terça-feira, 9 de junho de 2015

CONTEÚDO PARA A SEMANA DE PROVAS DO 2º BIMESTRE


6º ano A e B

Tema
AS CIDADES-ESTADOS DA MESOPOTÂMIA

Data
12 de junho.

Observação
- desenvolva os itens propostos para estudo, explorando as ideias que os compõem;
- releia o conteúdo presente na apostila que foi trabalhado em sala de aula;
- as sugestões de conteúdo para estudo presente neste blog não são obrigatórios;
- passar para o Caderno de A a Z as palavras que aprendemos durante o estudo do conteúdo trabalhado no bimestre;
- Levar um dicionário no dia da prova.


ATENÇÃO

Cada aluno deve entregar no dia da avaliação um trabalho feito a mão, com nome, número de chamada e série. O trabalho consiste em desenvolver cada item do roteiro de estudo e valerá 2 pontos.




Algumas palavras e expressões chaves (contextualizá-las com o período histórico estudado).
Cidade-estado; civilização suméria; extorsivo; Código de Hamurabi; Sargão I; Estado Teocrático; Estado Burocrático; Estado Despótico; zigurate; ofício.

Roteiro para estudo

- O que é uma cidade-Estado?

- A influência dos rios sobre o desenvolvimento das primeiras cidades da Mesopotâmia;

- Sumérios, a primeira civilização;


- Sargão I, como surgiu o primeiro imperador?;

- As principais características do Império babilônico;

- As principais características do Império Assírio;

- As principais características do Império Neobabilônico;

- Características da religião babilônica;

- A importância da agricultura para as primeiras cidades da Mesopotâmia;

- Como surgiram os escravos?

- A relação entre exército e comércio. 


Dica de Vídeos e Filmes

X-X-X-X-X-X

7º ano A e B

Tema
A TECNOLOGIA A SERVIÇO DA GRANDE EXPANSÃO DO MERCADO: AS GRANDES NAVEGAÇÕES.

Data
12 de junho.

Observação
- desenvolva os itens propostos para estudo, explorando as ideias que os compõem;
- releia o conteúdo presente na apostila que foi trabalhado em sala de aula;
- as sugestões de conteúdo para estudo presente neste blog não são obrigatórios;
- passar para o Caderno de A a Z as palavras que aprendemos durante o estudo do conteúdo trabalhado no bimestre;
- Levar um dicionário no dia da prova.

ATENÇÃO

Cada aluno deve entregar no dia da avaliação um trabalho feito a mão, com nome, número de chamada e série. O trabalho consiste em desenvolver cada item do roteiro de estudo e valerá 2 pontos.



Algumas palavras e expressões chaves (contextualizá-las com o período histórico estudado).
Marco Polo; Jonh Mandeville; Grandes Navegações; Reino do Preste João; pioneirismo; Pero Vaz Caminha; Camões; império mercantil; Revolução de Avis; Cristóvão Colombo; protecionismo; balança comercial favorável; metalismo.

Roteiro para estudo

- A visão do europeu sobre o mundo desconhecido por eles: fantasia e realidade;

- Fatores que fizeram Portugal ser o pioneiro nas Grandes Navegações;

- As tecnologias náuticas que possibilitaram as Grandes Navegações;

- A necessidade comercial como impulsora das Grandes Navegações;

- Reinos Negros da África;

- Chegada de Colombo a América: a disputa pelo Atlântico;

- Mercantilismo, o que é e suas características.



Dica de Vídeos e Filmes




X-X-X-X-X-X

8º ano A

Tema
INDEPENDÊNCIA DA AMÉRICA ESPANHOLA.

Data
12 de junho.

Observação
- desenvolva os itens propostos para estudo, explorando as ideias que os compõem;
- releia o conteúdo presente na apostila que foi trabalhado em sala de aula;
- as sugestões de conteúdo para estudo presente neste blog não são obrigatórios;
- passar para o Caderno de A a Z as palavras que aprendemos durante o estudo do conteúdo trabalhado no bimestre;
- Levar um dicionário no dia da prova.

ATENÇÃO

Cada aluno deve entregar no dia da avaliação um trabalho feito a mão, com nome, número de chamada e série. O trabalho consiste em desenvolver cada item do roteiro de estudo e valerá 2 pontos.



Algumas palavras e expressões chaves (contextualizá-las com o período histórico estudado).
adelantados; ecomienda; repartimiento; Casa de Contratação; Audiências; Vice-Reinos; Capitanias Gerais; criollos; José Bonaparte; Simón Bolivar; José de San Martín; Doutrina Monroe.

Roteiro para estudo

- Processo de colonização da América Espanhola;

- A influência da mineração na colonização espanhola;

- O sistema de Plantation;

- A influência dos criollos na independência;

- Como Napoleão Bonaparte influenciou o processo de independência? 

- E.U.A. e Inglaterra: interesse na independência das colônias espanholas;

- As diferenças nas propostas de Bolívar e San Martín.


Dica de Vídeos e Filmes

X-X-X-X-X-X

9º ano A e B

Tema
TRABALHISMO E POPULISMO NO BRASIL DE VARGAS.

Data
12 de junho.

Observação
- desenvolva os itens propostos para estudo, explorando as ideias que os compõem;
- releia o conteúdo presente na apostila que foi trabalhado em sala de aula;
- as sugestões de conteúdo para estudo presente neste blog não são obrigatórios;
- passar para o Caderno de A a Z as palavras que aprendemos durante o estudo do conteúdo trabalhado no bimestre;
- Levar um dicionário no dia da prova.

ATENÇÃO

Cada aluno deve entregar no dia da avaliação um trabalho feito a mão, com nome, número de chamada e série. O trabalho consiste em desenvolver cada item do roteiro de estudo e valerá 2 pontos.



Algumas palavras e expressões chaves (contextualizá-las com o período histórico estudado).
Era Vargas; República do Café com Leite; Primeira República; oligarquia; Tenentismo; Coluna Prestes; Semana de Arte Moderna de 1922; modernistas; Presidente Washington Luís; Aliança Liberal; Frente Única; Assembléia Constituinte; FEB (Força Expedicionária Brasileira).

Roteiro para estudo

- O início do movimento operário no Brasil: influência dos imigrantes;

- Tenentismo: moralização política por meio das armas;

- Coluna Prestes: uma revolução frustrada;

- Semana de Arte Moderna de 1922: uma nova cultura nacional;

- 1929: uma crise contornada pela política da queima de café;

- Fim do "Café com Leite" e a formação da Aliança Liberal;

- Revolução Constitucionalista de 1932: São Paulo perde a guerra, mas consegue a vitória;

- O trabalhador na Era Vargas: direitos e submissão perante o governo;

- DIP - Departamento de Imprensa e Propaganda: controle da informação e culta a personalidade;

- E a cobra fumou: fatores que levaram o Brasil a ingressar na Segunda Guerra Mundial e suas consequências para a Era Vargas.


Dica de Vídeos e Filmes

- Novo Telecurso - Era Vargas (parte 1);

- Novo Telecurso - Era Vargas (parte 2).

2 comentários:

Anônimo disse...

Querido Fábio achei este trabalho muito bom para o estudo obrigado

Anônimo disse...

Eu também achei uma maneira boa de estudo