESAS
Tema
- A diferença entre direito constitucional e direito de fato.
- Direito Natural para Thomas Hobbes.
- Direito Natural para John Locke.
- A diferença entre a ideia de organização política de Hobbes e Locke.
- Conflitos entre o Antigo Regime e o Parlamento na Inglaterra.
- A visão política dos puritanos.
- Revolução Puritana.
- Governo Cromwell: a burguesia se fortalece.
- Jaime II: a tentativa de retorno do absolutismo.
- Revolução Gloriosa e domínio burguês.
- Iluminismo: uma nova forma de ver o mundo.
- Iluminismo: um mundo burguês.
- Déspotas Esclarecidos: conciliando a monarquia e os ideais burgueses.
Vídeos e Filmes
- A flauta mágica.
- O Iluminismo.
- MONARQUIA INGLESA E REVOLUÇÕES INGLESAS
- Revolução Inglesa.
xxxxxxxxxx
9º ano A
Tema
A Europa e na Primeira Guerra Mundial.
Data
3 de março.
Observação
- desenvolva os itens propostos para estudo, explorando as ideias que os compõem;
- releia o conteúdo presente na apostila que foi trabalhado em sala de aula;
- as sugestões de conteúdo para estudo presente neste blog não são obrigatórios;
- passar para o Caderno de A a Z as palavras que aprendemos durante o estudo do conteúdo trabalhado no bimestre;
- Levar um dicionário no dia da prova.
- Levar um dicionário no dia da prova.
Algumas palavras e expressões chaves (contextualizá-las com o período histórico estudado).
"Belle Époque"; Exposição Mundial de Paris; modernidade; missão civilizadora do homem branco; imperialismo; corrida armamentista; paz armada; ufanismo; nacionalismo; Revanchismo Francês; pangermanismo; pan-eslavismo; política de alianças; Tríplice Aliança (Primeira Guerra Mundial); Tríplice Entente; guerra das trincheiras; Liga das Nações; Tratado de Versalhes; hegemonia econômica.
Roteiro para estudo
- Belle Époque: fruto da Revolução Industrial.
- Belle Époque: maravilhas exclusivas para a burguesia.
- As disputas comerciais entre as nações europeias ganham contornos políticos: projetos de alianças e unificações.
- Como as políticas de alianças levaram a Europa para a guerra?
- Guerra das Trincheiras: uma nova forma de guerra.
- A tecnologia muda a feição da guerra.
- Revolução Russa e a debandada na guerra.
- Os fatores que levaram o Estados Unidos da América a entrar na guerra.
- Primeira Guerra Mundial: maior liberdade para as mulheres.
- Tratado de Versalhes: a humilhação para os alemães.
- Pós guerra: uma organização mundial.
Vídeos e Filmes
- A invenção de Hugo Cabret. (Belle Époque)
- Modigliani Paixão Pela Vida. (Belle Époque)
- Gallipoli.
- Carlitos nas trincheiras.
- PRIMEIRA GUERRA MUNDIAL Resumo Política de Alianças Tríplice Entente Paz Armada.
- Aula 51 - A Primeira Guerra Mundial.
- Belle Époque: fruto da Revolução Industrial.
- Belle Époque: maravilhas exclusivas para a burguesia.
- As disputas comerciais entre as nações europeias ganham contornos políticos: projetos de alianças e unificações.
- Como as políticas de alianças levaram a Europa para a guerra?
- Guerra das Trincheiras: uma nova forma de guerra.
- A tecnologia muda a feição da guerra.
- Revolução Russa e a debandada na guerra.
- Os fatores que levaram o Estados Unidos da América a entrar na guerra.
- Primeira Guerra Mundial: maior liberdade para as mulheres.
- Tratado de Versalhes: a humilhação para os alemães.
- Pós guerra: uma organização mundial.
Vídeos e Filmes
- A invenção de Hugo Cabret. (Belle Époque)
- Modigliani Paixão Pela Vida. (Belle Époque)
- Gallipoli.
- Carlitos nas trincheiras.
- PRIMEIRA GUERRA MUNDIAL Resumo Política de Alianças Tríplice Entente Paz Armada.
- Aula 51 - A Primeira Guerra Mundial.
2 comentários:
Caro professor sou um aluno do 6º ano no dia 13 de feereiro eu fiz a escrita do caderno de indice de A-Z e hoje fui er os ideos e links gostei obrigado TCHAU
Caro professor Fabio, Sou do
6º ano A e adorei seu método de ensino. Sua prova do 1º bimestre foi muito boa, adorei, obrigado e tchau.
Postar um comentário