quarta-feira, 20 de fevereiro de 2013

COLÉGIO DOCTUS - Atividade para o 6º ano A/B


Essa atividade consiste em elaborarmos uma pesquisa histórica sobre o nosso nome.

Cada aluno deve escrever no comentário desta postagem o seu nome completo, série e elaborar um comentário com os seguintes itens:

- significado do nome;
- por qual motivo recebeu esse nome;
- significado do sobrenome;
- origem do sobrenome.

Vejamos um exemplo:
Prof. Fábio José de Oliveira – 6º ano A/B

O nome Fábio vem do latim e significa fava ou feijão. Ele escolhido por sugestão de meus irmãos que, empolgados com uma novela na qual participava o cantor e ator Fábio Júnior, acharam o nome interessante. Já o José é o nome do meu pai.

Meu sobrenome é Oliveira, ele tem origem portuguesa e é o nome de uma arvore que produz como fruto a oliva ou azeitona.

Data: escrever no blog até as 22h00min do dia 28 de fevereiro de 2013 .

Valor: 2,0 na pontuação geral.

36 comentários:

Prof. Fábio José disse...

Prof. Fábio José de Oliveira – 6º ano A/B

O nome Fábio vem do latim e significa fava ou feijão. Ele escolhido por sugestão de meus irmãos que, empolgados com uma novela na qual participava o cantor e ator Fábio Júnior, acharam o nome interessante. Já o José é o nome do meu pai.

Meu sobrenome é Oliveira, ele tem origem portuguesa e é o nome de uma arvore que produz como fruto a oliva ou azeitona.

Unknown disse...

O nome João é de origem Bíblica e significa “Deus é bondoso”. João Vitor foi o nome escolhido pela minha mãe, pois o achava bonito.
Já o Franco, que é meu sobrenome, é de origem Latina e significa homem livre.

Unknown disse...

Sarah Cioffi Bicudo 6ºano A

O meu nome Sarah foi dado por minha mãe.É um nome de origem hebraico,mas o nome foi escolhido pelo fato que minha mãe não podia ter filhos e acredita que o fato de ter engravidado foi um milagre,como o de Sara mulher que engravidou aos 100 anos de idade.(Bíblia).
O meu sobrenome( cioffi) de origem italiana por parte do meu avô materno e (Bicudo)por parte do meu avô paterno que também é descendente de italiano e alemão.

giovannilucas0@yahoo.com disse...

O meu nome é Giovanni que vem do italiano que significa João. Ele foi escolhido pela minha mãe pois ela achava esse nome muito bonito. O meu segundo nome, Lucas foi escolhido pois é o segundo nome do meu pai. O meu sobrenome Ramos trata-se de apelido de família de proveniência tanto portuguesa como espanhola, pois é de origem religiosa (Domingo de Ramos, o domingo anterior à Páscoa)

Luka Rivelli Amaral disse...

Luka Rivelli Amaral 6º ano B O nome Luka é a versão russa para o nome Lucas, que vem do latim e significa: "luz", "iluminado", "o que traz a luz". Meus pais escolheram este nome tanto pelo significado quanto pela apreciação do nome e também por ser o nome de um dos evangelhistas. Escolheram a grafia com "K" por ser incomum. Meu sobre nome Rivelli é de descendência italiana juntamente com origem judaica representada pela letra dobrada e final "I". Siguinifica "diRivelo", que é uma vila ou pequena cidade na região de Potenza, no sul da Itália, de onde veio parte da minha família. O "Amaral" tem origem portuguesa derivada de "amaro", que vem do latim e significa "amarago".

Carolline Emanuelly disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Unknown disse...

O meu nome é Giovanna . A origem do nome é italiana. Qual o significado do nome é: forma feminina e italiana de João. Meu segundo nome é Luisa , que vem no Latim. Qual o significado é: lutadora .Meus pais ficaram em duvida entre esses dois nomes por isso colocaram os dois . Meu outro sobrenome Araujo vem da família da minha mãe e meu outro sobrenome Ramos vem da família do meu pai

Carolline Emanuelly disse...

Carolline Emanuelly Sanchez de Souza 6ºano A
O meu nome é Carolline e vem da lígua inglesa.Que é derivado de Carla.Aquela que é forte.Ele foi escolhido porque minha mãe sempre o achou bonito.Já o Emanuelly vem do francês no qual significa :variante francesa e feminina de Emano. Sanchez vem do latim e é o sobrenome da minha avó.E o Souza vem do português que é o sobrenome do meu avô.

Unknown disse...

Gabriel victorio Mucio Quadrado - 6º ano A

Gabriel: Tem origem no hebraico e significa "homem forte de Deus", Victorio : vem do Latim e significa “ aquele que vence “, meu nome foi escolhido pela minha, mas ela e o meu pai só decidiram realmente o meu nome quando ela já estava no 7.º mês de gravidez.
Meu primeiro sobrenome Mucio é de origem Italiana, ele vem do latim e significa mudo, meu outro sobrenome Quadrado é de origem Espanhola da cidade de Barcelona, mas não sabemos o seu significado.

Bianca disse...

O nome Bianca é italiano e significa clara e alva o sobrenome Alves Ribeiro é sobrenome do meu pai ele escolheu

Unknown disse...

O nome vittoria significa "aquela que vence".Vittoria foi escolhido pela a minha mae , pois o meu bisa vo se chaava vittorio . E Pietrobon e Federici vem de origem italiana e Vittoria vem de origem latim , Alem bde ter origem italiana sou tambem uma cidadam italiana tenho dupla cidadania .

Unknown disse...

1 bravo como um leão 2 meu pai estava escrevendo varios nomes na barriga de minha mae e quando ele escrreveu leonardo eu me mexi e ficou por isso 3 Possui um lucidez incomum, especialmente no que se refere julgar o mundo e as pessoas. Sempre abre a boca para dizer a coisa certa. O problema é que não vive com os pés chão, e desliga sua atenção com uma rapidez incrível. As vezes isso da a impressão de não estar nem ai para o que acontece a sua volta. Liberdade, é uma coisa muito importante para você e, e por esta razão prefere resolver sozinho seus problemas sem pedir ajuda ou conselhos a quem quer que seja. Não gosta nem de dar nem de receber ordens. E precisa aprender a controlar a teimosia. 4 Origem portuguesa

Unknown disse...

Aluna: Vitória Souza do Nascimento – 6º ano A


O nome Vitória vem do latim e significa literalmente "vitória", como também pode significar "aquela que vence". Ele foi escolhido pelo meu pai, porque ele achava o nome muito bonito. O nome do meio é Souza de origem portuguesa, significa “Souza”, um sobrenome comum nos países de língua portuguesa, é da família da minha mãe.


Meu sobrenome é Nascimento vem do latim e significa uma homenagem ao nascimento do Cristo, é da família do meu pai.

Unknown disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Unknown disse...


A origem do meu nome (Pedro) é: BÍBLICO
O significado do meu nome vem de: "Rochedo","Rocha","Forte
---------------------------
A origem do meu sobrenome (Poli) é:
LATIM
O significado do meu sobrenome vem de:variante latinizada para Polly, junção de Polly e ana.



Unknown disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Unknown disse...

O nome Isabele significa uma maneira francesa de escrever Isabel.Meus pais escolheram este nome pois tem uma sonoridade bonita.Meu sobrenome (Paes)significa PAZ.A origem do meu sobrenome é Portuguesa.
Isabele Paes.

Unknown disse...

Isabela Pegoraro Veras 6ºano A

Significado do nome Isabela: Forma Latinizada de Isabel
Minha irmã escolheu por que ela gostava do significado do nome Isabela
Significado do sobrenome
Pegoraro: Reservada, equilíbrio , confiabilidade , ,perspicácia , espirito analítico.
Veras: verdadeira.
Origem do sobrenome
Pegoraro:Família de origem Italiana, e muitos eram da região de Verona, Itália.
Veras: Espanhol aparentemente, de veras, plural de vera, presumivelmente aplicada como um nome topográfica para uma ribeira morador.

Unknown disse...

Significado do nome Guilherme: Protetor.

Motivo pelo qual eu recebi esse nome:
Porque meu pai assitia uma novela e tinha o ator que chamava Guilherme

Significado do sobrenome Moraes:
Portugues

Origem do sobrenome Moraes:
Bosque das Amoreiras

Margareth disse...

Meu nome é joão Lucas Las Casas Alves 6º ano A
João é de origem hebraica (lohanan),significa "Deus é cheio de graça".É um nome bíblico,foi escolhido pelo meu pai,porque meu avô se chama João.
Lucas tem origem em "habitante de Lucânia",a partir do grego loukás.
Significa iluminado,e também é um nome bíblico,foi escolhido pela minha mãe por achar bonito.
Meu sobrenome Las Casas é de origem espanhola e Alves é português,uma variação de Álvares.

Leticia Lima disse...

Aluna: Letícia Lima Trujillo de Souza 6º ano B

O nome Letícia vem do latim e significa alegria plena. Ele foi escolhido por meus pais, pelo significado do nome. Meu sobrenome é souza, de origem portuguesa, não se sabe ao certo de qual palavra ele se originou, uns acreditam que provem do latim saucia, que significa pedra, já outros dizem que provem de saza, que por sua vez significa seixo, coincidentemente ou não Sousa também é nome de regiões de Portugal, em que estão um rio chamado Sousa, cuja origem é a palavra latina saza, e próximo ao rio há uma povoação chamada Souza, na qual tem sua origem na palavra latina saucia.

larissa disse...

O nome Larissa tem origem grega e significa "cheia de alegria". Meus pais escolheram esse nome porque acharam bonito e gostaram do significado. O sobrenome Ribeiro do latim significa "rio pequeno" e de origem germânica significa famoso.

Unknown disse...

Nome:Lucas Brites 6ºano/B O nome Lucas vem do latim e significa: LUMINOSO, BRILHANTE.Ele foi escolhido por meus pais por ser um nome bonito é ser um nome bíblico. Já meu sobrinome Brites e de origem portuguesa e significa A SENSATA.

Unknown disse...

Giovanni: Versão italiana do nome João.
Vem do original hebraico Iohanan, e quer dizer, "agraciado por Deus".

Eu recebi esse nome por que meu pai, bem antes de eu nascer, estava pesquisando a nossa descendência,quando encontrou no Google o nome Giovanni Monchero, um descendente que mora na Itália, daí quando eu nasci veio a colocar esse nome.
Meu sobrenome Monquero veio do sobrenome “Monchero” devido ao erro de grafia no registro de nascimento de meu bisavô, onde foi mudado de “Ch” por “Q”. Este fato ocorreu, pois o som de “Ch” em Italiano é o mesmo que “Q”.
A origem dos meus descendentes é da cidade de Rosà, região de Vicenza, norte da Itália.

Caian Lobo disse...

Caian Ferrari Simões Lobo

Meu nome é Caian, é de origem Tupi (indígena), que significa "aquele que vive no mato".
Quem escolheu meu nome, foi minha prima que tinha um amigo na sala de aula com este nome, e sugeriu aos meus pais, aceitaram por ser diferente.
Meu sobrenome Ferrari, é de origem latim,que significa "que ferra cavalos", é comum em toda a Itália.
O sobrenome Simões, é de origem hebraica e seu significado vem da variante de Simão, significando aquele que ouve.
O sobrenome Lobo, é de origem Latim lupus (lobo), derivado de uma alcunha. Seu significado é Lobo (literal).

Meu nome tem 3 descendências : Indigena, Italiana e Portuguesa.

Vinicius Cardoso disse...

Vinicius Cardoso/6°ano B/Vinicius é de origem Italiana e vem de Vinicultor.

Vinicius Cardoso disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Henrique disse...

Henrique Rodrigues Vera - 6º ano B, O meu nome Henrique é de origem Teotônio significando "principe poderoso", já o Rodrigues tem origem germânica significando "famoso pela glória" e Vera origina-se do latim e significa "verdadeiro". Recebi esse nome porque meus pais gostariam que eu fosse uma pessoa com um nome forte, poderoso e de vários Reis.

Unknown disse...

Qual a origem do nome Rebeca: BÍBLICO significado do nome Rebeca: PROGENITORA DE JACÓ. Rebeca foi o nome escolhido pelo meu pai pois ele achava bonito origem do nome Caroline: INGLÊS significado do nome Caroline: FORMA INGLESA, DERIVADO DE CARLA. APELIDO PARA CAROLINA. AQUELA QUE É FORTE. foi escolhido pela minha minha mae pois achava bonito e o meu sobrenome Silva:ele tem origem portuguesa e vem de selva

vinicampinas@hotmail.com disse...

Minha avó me deu o nemo vinicius , pois ela achava muito bonito , a origem desse nome é LATIM
o significado é : tem voz agrádavel
o meu sobreno é alcantara origem : Árabe, ele significa PONTE
Esse sobrenome veio da minha avó por parte de pai .

Giovana disse...

O nome Giovana é a forma italiana e feminina de João, significa “Presente de Deus”, “Dádiva de Deus”ou “Deus é bondoso”. Ele foi escolhido por nenhum motivo especial, apenas porque meus pais acharam bonito.
Meu primeiro sobrenome é Souza significa Pombo bravo e é de origem portuguesa.
Meu último sobrenome é Cherácomo tem origem italiana, e o significado eu não achei.

Unknown disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Unknown disse...

Márcio: Vem do nome de família romano Marcius, que deriva do nome próprio Marcus. Este nome é um derivado do nome Marte, o deus romano da guerra, e significa muito provavelmente "dedicado a Marte", ou "guerreiro". Meu sobrenome é Domingues, de origem Portuguesa: Variante do nome pessoal Domingos: Que vem do Latim Nascido no dia de domingo. Este nome foi escolhido pela minha mãe por ser o mesmo nome do meu pai.

Fábioo disse...

O nome Fábio vem do latim Fabius de origem na palavra Fava de origem a palavra fava ou feijão. Eu recebi esse nome por causa de uma pessoa que jogou no corinthians chamada Fábio Augusto. O nome Augusto vem do latil Augustos e significa subline ou sagrado. Sobrenome Gomes tem origem Latim , Gomes significa homem e é o sobrenome do meu pai e da minha mãe

Unknown disse...


Fábio: O nome Fábio Augusto vem do latim Fabius sobrenome romano com origem na palavra faba que significa "fava", ou "feijão". Eu recebi esse nome por causa de uma pessoa que jogou no Corinthians que se chamava Fábio Augusto. Augusto: Vem do latim Augustus e significa "sublime" ou mesmo "sagrado". Gomes: Homem. E Gomes é o sobrenome do meu pai e da minha mãe.

Prof. Fábio José disse...

Ok pessoal, as postagens para essa atividade estão encerradas!