terça-feira, 24 de março de 2015

CONTEÚDO PARA ESTUDOS - 1º Bimestre II


6º ano A e B

Tema

As produções artísticas e intelectuais das primeiras comunidades humanas.

Data
6º ano A - 2 de abril.
6º ano B - 2 de abril.

Observação
- desenvolva os itens propostos para estudo, explorando as ideias que os compõem;
- releia o conteúdo presente na apostila que foi trabalhado em sala de aula;
- as sugestões de conteúdo para estudo presente neste blog não são obrigatórios;
- passar para o Caderno de A a Z as palavras que aprendemos durante o estudo do conteúdo trabalhado no bimestre;
- Levar um dicionário no dia da prova.
- Levar o caderno de A a Z para ser vistado no dia.

Algumas palavras e expressões chaves (contextualizá-las com o período histórico estudado).
Cultura; cultura material; cultura imaterial; fonte histórica; pintura rupestre; tradição oral; alfabeto; pictograma; ideograma; escriba; deuses; xamã; sacerdote; amuleto; totem; mito; templo; fenômeno natural; calendário.

Roteiro para estudo
- Como as fontes históricas nos ajudam a contar a História?

- Arte rupestre: uma forma de preservar o conhecimento;

- Como a arte rupestre se transformou em escrita?

- Fenômenos naturais, os primeiros deuses;

- A função do xamã nas primeiras comunidades;

- Como surge o totem e o amuleto?

- Como a Revolução Agrícola deu origem aos sacerdotes;

- Como é possível medir o tempo com os calendários?

- Como é possível haver calendários diferentes?

- A origem e o significado do ano 0 (zero);

- Como funciona o Calendário Gregoriano?

- Transformando anos em séculos.


Vídeos e filmes





Periodização do tempo;

Rotação e Translação;

Calendário Juliano e Gregoriano;

Calendário Gregoriano;

Fases da Lua.



Curiosidade

xxxxxxxxxx

7º ano A e B


Tema


Data
7º ano A - 27 de março.
7º ano B - 27 de março.


Observação
- desenvolva os itens propostos para estudo, explorando as ideias que os compõem;
- releia o conteúdo presente na apostila que foi trabalhado em sala de aula;
- as sugestões de conteúdo para estudo presente neste blog não são obrigatórios;
- passar para o Caderno de A a Z as palavras que aprendemos durante o estudo do conteúdo trabalhado no bimestre;
- Levar um dicionário no dia da prova.
- Levar o Caderno de A a Z para ser vistado.

Algumas palavras e expressões chaves (contextualizá-las com o período histórico estudado).
Burguesia; feira medieval; Renascimento Comercial; Renascimento Urbano; Cruzadas; Igreja Ortodoxa; manufatura; Guerra dos Cem Anos; Peste Negra; corporação de ofício; monopólio; usura.

Roteiro para estudos


- Como o Renascimento Comercial proporcionou o Renascimento Urbano?

- Peste Negra: uma desgraça anunciada devido as péssimas condições sanitárias.

- Cruzadas: mais que uma guerra religiosa, uma solução para o crescimento populacional e uma grande oportunidade de ampliar o comércio.

- Burgueses e reis, uma boa parceria para eles.
- Burgueses: de marginalizados a uma nova classe social.


- Corporações de Ofício e o desenvolvimento da atividade comercial.

- Monopólio, como alguns comerciantes passaram a ter grande controle sobre o comércio?

- Usura, entre o pecado e a necessidade comercial.

Vídeos e Filmes

Feiras medievais;

Peste Negra;

A peste negra;

As Cruzadas - a meia lua a cruz;

Rumo à época moderna (fim das cruzadas e o comércio);

Corporação de ofício.



xxxxxxxxxx

8º ano A

Tema
Cidadania e Liberdade: da Revolução Francesa às revoluções liberais do século XIX. (até a posse de Napoleão Bonaparte).


Data
27 de março.

Observação
- desenvolva os itens propostos para estudo, explorando as ideias que os compõem;
- releia o conteúdo presente na apostila que foi trabalhado em sala de aula;
- as sugestões de conteúdo para estudo presente neste blog não são obrigatórios;
- passar para o Caderno de A a Z as palavras que aprendemos durante o estudo do conteúdo trabalhado no bimestre;
Levar um dicionário no dia da prova.
- Levar o Caderno de A a Z para ser vistado no dia prova.

Algumas palavras e expressões chaves (contextualizá-las com o período histórico estudado).
Revolução Francesa; Absolutismo; Antigo Regime; Estados Gerais; Primeiro Estado; Segundo Estado; Terceiro Estado; Assembléia Nacional Constituinte; Declaração dos Direitos dos Homens e do Cidadão; Constituição Civil do Clero; "queda da Bastilha"; Jacobinos; Planície; Girondinos; Comitê de Salvação Pública; Robespierre; Terror; Diretório; Napoleão Bonaparte; Consulado; Código Civil Napoleônico; Bloqueio Continental; Congresso de Viena; Primavera dos Povos.

Roteiro para estudo

- Situação financeira e social da França antes da Revolução;

- A influência iluminista nos ideais da Revolução Francesa;

- Liberdade para o burguês;

- Estados Gerais: uma fracassada tentativa de melhorar a situação financeira e social da França;

- Assembléia Nacional Constituinte - a busca pela verdadeira solução dos problemas da França;

- Por qual razão a Queda da Bastilha marcou o início da Revolução Francesa?

- Declaração dos Direitos do Homem e do Cidadão: o quê significou e a quem interessava?

- Burguesia no poder: nada mudou;

- Momento Terror: os jacobinos radicalizam;

- Mulheres revolucionárias, o início da liberdade feminina;

- A queda de Robespierre: a volta da alta burguesia ao poder;

- O Diretório fracassa, poder ao Consulado;

- Napoleão Bonaparte: o herói conciliador.
Vídeos e Filmes

Revolução Francesa - History Channel


xxxxxxxxxx



9º ano A

Tema
A Revolução Russa de 1917.

Data
27 de março.

Observação

- Levar um dicionário no dia da prova.
- Levar o Caderno de A a Z para ser vistado no dia da prova.


Nenhum comentário: