PREFÁCIO
Dentre vários instrumentos que materializam o fazer pedagógico explicitamente docente em sala de aula, o diário de classe apresenta-se como documento que, numa concepção dialética, tanto oportuniza como possibilita uma visualização dos currículos formal e real.[1]
O diário de classe é um
documento oficial da Unidade Escolar e um instrumento de responsabilidade do
professor com a finalidade de registrar e documentar a frequência e o
aproveitamento individual do aluno regularmente matriculado e dos conteúdos
ministrados durante os bimestres, além do desenvolvimento de projetos
pedagógicos.
Seu preenchimento deve
ser diário e contínuo. Devido à sua importância, deverá ser preenchido somente
pelo professor de forma cuidadosa e receber o visto da Direção e da Coordenação
ao fim de cada bimestre para garantir sua validade.
O diário de classe é um
instrumento legal de registro do planejamento e do desenvolvimento das
atividades pedagógicas do (a) professor (a) e das situações didáticas da vida
escolar dos (as) estudantes, do acompanhamento das suas aprendizagens e do
desempenho escolar. Portanto, é um importante documento administrativo e
pedagógico, por isto devem ser seguidas rigorosamente as orientações da Direção
e da Coordenação aqui presente.
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OBSERVAÇÕES
GERAIS
- O diário de classe é um documento
que deve ficar acondicionado no
colégio, à disposição da equipe gestora.
- Preencher de caneta esferográfica
e nunca de lápis.
Não deixar os campos de
frequência em branco.
A Direção dará visto no
controle de frequência ao fim de cada bimestre.
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- Utilizar a mesma cor de caneta (azul ou preta) no preenchimento do
diário de classe.
- O professor deverá preencher diariamente a frequência escolar de seus alunos.
- Não podem ter rasuras (corretivo);
Caso seja necessária
alguma retificação, esta deve ser rubricada e, no campo das observações,
justificada – com a citação da página em que foi feita a retificação.
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- Não pode qualquer tipo de colagem no
preenchimento do diário de classe (exceto lista de chamada).
Caso seja necessária
alguma retificação, esta deve ser rubricada e, no campo das observações,
justificada – com a citação da página em que foi feita a retificação.
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- Todos os campos em branco deverão
ser anulados.
- As disciplinas que são desmembradas
(Língua Portuguesa/Literatura; Língua Portuguesa/Literatura/Redação),
embora possua cada parte seu diário de classe, devem ter a mesma média em cada bimestre.
QUADRO
1 – CAPA
Destinada a
identificação do ano, escola, professor(a), componente curricular, série/ano,
turma, turno.
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- A capa do diário de classe somente
poderá ser encapada com papel ou plástico transparente após o
preenchimento dos itens:
a. Identificação
da Escola (nome da escola ou colégio);
b. Curso
– Ensino Infantil, Educação Básica I, Educação
Básica II ou Ensino Médio;
c. Componente
Curricular – (Disciplina ministrada);
d. Ano
– (vigente);
e. Turno
– 1 (manhã) ou 3 (tarde);
f. Grau
– 1º (Ensino Infantil, Educação
Básica I, Educação Básica II) ou 2º
(Ensino Médio);
g. Série;
h. Turma.
QUADRO 2 – CURSO E
COMPONENTE CURRICULAR
- Repetir a informação do curso e
componente curricular presente na capa.
- Colocar o código da disciplina:
a)
Arte
– 00450;
b)
Biologia
– 06348;
c)
Ciência
– 00140;
d)
Educação
Física – 05290;
e)
Filosofia
– 05551;
f) Física
– 00565;
g)
Geografia
– 03128;
h)
História
– 05162;
i) Inglês
– 01119;
j) Língua
Portuguesa (Ensino Fundamental) – 00012;
k) Língua
Portuguesa e Literatura (Ensino Médio) – 05277;
l) Matemática
– 00784;
m) Química
– 0091;
n)
Sociologia
– 04571.
Ensino Fundamental I,
registrar o nome de todos os componentes curriculares.
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CAMPO
3
- Repetir os dados presentes na capa
sobre a identificação da classe.
CAMPO
4 – NOME DOS ALUNOS
- Relacionar o nome completo dos alunos,
sem abreviaturas; de acordo com a listagem fornecida pela secretaria do
Colégio.
- Os alunos matriculados no decorrer
do ano deverão seguir na lista de chamada a ordem numérica de
preenchimento na caderneta de acordo com a lista piloto.
- Colocar a data de ingresso dos
alunos matriculados após o início das aulas na frente do nome.
- Quando for o caso, registrar na
frente do nome do aluno T para quando for transferido, REM para quando for
remanejado de sala e AB para quando der abandono.
- Colocar a data de transferência ou
remanejo do aluno na frente do nome quando for o caso.
A lista de nomes pode
ser colada.
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CAMPO
5 – FREQUÊNCIA DOS ALUNOS
Frequência
anual do(a) Aluno (a) Competência do(a) Secretário(a). O cálculo do
percentual de frequência anual deve ser realizado pela secretaria da escola e
anotado na ficha individual do(a) aluno (a).
Para
os (as) alunos (as) com faltas consecutivas, deverá ser feita a comunicação à
Equipe Gestora, que deverá adotar as seguintes providências, em consonância
com a LDB nº 9.394/96, Artigo 12, Incisos VII e VIII:
-
Contatar os pais/responsáveis, conforme o caso pedir por escrito a
justificativa das faltas;
-
Não conseguindo o contato, enviar carta registrada aos pais/responsáveis;
-
Comunicar por escrito ao Conselho Tutelar;
- Comunicar por escrito ao Ministério
Público – Promotoria de Educação
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- Completar o ano e informar o
bimestre.
- Registrar o mês correspondente.
- Registrar somente os dias letivos
e atividades suspensas previstas no calendário.
- Quando houver mais de uma aula no
dia, registrar as duas.
Nos dias letivos que
compensam as atividades suspensas, deverá constar nas colunas o evento
realizado.
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- No registro da frequência, utilizar
a letra C, que compareceu, nos campos para presença e F para falta dos
alunos.
- Aluno transferido ou remanejado
para outra sala, passar um traço até o final de todos os campos.
- No campo OBSERVAÇÕES, registrar as
ocorrências como festas, atividades programadas, Reunião Pedagógica etc.
CAMPO
6 – RESUMO DO CONTEÚDO PROGRAMÁTICO E DAS ATIVIDADES DESENVOLVIDAS
- O conteúdo programático bimestral
do diário de classe deverá estar de acordo com o Plano de Ensino e
semanário do professor entregue para a Coordenação Pedagógica no início do
ano letivo.
No fim de cada bimestre o Coordenador
Pedagógico dará visto no conteúdo programático bimestral.
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- Todas as atividades que compõe a
avaliação devem ser registradas.
- Registrar no final:
A recuperação continua
foi realizada sistematicamente no decorrer das aulas, retomando os conteúdos
sempre que necessários, além de um plantão realizado fora da grade horária
antes da prova bimestral, afim de que todas as competências e habilidades
fossem atingidas.
CAMPO
7 – AVALIAÇÃO
Registrar
todas as avaliações que acontecem, no campo 7 e se necessário utilizar as
páginas no final do diário em anotações. Esta orientação vale também para os
conteúdos programáticos dados. Lembrar de registrar sempre as recuperações
contínua e paralela.
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- Registrar o tipo de avaliação
(provas, trabalho, atividade, seminário etc.).
- Registrar o valor (nota) de cada
item que compõe a avaliação e como se obteve a média aritmética.
Não registrar “ponto
positivo”, “ponto negativo” ou similares.
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- Registrar com asterisco (*) no
lugar da nota quando o aluno deixou de fazer uma atividade e especificar qual
foi a atividade
- A nota que compõe a média final do
bimestre vai de 0,00 a 10,00, em somatórias de 0,50.
- Registrar o total de faltas
durante o bimestre.
- O item AUSENCIAS COMPENSADAS é
para quando o aluno não atinge 75% de frequência no bimestre. Nesse caso
ele deve fazer atividade de compensação no bimestre seguinte.
CAMPO
8
- Registrar o nome do professor.
- Assinatura do professor.
CAMPO
9
- Registrar o número de dias letivos
e dados (Ensino Fundamental I) ou aulas previstas e dadas (Ensino
Fundamental II e Médio) conforme o calendário escolar.
CAMPO
10 – ACOMPANHAMENTO E CONTROLE DO RENDIMENTO ESCOLAR
- Usar para registrar avaliações,
recuperações e outras atividades que o professor considere importante
anotar para um melhor esclarecimento da situação acadêmica do aluno.
CAMPO
11 – GENERALIDADES
Todo e qualquer
registro é importante fazê-lo, evitando no entanto assuntos particulares de
aluno, poupando-o de situações constrangedoras. Neste caso conversar
diretamente com a coordenação pedagógica ou direção do colégio.
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- Registrar quando o aluno:
a) Apresentar
comportamento indisciplinar.
b)Não
realizar tarefa em sala de aula ou fazê-la incompleta.
c)Não
entregar atividade ou entregá-la parcialmente.
d)Não
trazer o material de uso pedagógico (livro, régua, compasso etc.) cuja falta
pode prejudicar seu estudo.
Registrar data, nome
completo e o número de chamada do aluno.
O registro de
ocorrência no campo 11 NÃO DISPENSA o registro no caderno de ocorrência da
sala de aula.
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CAMPO
12 – RESERVADO PARA EDUCAÇÃO FÍSICA
- Registrar, além dos dados
dispostos, a entrega de atestado médico que impeça ou limita a prática de
atividade física.
[1] Disponível: http://www.webartigos.com/artigos/o-trabalho-docente-acompanhado-e-avaliado-a-luz-do-diario-de-classe-uma-reflexao-a-partir-do-tratamento-tecnico-pedagogico-na-u-e-b-jorn-jose-ribamar-bogea/75949/; acessado em 19/2/2015.
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