sexta-feira, 13 de abril de 2018

Bate papo sobre o ProFIS


Em mais um episódio do projeto sobre ORIENTAÇÃO VOCACIONAL, nossos ex-alunos Heberson e Vivian, hoje estudantes do ProFIS, estiveram na E.E. Prof. Carlos Alberto Galhiego para uma bate papo com os estudantes sobre o programa da UNICAMP.

Contaram um pouco sobre o dia a dia e o quanto gratificante é fazer parte do ProFIS. Um grande estímulo para nossos estudantes.

Palestra sobre Arte Cênica

Palestra com o ator, diretor, produtor e professor Eddie Janssen na E.E. Prof. Carlos Alberto Galhiego.

Dentro do Projeto ORIENTAÇÃO VOCACIONAL, o Prof. Eddie expôs sobre a carreira de ator para os alunos. Com ele os estudantes puderam conhecer melhor sobre essa profissão e todos os trabalhos que a envolvem.

Um sucesso!

Projeto: orientação vocacional



Eu e o Prof. Alex Bresciani desenvolvemos um projeto com nossos alunos da 3º série do Ensino Médio da E.E. Prof. Carlos Alberto Galhiego (Campinas-SP) sobre formação profissional.

Nosso projeto constitui em despertar nos alunos concluintes um olhar mais amplo sobre o seu futuro, demonstrado as possibilidades de formação continuada após a escola a fim de se realizarem profissionalmente.

Num primeiro momento foi feito um histórico educacional, destacando o significado de cada etapa escolar deles. Assim puderam entender a importância da atuação profissional de todos os seus professores na sua formação humana, social e cognitiva até o presente momento.

Depois apontamos as possibilidades de continuidade nos estudos, valorizando tanto a formação técnica como superior.

Em nosso projeto, os estudantes têm a oportunidade de conhecer as diferenças entre a formação técnica e a superior, assim como as vantagens de cada uma. Conhecem as modalidades de formação, o que é pós-graduação, as políticas de acesso às universidades públicas e as bolsas disponíveis para o ingresso nas particulares.

Uma atenção espacial é dada à dissertação, gênero textual usado em vestibulares e no ENEM (Exame Nacional do Ensino Médio). Paralelo ao que é lecionado na disciplina de Língua Portuguesa, eu, como professor de Filosofia, ensino-os como interpretar um tema, fazer uma reflexão sobre ele, organizar as ideias e como criar e desenvolver argumentos. Com base em experiência de anos anteriores, sei que é uma ajuda muito valiosa, pois muito melhoram sua produção de texto.

Sempre que possível contamos com a ajuda de colaboradores, amigos e ex-alunos formados que se prontificam a bater um papo com os concluintes do Ensino Médio. Contam um pouco sobre a importância que a escola teve na vida deles, o que os levou a escolher a profissão que possuem, qual o caminho que devem trilhar para atuarem como eles, como é o curso que fizeram e tiram dúvidas.

A realização desse projeto conta com o apoio da nossa Equipe Gestora, que é disposta a motivar ações afirmativas para a valorização do ensino, tendo em vista uma escola que atenta as necessidades dos estudantes, contribuindo para uma transformação na vida de cada um.

Prof. Fábio José.

quinta-feira, 12 de abril de 2018

ÊXITO - Inscrição para a isenção da taxa do ENEM 2018 no Galhiego



As inscrições para a isenção da taxa do ENEM 2018 foram feitas com SUCESSO na E.E. Prof. Carlos Alberto Galhiego!

Agradeço os alunos Thaynara Camile Medeiros Alves, Lucas Gabriel Radeli e Victor Hugo de Oliveira Santos pela colaboração em auxiliar os colegas na inscrição.

Este ano o nosso governo federal, em mais um ato que demonstra a sua ignorância com a população mais desprovida de recursos, inovou na inscrição do ENEM 2018, deixando-o mais complicado, simples assim!

O aluno carente deve agora fazer duas inscrições em datas diferentes. Antes fazia uma e pronto, era só esperar a prova. Mas agora deve fazer para ter isenção e depois para a prova. Do contrário terá que arcar com um custo de R$82,00 para validar a inscrição para a prova. Já o aluno da rede particular continuará a fazer apenas uma, pois ele não tem direito ao benefício, afinal tem condições financeiras para bancar os estudos, lhe basta apenas fazer, imprimir o boleto e pagá-lo.

Temos que considerar também que muitos não possuem acesso à internet para a realização da inscrição. Antes que alguém os crucifiquem por possuírem Smartphone com rede social, vale lembrar que o Sr. Mark Zuckerberg liberar o Facebook gratuitamente e que o WhatsApp tem um gasto mínimo do pacote de dados pré-pago. 

Prof. Fábio José

Sobre seres tóxicos em ambientes de trabalho.


Nada consta de minha parte ser contra alguém que é puxa-saco. Não vejo, com meus lindos olhos esverdeados, mal num indivíduo desprovido de capacidade ou mérito querer adquirir vantagens por meio da bajulação. As vezes a criatura até tenha capacidade ou mérito, mas se sente inseguro.

Porém, observo no horizonte um problema, que é quando a bajulação se torna um ataque ao outro. Isso ocorre quando o puxa-saco se sente ameaçado em não aparentar ser bom ao ser comparado ao trabalho de quem realmente é. É nesse contexto que o infeliz se torna maligno, rompe com a ética, se torna um vilão de desenho anima infantil, aquele que vive a planejar o mal.

Ele irá mentir, denunciar qualquer coisa que possa prejudicar seu oponente, criar obstáculos ao trabalho alheio etc., não importando se o outro trabalha bem, não importando o profissionalismo ou se prejudicará a empresa. O que vale é eliminar aquele do qual não se chega aos pés.

Para se evitar o florear desses vilãozinhos caricatos, o lugar de trabalho deve ter pessoas competentes no comando. Lugares cujo os superiores também são incompetentes são férteis para essas ervas daninhas proliferarem. Um líder incompetente se sente inseguro e teme demonstrar que só tem poder pela posição que ocupa. Daí um belo puxa-saco lhe enche o ego, lhe deixa unilobulado diante da realidade, lhe faz sentir ser o que não é.

Prof. Fábio José