quinta-feira, 9 de maio de 2019

A ORIGEM DOS ALIMENTOS


Objetivo
- Levar o aluno a conhecer a origem dos alimentos e como a Revolução Agrícola contribuiu para a difusão deles pelo mundo. 

Metodologia
- Trabalho em grupo.
- Apresentação oral, visual e material.

Observação
-  Ver as orientações “como trabalhar em grupo”.

Atividade
- Leia o texto introdutório
Nós, seres humanos, somos animais onívoros, o que significa que podemos comer tanto alimentos de origem animal como vegetal.

Desde a pré-história utilizamos plantas ou partes delas (como frutos e raízes) para nos alimentar, mas também aprendemos a consumir os de origem animal, principalmente com a descoberta do fogo e de instrumentos para caçar, pescar, plantar e colher.

Com a experiência da idade do gelo, é provável que os seres humanos desejassem possuir segurança controlando as plantas que cresciam próximas, principalmente as que eram comestíveis, e os animais que podiam fornecer boa carne. O resultado dessa busca pelo controle alimentar o levou a criar a agricultura e posteriormente a pecuária.

O surgimento da agricultura é conhecido como Revolução Neolítica, Transição Demográfica Neolítica ou mesmo Revolução Agrícola. Representou a transição em grande escala de muitas culturas humanas do estilo de vida de caçador-coletor e nômade para um agrícola e sedentário, possibilitando um aumento demográfico.

- Instruções
Neste nosso trabalho em grupo, vamos pesquisar a origem dos alimentos, para tanto, cada grupo ficou incumbido de pesquisar uma região do globo terrestre a fim de mostrar os produtos de origem vegetal e animal usados na alimentação humana.

- O conteúdo deve ser exposto oralmente, com a participação de todos os membros, e acompanhado de uma apresentação em PowerPoint ou similar, com imagens e informações.

- A exposição deve ter no mínimo 5 minutos e no máximo 10 minutos.

- Apresentar brevemente a região pesquisada, mostrando os aspectos geográficos do local (clima, relevo, paisagem) e culturais.

- Apresentar os pratos típicos da região pesquisada.

- Mostrar a origem dos alimentos que o compõe.

- Cada grupo deve levar no dia da apresentação, ao menos, dois pratos típicos da região pesquisada (pode ser uma bebida).

Observação
- Muitos pratos típicos de uma região não possuem alimentos nativos da mesma, o objetivo é justamente mostrar como a Revolução Agrícola possibilitou a difusão de alimentos pelo mundo.

Temas da oralidade (sugestão)
- América do Norte e Central e seus pratos típicos;

- América do Sul e seus pratos típicos;

- Europa e seus pratos típicos;

- África e seus pratos típicos;

- Ásia oriental e seus pratos típicos;

- Oriente Médio e seus pratos típicos.

Observações
- Nos link's abaixo você pode contemplar alguns exemplos de trabalhos realizados.

Prof. Fábio José de Oliveira
@FiloProfessor

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