sexta-feira, 27 de outubro de 2017

Projeto reescrita


Projeto
Reescrita.

Objetivo
Levar o aluno a rever o conteúdo estudado por meio da correção da sua última prova, sanando possíveis dúvidas.
Observação: pode ser utilizado em todas as disciplinas.

Justificativa
   A avaliação de um aluno deve ser ampla afim de completar os inúmeros saberes que envolve a aprendizagem. Rever o que errou numa prova possibilita uma reflexão sobre o conhecimento trabalhado durante as aulas e nas atividades em grupo e individual, sanando quaisquer dúvidas que podem ter ficado na construção do seu conhecimento.

Disciplina (s)
Todas as disciplinas.

Público
Todas as turmas a partir do 3º ano do Ensino Fundamental I até o Ensino Médio.

Duração
Durante o ano letivo após cada prova.

Metodologia
- Trabalho individual.
- Escrito a mão.
- Fazer com caneta esferográfica azul ou preta.
- O papel deve ser sulfite ou almaço.
- A prova deve ser devolvida junto com o trabalho.
Observação: o trabalho só terá validade se a prova ou cópia dela for entregue junto ao trabalho.

 Atividade
- Copiar a questão que errou (textos e figuras não).
- Escrever a resposta descritiva corretamente.

ATENÇÃO, quando a resposta está com pontuação acima de zero e menos que um, observar que basta apenas uma pequena correção e não refazer a resposta toda.

- Na questão de múltipla escolha, explicar a razão da sua resposta estar errada.

Exemplos

1 – Leia o texto abaixo.

As Cruzadas ocorreram entre os anos de 1096 e 1270 e conduziram a Europa a um momento de crescimento comercial: ao voltarem das batalhas em terras orientais, os cruzados traziam consigo produtos de luxo, como tapetes persas, porcelanas chinesas, tecidos finos ou especiarias (temperos como cravo, canela e pimenta), que atraíam a população europeia, que já não conhecia esses requintes.

Disponível em: <http://educacao.uol.com.br/disciplinas/historia/renascimento-comercial-fim-do-feudalismo-e-o-capitalismo-comercial.htm />. Acesso em: 14 dez. 2015.

O texto fornece uma definição clássica das Cruzadas, movimento ocorrido durante a Baixa Idade Média europeia. No entanto, apesar do objetivo claramente definido pela Igreja na época, as Cruzadas tiveram significados distintos para os diversos grupos que dela participaram.

- Para os burgueses, esse movimento significou a (ATENÇÃO, essa é a pergunta, no caso é apenas ela que o aluno deve copiar)

A) possibilidade de obter o apoio da Igreja Católica, tendo em vista que esses dois grupos não mantinham entre si relações amistosas.
B) chance de conhecer, controlar e explorar novas rotas comerciais entre o ocidente e o oriente e aumentar suas possibilidades de lucro.
C) oportunidade de adquirir terras e rivalizar com os senhores feudais no que dizia respeito à posse e exploração de recursos agrícolas.
D) organização de um grupo diretamente responsável pela expansão da fé católica, o que deveria selar a aliança entre esse grupo e a Igreja.

Correção. ATENÇÃO, o aluno deve apenas explicar o erro da questão que ele marcou.

A) Alternativa incorreta. As rivalidades existentes entre esses dois grupos não foram diminuídas com as Cruzadas, pelo contrário, o consequente enriquecimento da Burguesia significou uma ameaça ao poder da Igreja.
B) Alternativa correta.
C) Alternativa incorreta. A possibilidade de adquirir novas terras foi um dos motivos que incentivaram os nobres a participarem das cruzadas, além da possibilidade de ficar com os saques das cidades que seriam sitiadas pelo caminho até Jerusalém.
D) Alternativa incorreta. O desejo de expansão da fé católica foi o segundo objetivo da Igreja com a organização de tal movimento.

2 – Leia o texto abaixo.

Além da autoridade religiosa, o papa contava também com o poder temporal da Igreja. Era uma grande "senhora feudal" numa época em que a terra constituía a base de riqueza da sociedade. O papa, desde 756, era o administrador político do Patrimônio de São Pedro, o Estado da Igreja, constituído por um território italiano doado pelo rei Pepino, dos francos. O poder temporal da Igreja levou o papa a envolver-se em diversos conflitos políticos com as monarquias medievais.

Disponível em: <http://www.historiadomundo.com.br/idade-media/a-igreja-medieval.htm>. Acesso em: 22 nov. 2015.

- A partir da leitura do texto, explique o significado do conceito de poder temporal da Igreja.

O poder temporal da Igreja era definido pelo poder advindo da riqueza que a Instituição acumulou com as grandes doações de terras feitas pelos fiéis em troca da possível recompensa do céu.

- Explique de que forma a Igreja influenciava e controlava a vida dos integrantes da sociedade medieval.

Em uma sociedade fragmentada, a Igreja católica garantia não só a unidade religiosa mas também a política e a cultural. Com o controle da fé, ela ditava a forma de nascer, viver, morrer, festejar, pensar, enfim, de todos os aspectos da vida dos seres humanos no mundo medieval, não somente o lado espiritual como também o lado da realidade cotidiana. Aos que a obedecessem, o paraíso era garantido, já aqueles que iam contra as suas orientações, eram condenados ao inferno. Sendo assim, a Igreja controlava a tudo e a todos por meio do medo.

Resultado esperado
Que o aluno possa sanar as suas dúvidas em relação ao conteúdo estudado no bimestre, de forma a conseguir avançar nos estudos sem dificuldade ou pendências no conhecimento.




Prof. Fábio José
E-mail: prof.fabiojose@yahoo.com.br
Linkedin: FABIO JOSE OLIVEIRA

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