sexta-feira, 4 de novembro de 2016

LEITURA & INTERPRETAÇÃO


Elaborei este passo a passo para ajudar os meu alunos na leitura e interpretação de textos dos mais variados gêneros.

1 – Fazer uma leitura prévia.
Uma primeira leitura ajuda o nosso celebro a assimilar as informações, preparando-o para o assunto tratado.

2 – Em uma segunda leitura, procurar o significado das palavras desconhecidas.
Na segunda leitura prestamos mais atenção ao texto. Mas é preciso conhecer as palavras, saber o que significam para realmente compreendermos o texto. Daí devemos contar com o apoio de um bom dicionário ou uma pesquisa no Google.

Exemplo:

Suponha-se que temos 10 pilhas de moedas (1). Uma das pilhas é inteiramente formada de moedas falsas, mas não sabemos qual é essa pilha. Sabemos apenas que as moedas falsas pesam uma grama (2) a menos que as genuínas (3). Qual o menor número de pesagens necessárias para determinar a pilha de moedas falsas?

(1) Moedas empilhadas, uma moeda em cima da outra; (2) unidade de medida; (3) verdadeiras.

3 – Observar os verbos.
Verbo é o grupo de palavras que pode indicar, entre outros, ação (correr), estado (ficar), fenômeno (chover), ocorrência (nascer), desejo (querer). São importantes na compreensão de um texto, pois ele no indica quem ou o que fez no texto e o que foi feito.

Exemplo:

Suponha-se (1) que temos (2) 10 pilhas de moedas. Uma das pilhas é (3) inteiramente formada (4) de moedas falsas, mas não sabemos (5) qual é (6) essa pilha. Sabemos (7) apenas que as moedas falsas pesam (8) uma grama a menos que as genuínas. Qual o menor número de pesagens (9) necessárias (10) para determinar (11) a pilha de moedas falsas?

(1)   “suponha-se”, verbo supor.
- Quem supôs? Nós supomos;
- O que supomos? Que temos 10 pilhas de moedas.

(2)   “temos”, verbo ter.
- Quem tem? Nós temos;
- O que temos? 10 pilhas de moedas.

(3)   “é”, verbo ser.
- O que é? Uma das pilhas;
- O que ela é? Formada por moedas falsas.

(4)   “formada”, verbo formar.
- O que forma? Uma das pilhas de moedas.
- O que essa pilha forma? Uma pilha de moedas falsas.

(5)   “sabemos”, verbo saber.
- Quem sabe? Nós sabemos.
- O que sabemos? Que não sabemos qual é a pilha de moedas falsas.

(6)   “é”, verbo ser.
- O que é? A pilha de moedas.
- O que ela é? De moedas falsas.

(7)   “sabemos”, verbo saber.
- Quem sabe? Nós sabemos.
- O que sabemos? Que as moedas falsas pesam uma grama a menos que as verdadeiras.

(8)   “pesam”, verbo pesar.
- O que pesa? As moedas falsas.
- O que elas pesam? Uma grama a menos que as moedas verdadeiras.

(9)   “pesagens”, verbo pesar.
- O que pesa? As pilhas de moedas.
- O que pesar? Todas as pilhas de moedas.

(10)    “necessárias”, verbo necessitar.
- O que é necessário? Pesar as pilhas de moedas.
- Por que é necessário? Para saber qual das pilhas é de moedas falsas.

(11)    “determinar”, verbo determinar.
- O que determina? Qual das pilhas é de moedas falsas.
- Como determinar? Pesando as pilhas de moedas.


4 – Por meio dos verbos, descobrir quem ou o que é o personagem principal.

O personagem principal NÃO precisa ser uma pessoa, pode ser um animal, um objeto ou um acontecimento (chuva; colonização; reprodução etc.). Ele é quem movimenta toda a história do texto, o responsável por tudo.

Exemplo:

Suponha-se que temos 10 pilhas de moedas. Uma das pilhas é inteiramente formada de moedas falsas, mas não sabemos qual é essa pilha (de moedas). Sabemos apenas que as moedas falsas pesam uma grama a menos que as genuínas. Qual o menor número de pesagens necessárias para determinar a pilha de moedas falsas?

Podemos observar que a história gira em torno das 10 pilhas de moedas. Mais especificamente em torno de uma pilha de moedas falsas.

5 – Descobrindo o personagem principal, ver o que ele fez.

Exemplo:

Suponha-se que temos 10 pilhas de moedas. Uma das pilhas é inteiramente formada de moedas falsas, mas não sabemos qual é essa pilha. Sabemos apenas que as moedas falsas pesam uma grama a menos que as genuínas. Qual o menor número de pesagens necessárias para determinar a pilha de moedas falsas?


No caso, há uma pilha de moedas falsas e o texto quer saber quantas pilhas pesar até descobrir qual é esta falsa.

Prof. Fábio José de Oliveira

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