6º ano A e B
Tema
As produções artísticas e intelectuais das primeiras comunidades humanas.
Data
6º ano A - 2 de abril.
6º ano B - 2 de abril.
Observação
- desenvolva os itens propostos para estudo, explorando as ideias que os compõem;
- releia o conteúdo presente na apostila que foi trabalhado em sala de aula;
- as sugestões de conteúdo para estudo presente neste blog não são obrigatórios;
- passar para o Caderno de A a Z as palavras que aprendemos durante o estudo do conteúdo trabalhado no bimestre;- Levar um dicionário no dia da prova.
- Levar o caderno de A a Z para ser vistado no dia.
Algumas palavras e expressões chaves (contextualizá-las com o período histórico estudado).
Cultura; cultura material; cultura imaterial; fonte histórica; pintura rupestre; tradição oral; alfabeto; pictograma; ideograma; escriba; deuses; xamã; sacerdote; amuleto; totem; mito; templo; fenômeno natural; calendário.
Roteiro para estudo
- Como as fontes históricas nos ajudam a contar a História?
- Arte rupestre: uma forma de preservar o conhecimento;
- Como a arte rupestre se transformou em escrita?
- Fenômenos naturais, os primeiros deuses;
- A função do xamã nas primeiras comunidades;
- Como surge o totem e o amuleto?
- Como a Revolução Agrícola deu origem aos sacerdotes;
- Como é possível medir o tempo com os calendários?
- Como é possível haver calendários diferentes?
- A origem e o significado do ano 0 (zero);
- Como funciona o Calendário Gregoriano?
- Transformando anos em séculos.
Vídeos e filmes
- Periodização do tempo;
- Rotação e Translação;
- Calendário Juliano e Gregoriano;
- Calendário Gregoriano;
- Fases da Lua.
Curiosidade
7º ano A e B
Tema
Data
7º ano A - 27 de março.
7º ano B - 27 de março.
- Como a arte rupestre se transformou em escrita?
- Fenômenos naturais, os primeiros deuses;
- A função do xamã nas primeiras comunidades;
- Como surge o totem e o amuleto?
- Como a Revolução Agrícola deu origem aos sacerdotes;
- Como é possível medir o tempo com os calendários?
- Como é possível haver calendários diferentes?
- A origem e o significado do ano 0 (zero);
- Como funciona o Calendário Gregoriano?
- Transformando anos em séculos.
Vídeos e filmes
- Rotação e Translação;
- Calendário Juliano e Gregoriano;
- Calendário Gregoriano;
- Fases da Lua.
Curiosidade
xxxxxxxxxx
7º ano A e B
Tema
Data
7º ano A - 27 de março.
7º ano B - 27 de março.
Observação
- desenvolva os itens propostos para estudo, explorando as ideias que os compõem;
- releia o conteúdo presente na apostila que foi trabalhado em sala de aula;
- as sugestões de conteúdo para estudo presente neste blog não são obrigatórios;
- passar para o Caderno de A a Z as palavras que aprendemos durante o estudo do conteúdo trabalhado no bimestre;
- Levar um dicionário no dia da prova.
- Levar o Caderno de A a Z para ser vistado.
- Levar um dicionário no dia da prova.
- Levar o Caderno de A a Z para ser vistado.
Algumas palavras e expressões chaves (contextualizá-las com o período histórico estudado).
Burguesia; feira medieval; Renascimento Comercial; Renascimento Urbano; Cruzadas; Igreja Ortodoxa; manufatura; Guerra dos Cem Anos; Peste Negra; corporação de ofício; monopólio; usura.
Roteiro para estudos
- Como o Renascimento Comercial proporcionou o Renascimento Urbano?
- Peste Negra: uma desgraça anunciada devido as péssimas condições sanitárias.
- Cruzadas: mais que uma guerra religiosa, uma solução para o crescimento populacional e uma grande oportunidade de ampliar o comércio.
- Burgueses e reis, uma boa parceria para eles.
- Burgueses: de marginalizados a uma nova classe social.
- Corporações de Ofício e o desenvolvimento da atividade comercial.
- Monopólio, como alguns comerciantes passaram a ter grande controle sobre o comércio?
- Usura, entre o pecado e a necessidade comercial.
Vídeos e Filmes
- Feiras medievais;
- Peste Negra;
- A peste negra;
- As Cruzadas - a meia lua a cruz;
- Rumo à época moderna (fim das cruzadas e o comércio);
- Corporação de ofício.
Tema
Cidadania e Liberdade: da Revolução Francesa às revoluções liberais do século XIX. (até a posse de Napoleão Bonaparte).
Burguesia; feira medieval; Renascimento Comercial; Renascimento Urbano; Cruzadas; Igreja Ortodoxa; manufatura; Guerra dos Cem Anos; Peste Negra; corporação de ofício; monopólio; usura.
Roteiro para estudos
- Como o Renascimento Comercial proporcionou o Renascimento Urbano?
- Peste Negra: uma desgraça anunciada devido as péssimas condições sanitárias.
- Cruzadas: mais que uma guerra religiosa, uma solução para o crescimento populacional e uma grande oportunidade de ampliar o comércio.
- Burgueses e reis, uma boa parceria para eles.
- Burgueses: de marginalizados a uma nova classe social.
- Corporações de Ofício e o desenvolvimento da atividade comercial.
- Monopólio, como alguns comerciantes passaram a ter grande controle sobre o comércio?
- Usura, entre o pecado e a necessidade comercial.
Vídeos e Filmes
- Feiras medievais;
- Peste Negra;
- A peste negra;
- As Cruzadas - a meia lua a cruz;
- Rumo à época moderna (fim das cruzadas e o comércio);
- Corporação de ofício.
xxxxxxxxxx
8º ano A
Tema
Cidadania e Liberdade: da Revolução Francesa às revoluções liberais do século XIX. (até a posse de Napoleão Bonaparte).
Data
27 de março.
Observação
- desenvolva os itens propostos para estudo, explorando as ideias que os compõem;
- releia o conteúdo presente na apostila que foi trabalhado em sala de aula;
- as sugestões de conteúdo para estudo presente neste blog não são obrigatórios;
- passar para o Caderno de A a Z as palavras que aprendemos durante o estudo do conteúdo trabalhado no bimestre;
- Levar um dicionário no dia da prova.
- Levar o Caderno de A a Z para ser vistado no dia prova.
- Levar um dicionário no dia da prova.
- Levar o Caderno de A a Z para ser vistado no dia prova.
Algumas palavras e expressões chaves (contextualizá-las com o período histórico estudado).
Revolução Francesa; Absolutismo; Antigo Regime; Estados Gerais; Primeiro Estado; Segundo Estado; Terceiro Estado; Assembléia Nacional Constituinte; Declaração dos Direitos dos Homens e do Cidadão; Constituição Civil do Clero; "queda da Bastilha"; Jacobinos; Planície; Girondinos; Comitê de Salvação Pública; Robespierre; Terror; Diretório; Napoleão Bonaparte; Consulado; Código Civil Napoleônico; Bloqueio Continental; Congresso de Viena; Primavera dos Povos.
Roteiro para estudo
- Situação financeira e social da França antes da Revolução;
- A influência iluminista nos ideais da Revolução Francesa;
- Liberdade para o burguês;
- Estados Gerais: uma fracassada tentativa de melhorar a situação financeira e social da França;
- Assembléia Nacional Constituinte - a busca pela verdadeira solução dos problemas da França;
- Por qual razão a Queda da Bastilha marcou o início da Revolução Francesa?
- Declaração dos Direitos do Homem e do Cidadão: o quê significou e a quem interessava?
- Burguesia no poder: nada mudou;
- Momento Terror: os jacobinos radicalizam;
- Mulheres revolucionárias, o início da liberdade feminina;
- A queda de Robespierre: a volta da alta burguesia ao poder;
- O Diretório fracassa, poder ao Consulado;
- Napoleão Bonaparte: o herói conciliador.
Vídeos e Filmes
- Revolução Francesa - History Channel
Tema
- Situação financeira e social da França antes da Revolução;
- A influência iluminista nos ideais da Revolução Francesa;
- Liberdade para o burguês;
- Estados Gerais: uma fracassada tentativa de melhorar a situação financeira e social da França;
- Assembléia Nacional Constituinte - a busca pela verdadeira solução dos problemas da França;
- Por qual razão a Queda da Bastilha marcou o início da Revolução Francesa?
- Declaração dos Direitos do Homem e do Cidadão: o quê significou e a quem interessava?
- Burguesia no poder: nada mudou;
- Momento Terror: os jacobinos radicalizam;
- Mulheres revolucionárias, o início da liberdade feminina;
- A queda de Robespierre: a volta da alta burguesia ao poder;
- O Diretório fracassa, poder ao Consulado;
- Napoleão Bonaparte: o herói conciliador.
Vídeos e Filmes
- Revolução Francesa - History Channel
xxxxxxxxxx
9º ano A
Tema
A Revolução Russa de 1917.
Data
27 de março.
Observação
- Levar um dicionário no dia da prova.
- Levar o Caderno de A a Z para ser vistado no dia da prova.
- Levar o Caderno de A a Z para ser vistado no dia da prova.
Nenhum comentário:
Postar um comentário