Projeto
Reescrita.
Objetivo
Levar o aluno a rever o conteúdo
estudado por meio da correção da sua última prova, sanando possíveis dúvidas.
Observação: pode ser
utilizado em todas as disciplinas.
Justificativa
A
avaliação de um aluno deve ser ampla afim de completar os inúmeros saberes que
envolve a aprendizagem. Rever o que errou numa prova possibilita uma reflexão
sobre o conhecimento trabalhado durante as aulas e nas atividades em grupo e
individual, sanando quaisquer dúvidas que podem ter ficado na construção do seu
conhecimento.
Disciplina (s)
Todas as disciplinas.
Público
Todas as turmas a partir do 3º
ano do Ensino Fundamental I até o Ensino Médio.
Duração
Durante o ano letivo após cada
prova.
Metodologia
- Trabalho individual.
- Escrito a mão.
- Fazer com caneta esferográfica azul ou preta.
- O papel deve ser sulfite ou almaço.
- A prova deve ser devolvida junto com o trabalho.
Observação: o trabalho só terá validade se a prova ou cópia
dela for entregue junto ao trabalho.
Atividade
- Copiar a questão que errou (textos e figuras não).
- Escrever a resposta descritiva corretamente.
ATENÇÃO, quando a
resposta está com pontuação acima de zero e menos que um, observar que basta
apenas uma pequena correção e não refazer a resposta toda.
- Na questão de múltipla escolha, explicar a razão da sua
resposta estar errada.
Exemplos
1 – Leia o texto abaixo.
As Cruzadas ocorreram entre os
anos de 1096 e 1270 e conduziram a Europa a um momento de crescimento
comercial: ao voltarem das batalhas em terras orientais, os cruzados traziam
consigo produtos de luxo, como tapetes persas, porcelanas chinesas, tecidos
finos ou especiarias (temperos como cravo, canela e pimenta), que atraíam a
população europeia, que já não conhecia esses requintes.
Disponível em: <http://educacao.uol.com.br/disciplinas/historia/renascimento-comercial-fim-do-feudalismo-e-o-capitalismo-comercial.htm
/>. Acesso em: 14 dez. 2015.
O texto fornece uma definição
clássica das Cruzadas, movimento ocorrido durante a Baixa Idade Média europeia.
No entanto, apesar do objetivo claramente definido pela Igreja na época, as
Cruzadas tiveram significados distintos para os diversos grupos que dela
participaram.
- Para os burgueses,
esse movimento significou a (ATENÇÃO, essa é a pergunta, no caso é apenas
ela que o aluno deve copiar)
A) possibilidade de obter o apoio da Igreja Católica, tendo
em vista que esses dois grupos não mantinham entre si relações amistosas.
B) chance de conhecer, controlar e explorar novas rotas
comerciais entre o ocidente e o oriente e aumentar suas possibilidades de
lucro.
C) oportunidade de adquirir terras e rivalizar com os
senhores feudais no que dizia respeito à posse e exploração de recursos
agrícolas.
D) organização de um grupo diretamente responsável pela
expansão da fé católica, o que deveria selar a aliança entre esse grupo e a
Igreja.
Correção. ATENÇÃO, o
aluno deve apenas explicar o erro da questão que ele marcou.
A) Alternativa
incorreta. As rivalidades existentes entre esses dois grupos não foram
diminuídas com as Cruzadas, pelo contrário, o consequente enriquecimento da
Burguesia significou uma ameaça ao poder da Igreja.
B) Alternativa correta.
C) Alternativa incorreta. A possibilidade de adquirir novas
terras foi um dos motivos que incentivaram os nobres a participarem das
cruzadas, além da possibilidade de ficar com os saques das cidades que seriam
sitiadas pelo caminho até Jerusalém.
D) Alternativa incorreta. O desejo de expansão da fé
católica foi o segundo objetivo da Igreja com a organização de tal movimento.
2 – Leia o texto
abaixo.
Além da autoridade religiosa, o
papa contava também com o poder temporal da Igreja. Era uma grande
"senhora feudal" numa época em que a terra constituía a base de
riqueza da sociedade. O papa, desde 756, era o administrador político do
Patrimônio de São Pedro, o Estado da Igreja, constituído por um território
italiano doado pelo rei Pepino, dos francos. O poder temporal da Igreja levou o
papa a envolver-se em diversos conflitos políticos com as monarquias medievais.
Disponível em:
<http://www.historiadomundo.com.br/idade-media/a-igreja-medieval.htm>.
Acesso em: 22 nov. 2015.
- A partir da leitura
do texto, explique o significado do conceito de poder temporal da Igreja.
O poder temporal da Igreja era definido pelo poder advindo da riqueza
que a Instituição acumulou com as grandes doações de terras feitas pelos fiéis
em troca da possível recompensa do céu.
- Explique de que
forma a Igreja influenciava e controlava a vida dos integrantes da sociedade
medieval.
Em uma sociedade fragmentada, a Igreja católica garantia não só a
unidade religiosa mas também a política e a cultural. Com o controle da fé, ela
ditava a forma de nascer, viver, morrer, festejar, pensar, enfim, de todos os
aspectos da vida dos seres humanos no mundo medieval, não somente o lado
espiritual como também o lado da realidade cotidiana. Aos que a obedecessem, o
paraíso era garantido, já aqueles que iam contra as suas orientações, eram
condenados ao inferno. Sendo assim, a Igreja controlava a tudo e a todos por
meio do medo.
Resultado esperado
Que o aluno
possa sanar as suas dúvidas em relação ao conteúdo estudado no bimestre, de
forma a conseguir avançar nos estudos sem dificuldade ou pendências no
conhecimento.
Prof. Fábio José
E-mail: prof.fabiojose@yahoo.com.br
Linkedin: FABIO JOSE OLIVEIRA
E-mail: prof.fabiojose@yahoo.com.br
Linkedin: FABIO JOSE OLIVEIRA
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