segunda-feira, 10 de novembro de 2014

CONTEÚDO PARA ESTUDOS - Semana de provas 4ª bimestre


6º ano A e B


Tema

Cultura greco-romana e as três principais religiões do mundo.



Data

6º ano A 18 de novembro.
6º ano B 12 de novembro.

Observação
- desenvolva os itens propostos para estudo, explorando as ideias que os compõem;
- releia o conteúdo presente na apostila que foi trabalhado em sala de aula;
- as sugestões de conteúdo para estudo presente neste blog não são obrigatórios;
- apresentar o Caderno de A a Z com o conteúdo trabalhado no bimestre para ser vistado.


Palavras e expressões chaves (contextualizá-las com o período histórico estudado)
mitologia greco-romana; Ocidente; mundo ocidental; contemporâneo; Antiguidade Clássica; politeísmo; antropomorfismo; Ilíada, Odisseia, Homero; Olimpíadas; herói; humanismo; unidade política; Pólis; Urbs; traçado urbano; funcionalidade; Acrópole; tragédia (gênero teatral); funesto; gladiadores; corrida de biga; Filosofia; Direito; democracia (ateniense); Senado (romano); monoteísmo; judaísmo; cristianismo; islamismo; Oriente Médio; Ur; patriarca; Abraão; Canaã; Israel; Moisés, Êxodo; Dez Mandamentos; centralização política; Templo de Jerusalém; cativeiro da Babilônia; diáspora; cristianismo; Paulo; perseguição aos cristãos; Imperador Constantino; islamismo.

Conteúdo para estudo
- Significado e características da cultura greco-romana;

- A presença e a influência da cultura greco-romana na sociedade contemporânea;

- Características da religião greco-romana;

- A importância dos poemas Ilíada e Odisseia na formação da cultura grega;

- Jogos Olímpicos e religião, a união helênica;

- As semelhanças e as diferenças entre a arquitetura grega e a romana;

- Democracia e a importância do teatro em Atenas;

- Patrícios no poder e a importância do "pão e circo";

- Sofistas X Filósofos em Atenas;

- A importância da Filosofia para a democracia;

- A influência das religiões monoteístas no mundo ocidental;

- Judaísmo: a busca pela "Terra Prometida" como ideal;

- Dez Mandamentos: fator de união e ordem;

- A importância dos profetas no cativeiro da Babilônia;

- Cristianismo, sequência do judaísmo;

- Paulo: fundador do cristianismo;

- Islamismo: da opressão dos cristãos, uma nova religião.


7º ano A e B

Tema
Da Revolução Industrial ao desenvolvimento do capitalismo mundial.

Data
7º ano A  18 de novembro.
7º ano B  12 de novembro.

Observação
- desenvolva os itens propostos para estudo, explorando as ideias que os compõem;
- releia o conteúdo presente na apostila que foi trabalhado em sala de aula;
- as sugestões de conteúdo para estudo presente neste blog não são obrigatórios;
- apresentar o Caderno de A a Z com o conteúdo trabalhado no bimestre para ser vistado.


Palavras e expressões chaves (contextualizá-las com o período histórico estudado)
Revolução Industrial; trabalho manual; trabalho mecanizado; artesanato; manufatura;  maquinofatura; lei do cercamento; industria têxtil; revolução tecnológica; liberalismo econômico; socialismo; sindicato; ludismo; Movimento Cartista; capital; mercado; mercado mundial; Segunda Revolução Industrial; Capitalismo Monopolista; Capitalismo Financeiro; Missão Civilizadora; Imperialismo; matéria prima; mercado consumidor; êxodo rural; expansão demográfica urbana; poluição; Grande Exposição.


Conteúdo para estudo
- Alienação do trabalho do artesão com a Revolução Industrial;

- Fatores que levaram a Inglaterra a ser pioneira na revolução Industrial;

- A vida dura e explorada dos trabalhadores nas primeiras fábricas;

- Trabalho urbano, por pior que fosse, era melhor que o do campo;

- Ludismo: desespero diante do desemprego;

- Movimento Cartista: aceitação da nova realidade de trabalho e tomada de consciência da explorada vida dos trabalhadores em detrimento do enriquecimento da elite industrial;

- Sindicato: o trabalhador aprende a se organizar na luta pelos seus direitos;

- Reação do governo aos sindicatos;

- Socialismo X Liberalismo Econômico;

- Acumulo de capital: desenvolvimento tecnológico;

- Segunda Revolução Industrial: inovação tecnológica e a formação de grandes monopólios;

- Imperialismo: expansão para garantir matéria prima e mercado consumidor;

- Missão Civilizadora: o "modo europeu" de vida é a "salvação" do resto do mundo, ou, como as nações industrializadas da Europa dominaram culturalmente o mundo;

- Crescimento demográfico rápido e as consequências nefastas para a vida urbana dos trabalhadores e pobres;

- Grande Exposição: exibicionismo das grandes potencias industriais.


8º ano A

Tema
Da industrialização brasileira aos modelos de capitalismo adotados na América.

Observação
- desenvolva os itens propostos para estudo, explorando as ideias que os compõem;
- releia o conteúdo presente na apostila que foi trabalhado em sala de aula;
- as sugestões de conteúdo para estudo presente neste blog não são obrigatórios;
- apresentar o Caderno de A a Z com o conteúdo trabalhado no bimestre para ser vistado.

3 comentários:

rafa lopes disse...

E o conteúdo do 8° ano A?

Anônimo disse...

CADÊ O CONTEÚDO DO 8ºANO FABIO?

Anônimo disse...

e o conteúdo do 8°ano.