segunda-feira, 11 de março de 2013

COLÉGIO DOCTUS - 3ª série do Ensino Médio


Tema: as três concepções de verdade.
Valor: de 0,0 a 1,0 ponto.
Entrega: 18 de março (Chapadão e São Bernardo).
Metodologia: formar grupo de três a quatro pessoas e pesquisar em meios de comunicação que usam a escrita (jornal, revista, noticias on line.).

Introdução


Quando falamos em verdade nos referimos a vontade de conhecer o que está escondido e oculto aos nossos olhos para compreender a realidade.

Em nossa sociedade há três visões sobre o que é a verdade e elas são distintas entre si, mas convivem no nosso dia a dia. Tanto que as usamos frequentemente para comprovarmos algo.

Essas concepções são:

- grega (alétheia), é o não oculto, o não dissimulado, e, como tal, verdadeiro. Verdade é o que se manifesta aos olhos do corpo e do espírito, é a manifestação do que é ou existe tal como é. É a prova visível. Então, a verdade já está evidenciada nas coisas e por isto é encontrada no momento presente;

- latina (veritas),  é a exatidão, precisão, rigor do que se refere á linguagem como expressão de fatos acontecidos, relatos ou enunciados que dizem as coisas aos fatos tais como foram acontecidos. Ela se afirma na capacidade dos seres humanos em descrever com precisão um acontecimento. Essa concepção depende muito da forma que os fatos são narrados. Nesse ponto a verdade como veritas se trata de descrever com detalhes o ocorrido. Logo, a verdade em latim esta no passado e depende da sua narração para ser comprovada;

- hebraica (emunah), é a confiança. Nessa concepção Deus e os seres humanos que são verdadeiros sempre cumprem o que prometem para não trair a confiança. A verdade aqui está relacionada com a esperança de cumprimento do que foi prometido. Logo, verdade esta na pessoa, cabendo ao futuro mostra se ela esta correta ou não.



Com base no que foi aprendido em sala de aula sobre a concepção de verdade em nossa sociedade, faremos o seguinte trabalho:

1 - coletar conteúdo jornalístico que contemple cada tipo de verdade (grega, latina e hebraica).
  1.1 - são duas reportagens para cada tipo de verdade.

2 - colocar a data e o emissor do conteúdo.
  2.2 - caso o conteúdo seja retirado da internet, deve constar o endereço on line completo.

Observação: na sala de aula haverá uma atividade, que valerá de 0,0 a 0,9 pontos, com o conteúdo pesquisado. Logo, o não cumprimento desta atividade comprometerá a sua sequência. 

Nenhum comentário: