Tema
AS CIDADES-ESTADOS DA MESOPOTÂMIA
Data
12 de junho.
Observação
- desenvolva os itens propostos para estudo, explorando as ideias que os compõem;
- releia o conteúdo presente na apostila que foi trabalhado em sala de aula;
- as sugestões de conteúdo para estudo presente neste blog não são obrigatórios;
- passar para o Caderno de A a Z as palavras que aprendemos durante o estudo do conteúdo trabalhado no bimestre;- Levar um dicionário no dia da prova.
ATENÇÃO
Cada aluno deve entregar no dia da avaliação um trabalho feito a mão, com nome, número de chamada e série. O trabalho consiste em desenvolver cada item do roteiro de estudo e valerá 2 pontos.
Algumas palavras e expressões chaves (contextualizá-las com o período histórico estudado).
Cidade-estado; civilização suméria; extorsivo; Código de Hamurabi; Sargão I; Estado Teocrático; Estado Burocrático; Estado Despótico; zigurate; ofício.
Roteiro para estudo
- O que é uma cidade-Estado?
- A influência dos rios sobre o desenvolvimento das primeiras cidades da Mesopotâmia;
- Sumérios, a primeira civilização;
- Sargão I, como surgiu o primeiro imperador?;
- As principais características do Império babilônico;
- As principais características do Império Assírio;
- As principais características do Império Neobabilônico;
- Características da religião babilônica;
- A importância da agricultura para as primeiras cidades da Mesopotâmia;
- Como surgiram os escravos?
- A relação entre exército e comércio.
Dica de Vídeos e Filmes
X-X-X-X-X-X
7º ano A e B
Tema
A TECNOLOGIA A SERVIÇO DA GRANDE EXPANSÃO DO MERCADO: AS GRANDES NAVEGAÇÕES.
Data
12 de junho.
Observação
- desenvolva os itens propostos para estudo, explorando as ideias que os compõem;
- releia o conteúdo presente na apostila que foi trabalhado em sala de aula;
- as sugestões de conteúdo para estudo presente neste blog não são obrigatórios;
- passar para o Caderno de A a Z as palavras que aprendemos durante o estudo do conteúdo trabalhado no bimestre;
- Levar um dicionário no dia da prova.
- Levar um dicionário no dia da prova.
ATENÇÃO
Cada aluno deve entregar no dia da avaliação um trabalho feito a mão, com nome, número de chamada e série. O trabalho consiste em desenvolver cada item do roteiro de estudo e valerá 2 pontos.
Algumas palavras e expressões chaves (contextualizá-las com o período histórico estudado).
Marco Polo; Jonh Mandeville; Grandes Navegações; Reino do Preste João; pioneirismo; Pero Vaz Caminha; Camões; império mercantil; Revolução de Avis; Cristóvão Colombo; protecionismo; balança comercial favorável; metalismo.
Roteiro para estudo
- A visão do europeu sobre o mundo desconhecido por eles: fantasia e realidade;
- Fatores que fizeram Portugal ser o pioneiro nas Grandes Navegações;
- As tecnologias náuticas que possibilitaram as Grandes Navegações;
- A necessidade comercial como impulsora das Grandes Navegações;
- Reinos Negros da África;
- Chegada de Colombo a América: a disputa pelo Atlântico;
- Mercantilismo, o que é e suas características.
8º ano A
Cada aluno deve entregar no dia da avaliação um trabalho feito a mão, com nome, número de chamada e série. O trabalho consiste em desenvolver cada item do roteiro de estudo e valerá 2 pontos.
Cada aluno deve entregar no dia da avaliação um trabalho feito a mão, com nome, número de chamada e série. O trabalho consiste em desenvolver cada item do roteiro de estudo e valerá 2 pontos.
8º ano A
Tema
INDEPENDÊNCIA DA AMÉRICA ESPANHOLA.
Data
12 de junho.
Observação
- desenvolva os itens propostos para estudo, explorando as ideias que os compõem;
- releia o conteúdo presente na apostila que foi trabalhado em sala de aula;
- as sugestões de conteúdo para estudo presente neste blog não são obrigatórios;
- passar para o Caderno de A a Z as palavras que aprendemos durante o estudo do conteúdo trabalhado no bimestre;
- Levar um dicionário no dia da prova.
- Levar um dicionário no dia da prova.
ATENÇÃO
Cada aluno deve entregar no dia da avaliação um trabalho feito a mão, com nome, número de chamada e série. O trabalho consiste em desenvolver cada item do roteiro de estudo e valerá 2 pontos.
Algumas palavras e expressões chaves (contextualizá-las com o período histórico estudado).
adelantados; ecomienda; repartimiento; Casa de Contratação; Audiências; Vice-Reinos; Capitanias Gerais; criollos; José Bonaparte; Simón Bolivar; José de San Martín; Doutrina Monroe.
Roteiro para estudo
- Processo de colonização da América Espanhola;
- A influência dos criollos na independência;
- Como Napoleão Bonaparte influenciou o processo de independência?
- A influência da mineração na colonização espanhola;
- O sistema de Plantation;
- Como Napoleão Bonaparte influenciou o processo de independência?
- E.U.A. e Inglaterra: interesse na independência das colônias espanholas;
- As diferenças nas propostas de Bolívar e San Martín.
Dica de Vídeos e Filmes
X-X-X-X-X-X
9º ano A e B
Tema
TRABALHISMO E POPULISMO NO BRASIL DE VARGAS.
Data
12 de junho.
Observação
- desenvolva os itens propostos para estudo, explorando as ideias que os compõem;
- releia o conteúdo presente na apostila que foi trabalhado em sala de aula;
- as sugestões de conteúdo para estudo presente neste blog não são obrigatórios;
- passar para o Caderno de A a Z as palavras que aprendemos durante o estudo do conteúdo trabalhado no bimestre;
- Levar um dicionário no dia da prova.
- Levar um dicionário no dia da prova.
ATENÇÃO
Cada aluno deve entregar no dia da avaliação um trabalho feito a mão, com nome, número de chamada e série. O trabalho consiste em desenvolver cada item do roteiro de estudo e valerá 2 pontos.
Algumas palavras e expressões chaves (contextualizá-las com o período histórico estudado).
Era Vargas; República do Café com Leite; Primeira República; oligarquia; Tenentismo; Coluna Prestes; Semana de Arte Moderna de 1922; modernistas; Presidente Washington Luís; Aliança Liberal; Frente Única; Assembléia Constituinte; FEB (Força Expedicionária Brasileira).
Roteiro para estudo
- O início do movimento operário no Brasil: influência dos imigrantes;
- Tenentismo: moralização política por meio das armas;
- Coluna Prestes: uma revolução frustrada;
- Semana de Arte Moderna de 1922: uma nova cultura nacional;
- 1929: uma crise contornada pela política da queima de café;
- Fim do "Café com Leite" e a formação da Aliança Liberal;
- Revolução Constitucionalista de 1932: São Paulo perde a guerra, mas consegue a vitória;
- O trabalhador na Era Vargas: direitos e submissão perante o governo;
- DIP - Departamento de Imprensa e Propaganda: controle da informação e culta a personalidade;
- E a cobra fumou: fatores que levaram o Brasil a ingressar na Segunda Guerra Mundial e suas consequências para a Era Vargas.
- Tenentismo: moralização política por meio das armas;
- Coluna Prestes: uma revolução frustrada;
- Semana de Arte Moderna de 1922: uma nova cultura nacional;
- 1929: uma crise contornada pela política da queima de café;
- Fim do "Café com Leite" e a formação da Aliança Liberal;
- Revolução Constitucionalista de 1932: São Paulo perde a guerra, mas consegue a vitória;
- O trabalhador na Era Vargas: direitos e submissão perante o governo;
- DIP - Departamento de Imprensa e Propaganda: controle da informação e culta a personalidade;
- E a cobra fumou: fatores que levaram o Brasil a ingressar na Segunda Guerra Mundial e suas consequências para a Era Vargas.
Dica de Vídeos e Filmes
- Novo Telecurso - Era Vargas (parte 1);
- Novo Telecurso - Era Vargas (parte 2).
- Novo Telecurso - Era Vargas (parte 1);
- Novo Telecurso - Era Vargas (parte 2).
2 comentários:
Querido Fábio achei este trabalho muito bom para o estudo obrigado
Eu também achei uma maneira boa de estudo
Postar um comentário