segunda-feira, 13 de abril de 2015

ATIVIDADE - Reescrita

Bimestre

Tema
Reescrita.

Objetivo
Levar o aluno a rever o conteúdo estudado por meio da correção da sua ultima prova. 

Valor
0,00 a 2,00 pontos na somatória.

Data da entrega
- 6º ano A, 7º ano A, 8º ano A: 16 de abril;
- 9º ano A: 14 de abril;
- 6º ano B e 7º ano B: 17 de abril..

Metodologia
- Trabalho individual;
- Escrito a mão;
- Fazer com caneta esferográfica azul ou preta;
- O papel deve ser sulfite ou almaço;
- A prova deve ser devolvida junto com o trabalho.

Observação
- O aluno que atingiu nota igual ou superior a 8,00 está dispensado do trabalho;
- Prova com nota inferior a 6,00 deve estar assinada pelo responsável.

Atividade
- Copiar a questão que errou;
- Escrever a resposta correta;
- Formular uma explicação que justifique a resposta correta.


Exemplo

1 - Leia a tirinha a seguir.

Disponível em: <http://clubdobart.blogspot.com.br/2010_10_01_archive.html>. Acesso em: 05 jan. 2014.

A tirinha mostra que a tecnologia

A)conseguiu proporcionar ao ser humano uma relação de maior proximidade com a natureza, pois ela passa a ser utilizada de forma consciente e responsável.
B)gerou no ser humano uma maior independência com relação às máquinas produzidas por ele, tornando-as cada vez mais dispensáveis para a vida humana.
C)possibilitou ao ser humano utilizar elementos da natureza para produzir ferramentas que o auxiliassem em suas tarefas cotidianas.
D)trouxe apenas benefícios para a humanidade e cada um de seus estágios evolutivos, principalmente no que diz respeito às relações de trabalho.

GABARITO: C

COMENTÁRIO: a tirinha evidencia a relação do homem com a tecnologia no sentido de transformar os elementos da natureza em instrumentos úteis para sua vida.

2 - Leia o texto a seguir.

 O século XI e a primeira metade do XII constituem a fase do desenvolvimento selvagem das cidades. Surge a comunidade dos habitantes, os artesãos se multiplicam. [...] Lembremos, em primeiro lugar, que as cidades permanecem no dominium de um ou vários senhores, conde, duque ou visconde, bispo, arcebispo ou abade, e o rei, imediatamente no domínio monárquico que aumenta consideravelmente durante o período, e em toda parte, em virtude de seu direito eminente. Esses senhores abandonam parte de seus direitos às comunidades urbanas ascendentes, realizam partilhas, acordos, mas conservam seus direitos de alta justiça, a cobrança de certas obrigações e, na teoria ou na prática, a comunidade urbana não pode em muitos casos decidir e agir sem o consentimento deles.

LE GOFF, J. O apogeu da cidade medieval. São Paulo: Martins Fontes, 1992. p. 55. (Fragmento)

O problema vivenciado pelas cidades emergentes da Baixa Idade Média, apresentado pelo autor, se refere

A)à dependência em relação aos senhores feudais, que cobravam uma série de taxas e tributos, dificultando as atividades comerciais.
B)à extensão da servidão, obrigando os trabalhadores urbanos à cumprirem as determinações feudais.
C)à transformação do poder feudal em absolutismo monárquico, que implicava subordinação aos poderes jurídicos.
D)ao impedimento das práticas comerciais por parte na nobreza, que, influenciada pela religiosidade cristã, condenava à usura.

GABARITO: C

COMENTÁRIO: a informação: “o ar da cidade torna o homem livre”, reflete a nova realidade da Europa a partir dos séculos XI e XII, que vivenciava o chamado renascimento urbano e comercial. Isso se deve em grande medida ao crescimento populacional ocorrido em virtude dos avanços nas técnicas agrícolas e, portanto, provocou importantes modificações na dinâmica da sociedade rural. Para aqueles que fugiam dos laços compulsórios da servidão, a vida urbana oferecia muitos atrativos, ou seja, migrar para a cidade trazia consigo a possibilidade de se livrar das obrigações servis. Além disso, o burguês (habitante do burgo ou da cidade) tinha o direito de participação na vida econômica e administrativa das cidades.


3 - Leia o trecho a seguir referente à entrada dos Estados Unidos na Primeira Guerra Mundial.

Teremos meses de cruel provação e sacrifício pela frente. É algo temeroso convocar este povo pacífico para a guerra, para a mais terrível e desastrosa de todas as guerras, que ameaça a própria civilização [...]. Mas o direito é mais precioso do que a paz, e devemos lutar pelo que sempre carregamos no coração – pela democracia, pelo direito daqueles que se submetem a uma autoridade a ter voz em seu próprio governo, pelos direitos e liberdades de pequenas nações. A essa tarefa devemos dedicar nossa vida e nosso destino, tudo que somos e tudo que temos, com o orgulho daqueles que sabem que chegou o dia no qual os Estados Unidos têm o privilégio de derramar seu sangue pelos princípios que os fundaram e que os deram alegria e paz. 

Disponível em: <http://veja.abril.com.br/historia/primeira-grande-guerra-mundial/1917-abril-americanos-guerra/entrada-eua-conflito-tio-sam-woodrow-wilson.shtml>. Acesso em: Acesso em: 19 out. 2013. (Fragmento)


A)Identifique os motivos da entrada dos EUA na Primeira Guerra Mundial.

B)Comente a respeito das mudanças de poder das potências mundiais após o término da Primeira Guerra.


RESPOSTA:

A)Após o enfraquecimento de seus maiores aliados na Europa, como a França e a Inglaterra, com a saída da Rússia do conflito e devido aos prejuízos econômicos que os EUA tiveram com os ataques alemães aos navios comerciais, os políticos norte-americanos mobilizaram forças financeiras e também junto à opinião pública para declarar guerra à Alemanha e entrar de vez no conflito em 1917.  

B) A Europa, enfraquecida, entregou a liderança ao poderoso EUA, acabando com o domínio europeu em relação ao restante do mundo. Aos poucos, a recém-fundada União Soviética aumentava sua influência no Leste Europeu e na Ásia, e os Estados Unidos no restante do mundo. Esse novo panorama marcaria os rumos políticos e econômicos do mundo ao longo do século XX.

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