Projeto
Trilhos do
progresso.
Objetivo
Conduzir o
aluno a conhecer sobre a história da região de Campinas por meio do estudo da
estrada de ferro da Companhia Mogiana e relacionar o desenvolvimento da região
com modernização do meio de transporte, a fim de verificar como novas
tecnologias impactam o desenvolvimento econômico, urbano e social.
Justificativa
A estrada de
ferro da Companhia Mogiana foi responsável pelo desenvolvimento financeiro e
social da região de Campinas, saber sua história é saber a nossa história, além
de poder debater sobre o transporte público na atualidade, com foco nas
consequências do governo ter optado em investir no transporte viário em vez do
férreo, indo na contramão de países economicamente desenvolvidos.
Disciplina
História e
Geografia, mas pode haver o envolvimento de outras disciplinas como Língua
Portuguesa (produção de textos dos mais variados gêneros sobre o tema), Arte
(produção de maquetes e pinturas sobre a época ou sobre os elementos da estrada
de ferro) e Matemática (gráficos sobre o desenvolvimento da região).
Público
Todas as
turmas a partir do 3º ano do Ensino Fundamental I até o Ensino Médio.
Duração
Pode ser
aplicado ao longo do ano letivo ou em apenas um bimestre.
Metodologia
1 – Levantar informações sobre a
estrada de ferro da Companhia Mogiana por meio de pesquisa.
Observação: pode se usar o método
de pesquisa online para torna-la mais atraente.
1.1
– As informações mais importantes são:
·
Quando foi criada a 1ª estrada de ferro no
Brasil?
·
Quem trouxe a ferrovia para o Brasil e por qual
razão?
·
Quem criou a Companhia Mogiana?
·
Quais as cidades que a estrada de ferro da
Companhia Mogiana passava?
·
Quais os produtos transportados pelos trens da
Companhia Mogiana?
·
De que forma a estrada de ferro contribuiu para
o desenvolvimento da cidade de Campinas?
·
Quais as principais transformações sociais que a
implementação da estrada de ferro ocasionou por onde passava?
·
Por qual motivo e quando a empresa deixou de
funcionar?
2
– Fazer uma pesquisa de imagens.
·
Imagens antigas das cidades por onde a estrada
de ferro passava.
·
Imagens atuais das cidades por onde a estrada de
ferro passou.
·
Imagens de elementos da estrada de ferro, como:
logotipo da companhia, roupa dos funcionários, locomotivas usadas, vagões etc.
3 – Levantar dados.
·
Extensão.
·
Crescimento populacional desde a implantação da
estrada de ferro.
·
Crescimento econômico da região na época da
estrada de ferro.
4 – Produção por parte dos alunos.
A partir do conteúdo obtido por
meio de pesquisas, é possível desenvolver vários trabalhos.
4.1 – Cartazes
representando a história da estrada de ferro.
4.2 – Desenhos
sobre a estrada de ferro.
4.3 –
Exposição de imagens da época em que a estrada de ferro operava e os dias
atuais.
4.4 -
Confecção de roupas e reprodução de objetos que se relacionam com a estrada de
ferro.
4.5 – Criação
de textos dos mais variados gêneros sobre a estrada de ferro.
4.6 –
Apresentação oral sobre itens pesquisados.
4.7 – Debate
sobre a situação do transporte público no Brasil com foco no transporte
ferroviário.
Material
Dar
preferência aos materiais reciclados.
Resultado esperado
Que
o aluno aprenda o construir histórico por meio da prática, ao mesmo tempo que
desvela sobre a história da região em que vive.
Prof. Fábio José
E-mail: prof.fabiojose@yahoo.com.br
Linkedin: FABIO JOSE OLIVEIRA
E-mail: prof.fabiojose@yahoo.com.br
Linkedin: FABIO JOSE OLIVEIRA
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