terça-feira, 14 de março de 2017

ORIENTAÇÕES PARA PREENCHIMENTO DO DIÁRIO DE CLASSE

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PREFÁCIO

 Dentre vários instrumentos que materializam o fazer pedagógico explicitamente docente em sala de aula, o diário de classe apresenta-se como documento que, numa concepção dialética, tanto oportuniza como possibilita uma visualização dos currículos formal e real.[1]

O diário de classe é um documento oficial da Unidade Escolar e um instrumento de responsabilidade do professor com a finalidade de registrar e documentar a frequência e o aproveitamento individual do aluno regularmente matriculado e dos conteúdos ministrados durante os bimestres, além do desenvolvimento de projetos pedagógicos.

Seu preenchimento deve ser diário e contínuo. Devido à sua importância, deverá ser preenchido somente pelo professor de forma cuidadosa e receber o visto da Direção e da Coordenação ao fim de cada bimestre para garantir sua validade.

O diário de classe é um instrumento legal de registro do planejamento e do desenvolvimento das atividades pedagógicas do (a) professor (a) e das situações didáticas da vida escolar dos (as) estudantes, do acompanhamento das suas aprendizagens e do desempenho escolar. Portanto, é um importante documento administrativo e pedagógico, por isto devem ser seguidas rigorosamente as orientações da Direção e da Coordenação aqui presente.














OBSERVAÇÕES GERAIS

  • O diário de classe é um documento que deve ficar acondicionado no colégio, à disposição da equipe gestora.
  • Preencher de caneta esferográfica e nunca de lápis.
Não deixar os campos de frequência em branco.
A Direção dará visto no controle de frequência ao fim de cada bimestre.


  • Utilizar a mesma cor de caneta (azul ou preta) no preenchimento do diário de classe.
  • O professor deverá preencher diariamente a frequência escolar de seus alunos.
  • Não podem ter rasuras (corretivo); 
Caso seja necessária alguma retificação, esta deve ser rubricada e, no campo das observações, justificada – com a citação da página em que foi feita a retificação.


  • Não pode qualquer tipo de colagem no preenchimento do diário de classe (exceto lista de chamada).
Caso seja necessária alguma retificação, esta deve ser rubricada e, no campo das observações, justificada – com a citação da página em que foi feita a retificação.

  • Todos os campos em branco deverão ser anulados.
  • As disciplinas que são desmembradas (Língua Portuguesa/Literatura; Língua Portuguesa/Literatura/Redação), embora possua cada parte seu diário de classe, devem ter a mesma média em cada bimestre.

QUADRO 1 – CAPA
Destinada a identificação do ano, escola, professor(a), componente curricular, série/ano, turma, turno.

  • A capa do diário de classe somente poderá ser encapada com papel ou plástico transparente após o preenchimento dos itens:
a. Identificação da Escola (nome da escola ou colégio);
b. Curso – Ensino Infantil, Educação Básica I, Educação Básica II ou Ensino Médio;
c.  Componente Curricular – (Disciplina ministrada);
d.  Ano – (vigente);
e.  Turno – 1 (manhã) ou 3 (tarde);
f.  Grau – (Ensino Infantil, Educação Básica I, Educação Básica II) ou (Ensino Médio);
g.  Série;
h.  Turma.

QUADRO 2 – CURSO E COMPONENTE CURRICULAR
  • Repetir a informação do curso e componente curricular presente na capa.
  • Colocar o código da disciplina:
a)      Arte – 00450;
b)      Biologia – 06348;
c)      Ciência – 00140;
d)      Educação Física – 05290;
e)      Filosofia – 05551;
f)      Física – 00565;
g)      Geografia – 03128;
h)      História – 05162;
i)      Inglês – 01119;
j)      Língua Portuguesa (Ensino Fundamental) – 00012;
k)     Língua Portuguesa e Literatura (Ensino Médio) – 05277;
l)      Matemática – 00784;
m)      Química – 0091;
n)      Sociologia – 04571.
Ensino Fundamental I, registrar o nome de todos os componentes curriculares.


CAMPO 3
  • Repetir os dados presentes na capa sobre a identificação da classe.

CAMPO 4 – NOME DOS ALUNOS
  • Relacionar o nome completo dos alunos, sem abreviaturas; de acordo com a listagem fornecida pela secretaria do Colégio.
  • Os alunos matriculados no decorrer do ano deverão seguir na lista de chamada a ordem numérica de preenchimento na caderneta de acordo com a lista piloto.
  • Colocar a data de ingresso dos alunos matriculados após o início das aulas na frente do nome.
  • Quando for o caso, registrar na frente do nome do aluno T para quando for transferido, REM para quando for remanejado de sala e AB para quando der abandono.
  • Colocar a data de transferência ou remanejo do aluno na frente do nome quando for o caso.
A lista de nomes pode ser colada.

CAMPO 5 – FREQUÊNCIA DOS ALUNOS
Frequência anual do(a) Aluno (a) Competência do(a) Secretário(a). O cálculo do percentual de frequência anual deve ser realizado pela secretaria da escola e anotado na ficha individual do(a) aluno (a).
Para os (as) alunos (as) com faltas consecutivas, deverá ser feita a comunicação à Equipe Gestora, que deverá adotar as seguintes providências, em consonância com a LDB nº 9.394/96, Artigo 12, Incisos VII e VIII:
- Contatar os pais/responsáveis, conforme o caso pedir por escrito a justificativa das faltas;
- Não conseguindo o contato, enviar carta registrada aos pais/responsáveis;
- Comunicar por escrito ao Conselho Tutelar;
 - Comunicar por escrito ao Ministério Público – Promotoria de Educação

  • Completar o ano e informar o bimestre.
  • Registrar o mês correspondente.
  • Registrar somente os dias letivos e atividades suspensas previstas no calendário.
  • Quando houver mais de uma aula no dia, registrar as duas.
Nos dias letivos que compensam as atividades suspensas, deverá constar nas colunas o evento realizado.

  • No registro da frequência, utilizar a letra C, que compareceu, nos campos para presença e F para falta dos alunos.
  • Aluno transferido ou remanejado para outra sala, passar um traço até o final de todos os campos.
  • No campo OBSERVAÇÕES, registrar as ocorrências como festas, atividades programadas, Reunião Pedagógica etc.

CAMPO 6 – RESUMO DO CONTEÚDO PROGRAMÁTICO E DAS ATIVIDADES DESENVOLVIDAS
  • O conteúdo programático bimestral do diário de classe deverá estar de acordo com o Plano de Ensino e semanário do professor entregue para a Coordenação Pedagógica no início do ano letivo.
No fim de cada bimestre o Coordenador Pedagógico dará visto no conteúdo programático bimestral.

  • Todas as atividades que compõe a avaliação devem ser registradas.
  • Registrar no final:
A recuperação continua foi realizada sistematicamente no decorrer das aulas, retomando os conteúdos sempre que necessários, além de um plantão realizado fora da grade horária antes da prova bimestral, afim de que todas as competências e habilidades fossem atingidas.


CAMPO 7 – AVALIAÇÃO

Registrar todas as avaliações que acontecem, no campo 7 e se necessário utilizar as páginas no final do diário em anotações. Esta orientação vale também para os conteúdos programáticos dados. Lembrar de registrar sempre as recuperações contínua e paralela.

  • Registrar o tipo de avaliação (provas, trabalho, atividade, seminário etc.).
  • Registrar o valor (nota) de cada item que compõe a avaliação e como se obteve a média aritmética.
Não registrar “ponto positivo”, “ponto negativo” ou similares.

  • Registrar com asterisco (*) no lugar da nota quando o aluno deixou de fazer uma atividade e especificar qual foi a atividade
  • A nota que compõe a média final do bimestre vai de 0,00 a 10,00, em somatórias de 0,50.
  • Registrar o total de faltas durante o bimestre.
  • O item AUSENCIAS COMPENSADAS é para quando o aluno não atinge 75% de frequência no bimestre. Nesse caso ele deve fazer atividade de compensação no bimestre seguinte.

CAMPO 8
  • Registrar o nome do professor.
  • Assinatura do professor.

CAMPO 9
  • Registrar o número de dias letivos e dados (Ensino Fundamental I) ou aulas previstas e dadas (Ensino Fundamental II e Médio) conforme o calendário escolar.

CAMPO 10 – ACOMPANHAMENTO E CONTROLE DO RENDIMENTO ESCOLAR
  • Usar para registrar avaliações, recuperações e outras atividades que o professor considere importante anotar para um melhor esclarecimento da situação acadêmica do aluno.

CAMPO 11 – GENERALIDADES
Todo e qualquer registro é importante fazê-lo, evitando no entanto assuntos particulares de aluno, poupando-o de situações constrangedoras. Neste caso conversar diretamente com a coordenação pedagógica ou direção do colégio.

  • Registrar quando o aluno:
a) Apresentar comportamento indisciplinar.
b)Não realizar tarefa em sala de aula ou fazê-la incompleta.
c)Não entregar atividade ou entregá-la parcialmente.
d)Não trazer o material de uso pedagógico (livro, régua, compasso etc.) cuja falta pode prejudicar seu estudo.

Registrar data, nome completo e o número de chamada do aluno.
O registro de ocorrência no campo 11 NÃO DISPENSA o registro no caderno de ocorrência da sala de aula.



CAMPO 12 – RESERVADO PARA EDUCAÇÃO FÍSICA
  • Registrar, além dos dados dispostos, a entrega de atestado médico que impeça ou limita a prática de atividade física.


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