segunda-feira, 7 de novembro de 2016

COMO ESTUDAR!


Estudar é assimilar o conhecimento, compreendê-lo.
Para estudar sozinho é preciso ter disciplina consigo mesmo e por isto busco aqui passar algumas dicas que podem ser uteis!
·         Agendar de uma a duas horas por dia, de segunda a sexta-feira, para estudar.
Ter um horário fixo faz com que o estudo se torne uma rotina.
A não inclusão do fim de semana é em razão de que todos nós precisamos de distração, um descanso para ficarmos dispostos a aprender.
Porém, quando há prova agendada para a segunda-feira ou o aluno apresenta muita dificuldade ou mesmo se está com baixo desempenho, ele deve se dedicar mais aos estudos, o que inclui o final de semana.
·         Sempre disponibilizar o mesmo horário para estudo, sem alternância de acordo com o dia.
Assuma o horário de estudo como um compromisso sério, não o desmarque para fazer outra atividade. Manter sempre o mesmo horário evita que ele seja postergado e também o torna um compromisso.
·         Evitar estudar no quarto ou em lugar que ofereça distrações.
O ambiente exerce influência nos estudos. Nosso quarto, por exemplo, transmite uma ideia de relaxamento, logo, não é um lugar para estudar, pois precisamos de concentração. A sala pode ser um bom local, desde que a TV esteja desligada, e não se esqueça de desligar o celular e ficar longe do computador para evitar distrações.
·         A postura influência na disposição para estudar.
Uma postura muito relaxada, como deitado, faz com que a mente pense que você está a descansar, logo, ela também relaxa, dificultando a concentração. O preferível é se sentar junto a uma mesa com uma postura reta em uma cadeira.
·         Reservar um tempo do seu dia para ler devagar
Recomenda-se separar entre 30 e 45 minutos diários para ler. Assim é possível fazer uma leitura linear, que é a maneira como nosso cérebro lia antes da internet, aproveitando a vantagem de detalhes sensoriais.
A capacidade de ler longas sequências é perdida se não a usamos, separando esse tempo para leitura, o cérebro recupera a capacidade de realizar a leitura linear. E esse é só um dos muitos benefícios da leitura, que além de exercitar o cérebro traz conhecimento, reduz o estresse e melhora a concentração.
·         Fazer as lições de casa assim que são passadas e não na data de entrega, assim haverá tempo para fazê-las bem.
É tentador postergar as atividades, mas nada recomendável. Primeiro a obrigação e depois a distração, o relaxamento. Até pelo fato de que é possível que venha a ter dificuldade e resolve-las, aí não haverá tempo para tirar dúvidas ou mesmo fazer caprichado.
·         Quando não houver atividade para ser feita, ler os conteúdos das aulas que terá no dia seguinte.
Lembre-se que o horário estabelecido para o estudo deve ser sempre seguido para manter a rotina. Além disso, ler o conteúdo que será estudado em sala de aula é um item que deve ser obrigatório, pois ajuda a melhor compreender quando o professor o expor.
·         Pesquisar as palavras que não conhece.
Não saber o significado de uma palavra pode impedir a compreensão de todo um texto. Faça uso de um bom dicionário ou vá procurar o significado no Google.
·         Fazer paráfrases.
A paráfrase é uma explicação ou uma nova apresentação do texto, onde são seguidas as ideias do texto sem copiá-lo, para isso é necessária a compreensão do mesmo, esse um ótimo exercício de interpretação de texto.
Existem vários tipos de paráfrases, mas, para o vestibulando, recomenda-se o estudo das seguintes:
- Paráfrase-Resumo: sublinhe as ideias principais, depois identifique as palavras-chave e faça um resumo. Resumir é escrever com as suas palavras as ideias principais do texto.
- Paráfrase-Resenha: além de resumir, você deve dar suas opiniões sobre o texto e justificá-las.
- Paráfrase-Esquema: texto esquematizado em tópicos ou pequenas frases com as ideias principais do texto lido.
·         Evitar grifar exageradamente o livro didático, pois pode atrapalhar nos estudos.
Grifar uma informação importante é bom para lembrar da ideia principal de um texto, mas fazer uso disto exageradamente apenas confundirá em saber diferenciar o que é importante com o que é apenas um detalhe, por exemplo.
·         Anotar as dúvidas para tira-las com o professor durante as aulas.
Não confie na sua memória, anote as dúvidas que tiver para poder sana-las com o professor durante a aula ou pesquisar posteriormente.
·         Durante a explicação do professor, fazer anotações sobre o que aprendeu.
Mais uma vez a dica é não confiar na memória, anote o que entendeu. Você pode anotar diretamente no livro didático, ao lado do conteúdo que o professor está a explicar, assim fica mais fácil lembrar na hora de estudar.
·         Organizar as anotações.
Ao fazer anotações, colocar em tópicos, numerar, colocar em sequência, grifar palavras importantes.
·         Ficar atento aos gestos e entonações do professor.
Apontar para uma figura ou texto ou gesticular de forma a chamar atenção, significa que o que está a ser dito é importante, assim como quando o professor dá ênfase ao dizer algo. É preciso ficar bem atento quando é dito “prestem atenção”, “vejam bem”, “lembrem-se”, pois, o que vem depois provavelmente é muito importante.
·         Atenção com a correção das atividades, você pode usá-las para estudar.
Fazer as atividades propostas pelo professor não significa missão cumprida, afinal, podem conter erros. Sempre as corrijas, anote o certo para poder usá-las depois nos estudos.

Prof. Fábio José de Oliveira

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