sexta-feira, 7 de novembro de 2014

ATIVIDADE - 7º ano a e B



Tema
Racismo.

Objetivo
Analisar o racismo presente no conto Pai contra Mãe com o objetivo de entender este fenômeno social para se fazer uma análise crítica da sociedade atual.

Valor
0,00 a 4,00 pontos.

Data de entrega
14 de novembro.

Metodologia
- Trabalho em dupla ou individual;
- Digitado e impresso conforme metodologia indicada.

Observação
Os alunos são livres para decidirem se formaram dupla ou não, além de poderem escolher com quem desejam fazer dupla se for o caso.

Atividade

Leia o texto abaixo.

Clifton Fadiman, intelectual estadunidense, disse que "quando você relê um clássico, você não vê mais no livro do que havia antes; você vê mais em você do que havia antes". Por isso a importância de apreciarmos as grandes obras literárias.

No roll dos autores clássicos brasileiros, poucos foram e são tão estudados, analisados e lidos como Machado de Assis. A extraordinária produção analítica sobre os romances, contos, crônicas e teatro de Machado, além dos livros sobre a vida e a obra do autor, é uma prova de que a leitura crítica da obra machadiana está longe de ser esgotada. Afinal, como dizia Ítalo Calvino, um dos escritores mais importantes do século XX, "um clássico é livro que nunca acaba de dizer o que tem para dizer".

Em "Pai contra Mãe", Machado de Assis expõe a ironia e a crueldade em uma trama sobre um Capitão-do-mato chamado Cândido Neves (Candinho) e a captura de uma escrava fugitiva.

Antes de nos brindar com a trama, o autor expõe a realidade dos negros na sociedade escravista brasileira. 

O negro é retratado como um objeto, uma coisa desprovida de qualquer dignidade humana, uma propriedade. Situação que não se alterou após a Lei Áurea ser sancionada pela Princesa Isabel, regente do Império na época, pois os problemas da escravidão não foram solucionados com este nobre ato. O racismo continuaria como um grilhão a aprisioná-los.

Prof. Fábio José


1 - Descreva o questionamento moral que Machado de Assis apresenta no conto Pai contra Mãe.

2 - Embora o racismo não seja explicito na obra machadiana Pai contra Mãe, este tema aparece de forma velada, apresentado como uma característica normal do cotidiano da época.

Podemos dizer que o racismo ainda é assim na nossa sociedade? Justifique a resposta citando um caso (ocorrido) que fortaleça a sua opinião. 

Nenhum comentário: