sexta-feira, 1 de março de 2013

COLÉGIO DOCTUS - Atividade para o 7º ano A


Tema: Roma, ocidente e oriente.
Valor: de 0,0 a 10,0 pontos.
Entrega: 8 de março de 2013.
Metodologia: trabalho impresso conforme a metodologia indicada (clique no link para vê-la).

Observação: 
- pesquisar o significado das palavras grifadas e transcrever para o Caderno de A a Z;
- o valor de cada questão esta abaixo de cada uma;
- esse trabalho pode ser facilmente feito por meio de ferramentas de pesquisas on line ou por livros presentes na biblioteca da escola.

1 - Quem eram os godos, povo que os romanos firmaram um acordo?
(0,0 a 0,50)

2 – Quem eram os bárbaros para os romanos?
(0,0 a 0,50)

3 – Os romanos foram obrigados a firmarem acordos com os povos germânicos em relação as suas fronteiras. Explique esse acordo nos seguintes itens:

a - motivo de terem feito o acordo;
(0,0 a 0,50)
b - o que os romanos conseguiam com o acordo;
(0,0 a 0,50)
c - o que os povos germânicos ganhavam com o acordo?
(0,0 a 0,50)
d - os germânicos cumpriram o acordo? Justifique a sua resposta por meio de fatos históricos.
(0,0 a 1,0)
e - os romanos cumpriram o acordo? Justifique a sua resposta por meio de fatos históricos.
(0,0 a 1,0)

4 - Por qual motivo, quando a parte ocidental de Roma caiu perante os povos germânicos, a sua parte oriental, cuja capital era Constantinopla, não caiu também?
(0,0 a 1,0)


5 - Uma das causas da queda do Império Romano do Ocidente foi o chamado “circulo vicioso”. Escolha a alternativa que mostra o motivo do Império Romano do Oriente (Império Bizantino) não ter sofrido com o mesmo problema.
(0,0 a 0,50)
A – a economia bizantina não era baseada na agricultura e sim no comércio, fato que lhe fez não ser suscetível ao “circulo vicioso”.
B – o Império Bizantino não sofreu as chamadas “invasões bárbaras”.
C – o imperador Justiniano implantou as reformas propostas pelos irmãos Gracos, o que impediu os problemas agrários.
D – com a incorporação do islamismo ao império, houve o banimento de qualquer prática que levasse ao vício, visto por eles como uma ofensa a Alá (Deus).

Leia o texto abaixo para responder as questões 6 e 7.

Dentro do campo da arte, os bizantinos se destacaram no mosaico, composição artística feita de inúmeros pedaços de pedra e vidro coloridos sobre um vidro claro, recoberto por ouro em folhas. Os mosaicos apresentavam geralmente figuras religiosas ou de grande projeção política, ou ainda a estilização de animais ou plantas, A escultura bizantina servia aos ideais religiosos. Produziram-se peças de grande valor artístico, com materiais como o ouro, o marfim e o vidro.[1]

6 - Sobre o que fala o texto?
(0,0 a 0,50)

7 - Como é a arte Bizantina e para que ela servia segundo o texto?
(0,0 a 0,50)

8 - Sobre o cotidiano Bizantino, podemos AFIRMAR:
I – o cristianismo exercia muita influência sobre a população.
II – era uma sociedade que exaltava o luxo e a riqueza.
III – possuía influência germânica em sua arte.
IV – tinha um grande desenvolvimento artístico devido ao comércio.
V – convivia com escravos artistas, vindos dos mais distantes cantos do império.

Aponte quais alternativas estão CORRETAS e explique por qual motivo estão corretas.
(0,0 a 3,0).




[1] Disponível em: http://nossaversao.pro.br/liturgia_detalhes.php?numero=63; acessado em 11 de novembro de 2010.   

4 comentários:

Anônimo disse...

professor o trabalho pode ser impresso com detalhes coloridos?

Prof. Fábio José disse...

O correto é ser preto. Mas permito quando se trata de link.

Anônimo disse...

professor eu não consegui fazer a numero 3 e se eu deixar 1 perde ponto?

Prof. Fábio José disse...

Sim, pois como receber pontuação máxima se o trabalho esta incompleto? Você teve tempo para pesquisar, mas deixou para ultima hora!