sexta-feira, 27 de outubro de 2017

Projeto: trilhos do progresso!


Projeto
Trilhos do progresso.

Objetivo
Conduzir o aluno a conhecer sobre a história da região de Campinas por meio do estudo da estrada de ferro da Companhia Mogiana e relacionar o desenvolvimento da região com modernização do meio de transporte, a fim de verificar como novas tecnologias impactam o desenvolvimento econômico, urbano e social.

Justificativa
A estrada de ferro da Companhia Mogiana foi responsável pelo desenvolvimento financeiro e social da região de Campinas, saber sua história é saber a nossa história, além de poder debater sobre o transporte público na atualidade, com foco nas consequências do governo ter optado em investir no transporte viário em vez do férreo, indo na contramão de países economicamente desenvolvidos.

Disciplina
História e Geografia, mas pode haver o envolvimento de outras disciplinas como Língua Portuguesa (produção de textos dos mais variados gêneros sobre o tema), Arte (produção de maquetes e pinturas sobre a época ou sobre os elementos da estrada de ferro) e Matemática (gráficos sobre o desenvolvimento da região).

Público
Todas as turmas a partir do 3º ano do Ensino Fundamental I até o Ensino Médio.

Duração
Pode ser aplicado ao longo do ano letivo ou em apenas um bimestre.

Metodologia
1 – Levantar informações sobre a estrada de ferro da Companhia Mogiana por meio de pesquisa.
Observação: pode se usar o método de pesquisa online para torna-la mais atraente.
1.1   – As informações mais importantes são:
·         Quando foi criada a 1ª estrada de ferro no Brasil?
·         Quem trouxe a ferrovia para o Brasil e por qual razão?
·         Quem criou a Companhia Mogiana?
·         Quais as cidades que a estrada de ferro da Companhia Mogiana passava?
·         Quais os produtos transportados pelos trens da Companhia Mogiana?
·         De que forma a estrada de ferro contribuiu para o desenvolvimento da cidade de Campinas?
·         Quais as principais transformações sociais que a implementação da estrada de ferro ocasionou por onde passava?
·         Por qual motivo e quando a empresa deixou de funcionar?

2         – Fazer uma pesquisa de imagens.
·         Imagens antigas das cidades por onde a estrada de ferro passava.
·         Imagens atuais das cidades por onde a estrada de ferro passou.
·         Imagens de elementos da estrada de ferro, como: logotipo da companhia, roupa dos funcionários, locomotivas usadas, vagões etc.
3 – Levantar dados.
·         Extensão.
·         Crescimento populacional desde a implantação da estrada de ferro.
·         Crescimento econômico da região na época da estrada de ferro.
4 – Produção por parte dos alunos.
A partir do conteúdo obtido por meio de pesquisas, é possível desenvolver vários trabalhos.
4.1 – Cartazes representando a história da estrada de ferro.
4.2 – Desenhos sobre a estrada de ferro.
4.3 – Exposição de imagens da época em que a estrada de ferro operava e os dias atuais.
4.4 - Confecção de roupas e reprodução de objetos que se relacionam com a estrada de ferro.
4.5 – Criação de textos dos mais variados gêneros sobre a estrada de ferro.
4.6 – Apresentação oral sobre itens pesquisados.
4.7 – Debate sobre a situação do transporte público no Brasil com foco no transporte ferroviário.

Material
                Dar preferência aos materiais reciclados.

Resultado esperado

                Que o aluno aprenda o construir histórico por meio da prática, ao mesmo tempo que desvela sobre a história da região em que vive.

Prof. Fábio José
E-mail: prof.fabiojose@yahoo.com.br
Linkedin: FABIO JOSE OLIVEIRA

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