sábado, 1 de novembro de 2014

ATIVIDADE - 8º ano A

Colégio Doctus

Atenção;

Foi entregue uma folha de atividade para os alunos do 8º ano A sobre o livro Germinal.

A obra é trabalhada em literatura pela Prof.ª Jaqueline e, no que se refere ao contexto histórico, por mim.

O aluno pode fazê-la individualmente ou em dupla.

Data de entrega: 6 de novembro.10 de novembro
Valor: de 0,00 a 5,00 pontos


Questões da atividade

Um dos grandes romances do século XIX, expressão máxima do naturalismo literário, Germinal baseia-se em acontecimentos verídicos. Para escrevê-lo, Émile Zola trabalhou como mineiro numa mina de carvão, onde ocorreu uma greve sangrenta que durou dois meses. Atuando como repórter, adotando uma linguagem rápida e crua, Zola pintou a vida política e social da época como nenhum outro escritor. Mostrou, como jamais havia sido feito, que o ambiente social exerce efeitos diretos sobre os laços de família, sobre os vínculos de amizade, sobre as relações entre os apaixonados.

Germinal é o primeiro romance a enfocar a luta de classes no momento de sua eclosão. A história se passa na segunda metade do século XIX, mas os sofrimentos que Zola descreve continuam presentes em nosso tempo. É uma obra em tons escuros. Termina ensolarada, com a esperança de uma nova ordem social para o mundo.

Nela, é expressa a luta de classes, que é a oposição entre as diferentes classes da sociedade. Ela não é apenas um conflito, envolve a economia, a política e a sociedade como um todo. O termo luta de classes foi uma denominação criada pelo filósofo alemão Karl Marx para designar os conflitos que existem entre os membros das classes mais abonadas e os das classes inferiores.

   Marx dividiu a sociedade em proprietários, representados pela burguesia, e trabalhadores, representados pelo proletariado, que eram os únicos trabalhadores. Ele acredita que as luta de classes só acabarão com o fim do capitalismo, e por consequência, o fim da divisão de classes sociais.


1 – Exponham os principais interesses da classe trabalhadora presente na obra Germinal e as expliquem.
2 – Exponham os principais interesses da classe burguesa presente na obra Germinal e as expliquem.
3 – Elaborem uma síntese dos interesses duas classes sociais, superando as diferenças a fim de conciliá-las.

    Desde a redemocratização em 1988, o Brasil já passou por sete eleições presidenciais.

    O pleito de 2014 é histórico por ser o mais acirrado de todos. Nunca antes uma votação para presidente foi tão apertada, com uma diferença mínima. Mas a democracia é a forma de governo em que o povo, por meio da maioria, faz a sua escolha. Assim, cabe a quem perdeu se conformar que sua vontade não exprime a da maioria.
   
    Porém, o eleitor brasileiro demonstra ser imaturo no processo democrático. Pois o que se vê nas redes sociais são protestos que clamam a um golpe de Estado, seja por via da violência seja por via legalista imaginária, uma vez que não há base legal na nossa Constituição para isto. Ser democrático é antes de tudo exercer a cidadania, discutir os problemas que envolvem a sociedade para buscar, no coletivo, uma solução que esteja de acordo com nossas leis, as mesmas que garantem nossos direitos.
   
    Ter a liberdade de se expressar é um direito nosso, mas espalhar o ódio e fazer apologia a violência é extrapolar ele, é criar uma situação que possibilita a barbaridade e a selvageria. E é isso que podemos ver nas redes sociais. Dividiram o Brasil em duas partes: Norte X Sul; ricos X pobres; cultos X incultos etc.. Cada lado pregando que é detentor da verdade, o único capaz de salvar o Brasil. Os mais exacerbados chegam a proclamar a divisão territorial, o separatismo.
    
    A razão disso tudo esta nos mesmos políticos e partidos que defendemos. Eles geraram para o pleito deste ano um factoide, uma ideia que há uma divisão clara na sociedade, na qual somos obrigados a escolher um dos lados. É uma visão maniqueísta da sociedade, a qual não nos permite pensar, discutir, elaborar nossos próprios conceitos. Uma divisão que gera dois lados opostos que passam a se odiar com os animadores que são as personalidades e as pessoas que se acham criticas. Enquanto os primeiros manipulam intencionalmente por saberem que serão beneficiados, os segundos agem de forma manipulada, embora nunca admitam, não por serem falsos, mas por não terem consciência de serem marionetes.

    Cabe agora um questionamento: quando esse ódio constantemente alimento se tornar violência física, a quem devemos culpar? Certamente um lado acusará o outro e seus animadores lavarão as mãos.

4 – Com base na leitura acima, elaborem um comentário comparando a realidade brasileira com a realidade exposta na obra Germinal. Vocês devem destacar a questão do conflito social e apresentar uma solução para a realidade brasileira.

Nenhum comentário: