quarta-feira, 5 de dezembro de 2018

Vídeo aula sobre Liberalismo e Socialismo

Ideologias burguesas dos séculos XVIII e XIX.


O presente trabalho foi realizado pelos meus alunos do 8º ano do Ensino Fundamental.
Meu objetivo foi o de proporcionar que o aluno conheça e reflita sobre as ideologias que emergiram nos séculos XVIII e XIX afim de compreender suas influências nos dias atuais.

Metodologia
- Trabalho em grupo.
- Montar uma vídeo aula com o tema definido para cada grupo.
- A vídeo aula não deve ultrapassar 10 minutos de duração.
- Tem que constar o nome do Colégio, do Professor Orientador e dos alunos (estes devem ser completos e em ordem alfabética).
Observação: a criatividade fica a cargo de cada grupo.

Introdução
O capitalismo surgiu na Europa Ocidental durante a Baixa Idade Média, principalmente durante e após as Cruzadas, onde ocorreram mudanças no sistema feudal, como a centralização do poder nas mãos do rei (absolutismo) e a ascensão da burguesia. O desenvolvimento do comercio gerou o aumento das cidades, fato que as fez tomar lugar dos feudos como centro social, econômico e político.

A ascensão do comércio fomentou o surgimento da Revolução Industrial e com ela o florar de uma nova classe social: o operariado industrial ou proletariado. Assim, a sociedade se dividiu entre proletários e burgueses industriais (“patrões”).

O êxodo rural provocado pela expansão industrial que atraia milhares de trabalhadores para as cidades em busca de emprego e uma vida melhor ocasionou uma série de transformações sociais. O rápido crescimento urbano ocorreu sem que houvesse preparo, gerando péssimas condições de vida e de trabalho dos operários. Isso influenciou no surgimento de associações, sindicatos e partidos políticos dispostos a lutar por seus direitos e melhorias, afinal, ao passo que a rápida expansão industrial gerava riquezas aos seus proprietários, ela também gerava pobreza aos trabalhadores, pois, estes recebiam baixa renumeração e ficassem presos ao ritmo exaustivo imposto pelos patrões.

Essas transformações possibilitaram o surgimento de novas ideias preocupadas em dar sentido ou teorizar a rápida ascensão do sistema capitalista. Assim, vários pensadores se debruçaram na árdua tarefa de negar, reformar ou legitimar as novas relações de ordem social, econômica e política que ganhavam fôlego em um mundo que passava a ter uma nova roupagem. É nesse ambiente de tensão social que surgem três importantes correntes de pensamento: o Liberalismo, o Socialismo e o Anarquismo.

Temas
               * Adam Smith – o liberalismo nos dias atuais.
Expor o liberalismo nos dias atuais, explicando sua influência na sociedade contemporânea.
            * Thomas Malthus – o pensamento malthusiano e a necessidade de se buscar um equilíbrio ecológico nos dias atuais.
Contemporizar as ideias de Malthus com a preocupação crescente do esgotamento dos recursos naturais do nosso planeta frente ao aumento populacional.
            * David Ricardo – a importância da renda mínima para o trabalhador.
Confrontar a proposta de David Ricardo com o salário mínimo implantado no Brasil, comparando as propostas e a realidade. 
            *Socialismo Científico – socialismo x bolivarianismo (socialismo do século XXI).
Elaborar uma explicação e uma comparação crítica entre as propostas de Marx e Engels com a proposta de Hugo Chaves e seus apoiadores.
            *Socialismo – conquistas dos trabalhadores.
Destacar a importância da influência do pensamento socialista nas organizações sindicais e de diretos civis que garantiram direitos aos trabalhadores ao redor do mundo.
            *Anarquismo – opressão do Estado.
Expor a crítica do anarquismo ao papel do Estado como regulamentador da sociedade, o qual é visto como opressor da liberdade individual.


Eis uma mostra do resultado final
Liberalismo

Socialismo Científico



Thomas Malthus



David Ricardo

Prof. Fábio José de Oliveira
@ProfessorFilo

Nenhum comentário: