segunda-feira, 8 de junho de 2020

83º Dia de Quarentena

Campinas, 08 de junho de 2020.

Hoje encerrou a quarentena. 

Acordei, tomei meu café Pelé Extra Forte, comi duas bananas, um caqui e uma fatia de queijo branco tipo Minas.

Depois iniciei meu trabalho "home office", fiz pausa para o almoço, onde degustei uma macarrão Galo tipo pene ao molho branco com ervilhas e voltei ao trabalho.

Ao final, aproveitei o fim de tarde para fazer arrumações em casa e cuidar da minha horta.

Não saí de casa para "comemorar" o fim da quarentena pelo fato de que não havia necessidade e aprendi a curtir meu lar. Além do mais, o fim da quarentena não anula a ameaça que nos cerca e a sociedade está repleta de idiotas que saíram e sairão sem cuidados algum, os mesmo que pregavam contra a quarentena dizendo que era um exagero, que bastava tomarmos cuidado. 

Prof. Fábio José
@FiloProfessor
#filoprofessor

domingo, 7 de junho de 2020

Cenas Brasileiras - Parte 14


Na minha juventude, meus colegas de escola não se interessavam por política. Faziam cara feia ou viravam os olhos num sinal claro de desprezo quanto eu tentava tratar sobre qualquer assunto nesse sentido. Eu era o chato ou o nerd que só queria falar assuntos difíceis. Mas, tive amigos que compartilhavam dos mesmos gostos peculiares que os meus e os debates avançavam a noite, seja no quarto ou na sala de um de nós, seja numa praça pública ao relento da noite. Tudo sempre bem acompanhado de vinho barato, cerveja e batata frita.

Como professor busquei despertar em meus alunos o interesse pela política, mostrar que decisões tomadas pelos nossos representantes tinham um impacto direto sobre nós no curto, no médio ou no longo prazo. Que enquanto cidadãos tínhamos que exercer o nosso papel de animal político como bem definiu Aristóteles. Trazia jornal para a sala de aula, mas eles não liam. Citava reportagens que passavam na TV, mas eles não assistiam. Então, entusiasmadamente eu contava sobre os acontecimentos, montava gráficos para evidenciar as relações entre os acontecimentos e como tudo aquilo impactaria em nós. Salve poucas exceções, um verdadeiro ato de jogar pérolas aos porcos.

Hoje parece que está diferente. Os jovens discutem política, publicam em sua páginas nas redes sociais temas de relevância social, militam politicamente. Mas, apenas parece que estão politizados. O que ocorre é que, com o advento das redes sociais e o fácil acesso a internet, a informação se tornou abundante e, como tal ocorre com um produto, passou a ser um objeto de consumo e, assim, passou a se adaptar ao seu público. Deste modo, deixou de ser detalhada, sempre vinha com uma imagem pata melhor ilustrar, o texto era cada vez menos e por fim foi carregada de subjetividade para agradar seu consumidor, digo, leitor. 

Não demorou muito para que os fatos fossem relevados a uma mera interpretação pessoal, transformando a ideia de versão numa paródia onde não existe reflexão, rigor lógico e nem coerência com a realidade. Assim a mera opinião se tornou verdade sem critério algum. 

O que temos hoje são pessoas, principalmente os jovens que buscam estarem ligados no mundo para parecerem descolados e que discutem temas sérios a fim de que sejam levados a sérios, consumindo informações subjetivas, isto quando não ficam apenas na manchete e interpretam a informação, dispensando a leitura. Daí o que se tem é a falsa ideia que nunca antes se discutiu tanto sobre política ou se interessou por ela. Mas, na verdade o que temos é que nunca antes tivemos tanta informação de fácil compreensão, adaptada aos nossos gostos (mesmo que exprimem mentiras para isto) e de fácil propagação.

Mais um episódio da nossa sociedade boçal, incoerente e hipócrita!

Prof. Fábio José
@FiloProfessor
#filoprofessor

82º Dia de Quarentena

Campinas, 07 de junho de 2020.

Tirei o dia para cuidar de mim. 

Contei as minhas unhas e fiz um acabamento nelas com uma lixa de ferro. Aparei os fios rebeldes da minha barba e a hidratei com óleo de Argan. Fiz uma esfolhação na pele de meu rosto. Passei creme de amêndoas em minhas mãos e no meu corpo. Tomei um suco detox e consumi frutos frescos.

Por fim busquei colocar a leitura em dia, pois o cuidar consigo mesmo exige um bom exercício mental.

Prof. Fábio José
@FiloProfessor
filoprofessor. 

81º Dia de Quarentena

Campinas, 06 de junho de 2020.

Usei meu tempo livre hoje para fazer uma faxina em casa. Varri todo o piso com a 

Vassoura de pelo Varry Bettanin, depois passei o Aspirador de Pó Vertical Mondial AP-35 Turbo Cycle 2 em 1 Preto 1100W, um pano umedecido e por fim Cera Líquida Brilho Fácil Incolor no piso da sala e dos quartos. Já no da cozinha, usei água sanitária Ype e desinfetante Sanol de essência de lavanda. Depois passei um pano umedecido de óleo de peroba King Traducional nos móveis e um com limpador Ms Músculo Cozinha nos eletrodoméstico. Limpei e ilustrei as grades do portão, varri o telhado com a Vassoura de pelo Varry Bettanin e usei o espanador Eletrostático Foflimp Limpa Sem Espalhar para tirar a poeira dos meus livros.


Prof. Fábio José

@FiloProfessor

#filoprofessor 

sábado, 6 de junho de 2020

80º Dia de Quarentena

Campinas, 05 de junho de 2020.

Hoje foi um dia surpreendente e emocionante.

Não foi pelo fato de eu ter preparado um café da manhã colonial, com pão caseiro e geleia de amora.

Também não foi devido ao salmão grelhado com legumes e risoto de camarão que fiz no almoço.

O jantar, por mais que minha Lula à Italiana tenha tenha ficado saborosa, também não foi a causa.  

Nada a ver também os livros que eu li: Projeto Nacional do Ciro Gomes, O Dilema do Porco Espinho do Leandro Karnal e o Através do Seu Olhar da Anne Aresso. 

O que realmente se destacou foi o Plantão da Globo, com aquela música que causa angústia e curiosidade, para anunciar o alarmante número de vítimas de um vírus e de um (des) governo. 

Prof. Fábio José
@FiloProfessor
#filoprofessor

quinta-feira, 4 de junho de 2020

79º Dia de Quarentena

Campinas, 4 de junho de 2020.

Despertei hoje às 8h para meu "home office". Antes preparei meu café Pelé Extra Forte e saboreei um caqui bem maduro.

Depois me atualizei sobre as noticias da República Tupiniquim. Bateu uma mistura de melancolia, frustração e angustia e eu bati uma mistura de  Bacardi Superior Rum, suco de limão tahiti fresco, sugar syrup e água mineral gelada.

Prof. Fábio José
@FiloProfessor
#filoprofessor

quarta-feira, 3 de junho de 2020

78º Dia de Quarentena

Campinas, 3 de julho de 2020.

Acordei às 9h02min, fiquei instante acordados e voltei ao mundo do João Pestana. Às 10h02min levantei e fui tomar meu café Pelé Extra Forte e degustar torradas Bauducco com Manteiga Aviação.

Usei meu dia para me atualizar sobre o abrandamento da quarentena. 

Pelo que entendi:

- Deveríamos ter feito uma mais rigorosa logo no início para começarmos a reabertura. Mesmo não tendo feito, vamos reabrir;

- A quarentena foi feita para diminuir o contágio, ele não diminuiu e mesmo assim vamos acabar com ela;

- Os opositores da quarentena defendiam que era apenas preciso todo mundo tomar cuidado que ela não seria necessária, mas agora que há um relaxamento muitos não seguem as recomendações médicas.

Prof. Fábio José
@FiloProfessor
#filoprofessor



77º Dia de Quarentena

Campinas 2 de junho de 2020.

Hoje acordei às 8h10min, fiz meu café Pelé Extra Forte e o apreciei com ovos amanteigados mexidos. 

Depois fiz meu trabalho "home office" e busquei colocar a leitura em dia. Me dediquei ao gênero fantástico. Li Admirável Mundo Novo, Fahrenheit 451 e o Pentateuco.

Prof. Fábio José
@FiloProfessor
#filoprofessor

terça-feira, 2 de junho de 2020

76º Dia de Quarentena

Campinas, 1º de junho de 2020.

Após meu café da manhã, onde tomei uma xícara do meu gostoso café Pelé Extra Forte com torradas francesas e manteiga Aviação, fui me atualizar sobre as notícias do dia.

Tenho quase certeza que estou numa realidade alternativa, num mundo paralelo. Pois, nas redes sociais, testemunhei:

- Pessoas afirmando raivosamente que são democráticas defendendo o fim dos Três Poderes, concentrando tudo em um Estado Absolutista;
- Católicos ignorando a fala do Papa e exaltando a fala do Bolsonaro;
- Evangélicos justificando a violência do Estado;
- Cidadão que despreza a ciência tentando apresentar argumentos afirmando serem científicos;
- Defensores da Monarquia como solução para o Brasil (??????);
- Gente que afirma que toda a pandemia é fruto de um plano para derrubar o presidente.

Ou há uma pandemia que causa um surto psicótico nas pessoas ou estou num episódio de Além da Imaginação. 

Prof. Fábio José
@FiloProfessor
#filoprofessor


domingo, 31 de maio de 2020

75º Dia Quarentena

Campinas, 31 de maio de 2020.

Como um típico dia frio de domingo, acordei tarde e fiquei o dia todo de pijama, me exercitando caminhado da cama para a mesa da cozinha, da mesa da cozinha para o banheiro, do banheiro para a sala, da sala para a mesa da cozinha, da mesa da cozinha para o banheiro e do banheiro para meu quarto. 

Prof. Fábio José
@FiloProfessor
#filoprofessor

74º Dia de Quarentena

Campinas, 30 de maio de 2020.

Hoje acordei às 8h54min e fui na padaria logo em seguida.

No caminho vi lojas abertas, vários carros circulando, pessoas andando sem mascara. Na padaria, mesa lotadas de pessoas sem mascara. Entrei usando a minha e me senti um estranho. Na volta fiz outro caminho, mas a visão era a mesma.

Em casa, fiquei na duvida se a quarentena havia acabado e as medidas de segurança suspensas. Fiz uma procura o Google e vi que tudo continuava na mesma, aliás, a quarentena até seria estendida por mais uma semana.

Assustado, fiquei em casa a pensar se tinha entrado em alguma realidade alternativa quando sai para a rua ou se as pessoas simplesmente perderam a noção e o senso de responsabilidade social.

Prof. Fábio José
@FiloProfessor
#filoprofessor

sexta-feira, 29 de maio de 2020

Iluminismo: Descartes

73º Dia de Quarentena

Campinas, 29 de maio de 2020.

Tirei o dia para arrumar algumas roupas que estavam descosturadas ou rasgadas.

Coloquei a linha na agulha e consertei:

2 calças;
11 meias;
1 bermuda;
2 jaquetas;
4 camisetas;
3 camisas;
4 cuecas. 

Prof. Fábio José
@FiloProfessor
#filoprofessor

quinta-feira, 28 de maio de 2020

72º Dia de Quarentena

Campinas, 28 de maio de 2020.

Hoje acordei às 7h00, fiz meu desejum com uma xícara de Café Pelé Extra Forte, torrada francesa e um pedaço de queijo Minas artesanal.

Depois, às 7h34min preparei meu Notbook HP para gravar minhas vídeos aulas.

Três minutos e trinta e três segundos depois de iniciar, parei devido a música alta do meu vizinho. Que além de tudo tem um péssimo gosto musical.

Quarenta e quatro minutos depois o silêncio voltou e eu voltei a gravar, foi quando os cachorros do outro vizinho começaram a latir. Após insistentes vinte e seis minutos, pararam. Esperei quatro minutos para começar a gravar e eles voltaram a latir por mais dezesseis minutos.

Ao sentir que o silêncio voltou a imperar, uma caminhonete passou acelerando em frente a minha casa e depois um caminhão barulhento passou lentamente. 

Fui tomar um Café Pelé Extra Forte para relaxar. Ao voltar ao meu Notbook HP, um carro vendendo ovos parou próximo de casa e ficou por quarenta e um minutos anunciando trinta ovos por R$15,00.

Após quatro minutos esperando novos ruídos, voltei a gravar devido ao silêncio que estava ao meu redor. Oito minutos e sete segundos de gravação depois, fui interrompido por duas senhoras andando e conversando em alto volume. 

Enchi pela terceira vez minha caneca de porcelana com Café Pelé Extra Forte e esperei o silêncio voltar. Quase ligando a câmera do meu Notbook HP um fusca subiu a rua forçando o motor. Podia ser ouvido de longe e durou doze minutos o barulho. 

Depois passaram três carros, um homem com seu cachorro esbaforido, uma moto de entregador do Rappi e dois Testemunhas de Jeová Bateram no meu portão.

Decidi gravar minhas aulas de madrugada.

Prof. Fábio José
@FiloProfessor
#filoprofessor

Iluminismo - Montesquieu

Iluminismo - John Locke

quarta-feira, 27 de maio de 2020

71º Dia de Quarentena

Campinas, 27 de maio de 2020.

Ontem foi o dia da minha Boda de Algodão, como protesto pela antecipação de feriados, a comemoração foi adiada. Só para contrariar.

Assim, hoje tirei o dia para comemorar as Bodas de Algodão com minha esposa, o que é obvio.

Poderíamos sair, comemorar em um restaurante chique, onde nos sentaríamos junto a uma mesa com uma bela vista. Beber champanhe, apreciar um carpaccio de entrada, degustar um belo prato do chefe e pedi uma saborosa sobremesa.  Mas, resolvemos fugir do clichê e ficar em casa, dividindo uma pizza e a cerveja assistindo um filme no Netflix.

Prof. Fábio José
@FiloProfessor
#filoprofessor

terça-feira, 26 de maio de 2020

70º Dia de Quarentena

Campinas, 26 de maio de 2020.

Devido ao aumento da curva em minha barriga que está em acensão, fiz um estudo científico sobre a situação das minhas calças.

Tenho três que não apresentaram sintomas de aberto;
Cinco que estão sob suspeita;
Seis confirmadas que não fecham mais.

Infelizmente não há previsão para o achatamento da curva. 

Prof. Fábio José
@FiloProfessor
#filoprofessor

69º Dia de Quarentena

Campinas, 25 de maio de 2020.

Hoje busquei cuidar um pouco da minha saúde física.

Fazer caminhada com máscara é horrível, são alguns passos e o ar me falta. Já sem é imprudente e um mal exemplo diante de milhares de mortes e com imbecis que acreditam se tratar só de uma gripezinha. 

Então, fiz atividades aqui em casa: polichinelo, flexão de braço, abdominal, levantamento de peso com quatro sacos de arroz Prato Fino com 5 Kg cada.

Afinal, não sou Vice-presidente de uma República para o governo federal comprar esteira de R$ 44 mil com TV, internet e ‘curso interativo’ para me exercitar.


Prof. Fábio José
@FiloProfessor
#filoprofessor


domingo, 24 de maio de 2020

68º Dia de Quarentena

Campinas, 24 de maio de 2020.

Hoje amanheceu frio e assim se estendeu pela tarde e noite. Um clima perfeito para ficar em casa, debaixo de uma coberta e tomando um caldinho de feijão quentinho, um vinho, um conhaque, uma vodca, uma tequila, um Whisky, uma cachaça artesanal...

Prof. Fábio José
@FiloProfessor
#filoprofessor 

Atividade sobre a Baixa Idade Média 01


1 – Assista a aula sobre o crescimento demográfico da Baixa Idade Média acessando link:  https://www.youtube.com/watch?v=NWPOshZ60ng

- Descreva os fatores que contribuíram para o crescimento demográfico na Europa na Baixa Idade Média.


2 – Dentro do que foi estudado no Tema 1, elabore um texto com os seguintes termos:

Crescimento demográfico – êxodo rural – corporação de ofício – comércio – burguesia – feira – Mar Mediterrâneo – rotas comerciais.

Observação: o texto deve apresentar coerência histórica entre os termos.


3 – Assista a aula sobre a proliferação de doenças na Baixa Idade Média acessando link: https://www.youtube.com/watch?v=J5-pmA2Xcp0

Complete o texto abaixo com os seguintes termos:

saneamento básico – aumento demográfico – proliferação de doenças – peste negra –  manso comum – inanição.

O ____________________ pela qual a Europa passou no século XIII, exigiu a ampliação de áreas cultiváveis, seja para a alimentação da população, seja para a produção de excedente para o comércio.

Esse avanço ocorreu sobre o ____________________, que eram as áreas de florestas. No longo prazo, isso acarretou em estiagem, fato que provocou uma queda na produção agrícola e, consequentemente, fome que trouxe a __________________.

Foi um ambiente, junto com as péssimas condições de ____________________, favorável para a ___________________, das quais a mais grave foi, sem dúvidas, a __________________ que matou milhões de pessoas a partir do século XIV, ou seja, cerca de um terço da população europeia. Assim, a diminuição da mão de obra caiu drasticamente, revelando um pouco da crise feudal que se iniciava.



Prof. Fábio José
@FiloProfessor
#filoprofessor

sábado, 23 de maio de 2020

Produção de Texto em História: Egito Antigo.

Não podemos confinar a formação de escritores apenas a disciplina de Língua Portuguesa, pois, ela tem, segundo os PCNs (BRASIL, 1998), o objetivo de “formar escritores competentes capazes de produzir textos coerentes, coesos e eficazes”. Assim, o aluno deve ser capaz de organizar seu discurso e escrever de forma que o leitor compreenda a sua mensagem. assim, o uso da produção textual compreende todas as áreas de conhecimento.

Eis aqui um trabalho de História que busca colaborar com isso.

Ele consiste em propor que o aluno realize uma descrição sobre a história do Egito Antigo, para orientá-lo, há palavras chaves que precisam constar no texto.

Também foi disponibilizado links para proporcionar maior dinamismo na pesquisa que é necessária para a produção, expandindo para além do livro didático. 

Ano: 6º
Tema: Egito Antigo.

Escreva um texto sobre a história do Egito Antigo, desde o surgimento dos nomos até o fim do Terceiro Império.

Os fatos históricos devem estar em ordem cronológica;

Deve haver ligação entre os fatos históricos;

Destacar no texto:

  • Rio Nilo e a sua importância;
  • Nomos;
  • Reino do Alto Egito;
  • Reino do Baixo Egito;
  • Antigo Império;
  • Piramides
  • Médio Império;
  • Novo Império;
  • Ramsés II;
  • As classes sociais do Egito antigo e as características de cada uma;
  • Religiosidade dos egípcios antigos;
  • Os tipos de escrita;
  • Núbia.

Prof. Fábio José
@FiloProfessor
#filoprofessor

Produção de Texto em História: Mesopotâmia


Não podemos confinar a formação de escritores apenas a disciplina de Língua Portuguesa, pois, ela tem, segundo os PCNs (BRASIL, 1998), o objetivo de “formar escritores competentes capazes de produzir textos coerentes, coesos e eficazes”. Assim, o aluno deve ser capaz de organizar seu discurso e escrever de forma que o leitor compreenda a sua mensagem. assim, o uso da produção textual compreende todas as áreas de conhecimento.

Eis aqui um trabalho de História que busca colaborar com isso.

Ele consiste em propor que o aluno realize uma descrição sobre a história dos povos que habitavam a Mesopotâmia, para orientá-lo, há palavras chaves que precisam constar no texto.

Também foi disponibilizado links para proporcionar maior dinamismo na pesquisa que é necessária para a produção, expandindo para além do livro didático. 

Ano:
Tema: Mesopotâmia.

Descreva em um texto a história dos povos que habitaram a mesopotâmia, desde os motivos que levaram grupos humanos a se sedentarizarem lá até o fim do Império Neobabilônico.

Os fatos históricos devem estar em ordem cronológica;

Deve haver ligação entre os fatos históricos;

Destacar no seu texto:




  • Aspectos geográficos da Mesopotâmia;
  • Sociedades hidráulicas;
  • Excedente agrícola;
  • Divisão do trabalho;
  • Estado;
  • Sumérios;
  • Escrita cuneiforme;
  • Acádios;
  • Império;
  • Babilônicos;
  • Caldeus;
  • Assírios;
  • Código de Hamurabi;
  • Característica da religião dos povos mesopotâmicos.

Prof. Fábio José
@FiloProfessor
#filoprofessor

67º Dia de Quarentena

Campinas, 23 de maio de 2020.

Nesse dia frio, decidi ficar em casa, o que colabora com a quarentena. Para ocupar meu tempo, busquei descobrir quantos botões tenho nas roupas de casa. Descobri:

12 botões em calças;
9 botões em bermudas;
154 em camisas;
72 em casacos.

Prof. Fábio José
@FiloProfessor
#filoprofessor

Canal do Filó

Iniciando os trabalhos no Youtube em: https://www.youtube.com/feed/my_videos

Há ainda muito a aprender e a ser aperfeiçoado, mas, a vontade que compartilhar ideias é um ótimo combustível. 

Prof. Fábio José
@FiloProfessor
#filoprofessor

66 º Dia de Quarentena

Campinas, 22 de maio de 2020.

Hoje coloquei minha máscara e fui no mercado, na farmácia, na padaria e na loja de ração.

Fiquei decepcionado. Não encontrei ninguém sem máscara insistindo no seu direito constitucional de ter liberdade para não usá-la e ser um cretino sem responsabilidade social. Voltei para casa sem brigar com um babaca. Tédio!

Prof. Fábio José
@FiloProfessor
#filoprofessor

quinta-feira, 21 de maio de 2020

65º Dia de Quarentena

Campinas, 21 de maio de 2020.

Para passar meu dia hoje, montei um quebra cabeça com 1.500 peças... viradas ao contrário!

Prof. Fábio José
@FiloProfessor
#filoprofessor

quarta-feira, 20 de maio de 2020

64º Dia de Quarentena

 Campinas, 20 de maio de 2020.

Fui as compras renovar meu estoque de bebidas essenciais:

25 engradados de Heineken Lata de 350 ml cada;
8 garrafas de tequila José Cuervo de 750 ml cada;
6 garrafas de Whisky  Jack Daniel's de 1L cada;
2 garrafas de Whisky Jack Daniel's Fire de 1L cada;
2 garrafas de Whisky Jack Daniel's Honey de 1 L cada;
4 garrafas de Cachaça Salinas de 600 ml cada.

Acho que já estou preparado para o fim do mês. 

Prof. Fábio José
@FiloProfessor
#filoprofessor


terça-feira, 19 de maio de 2020

63º Dia de Quarentena

Campinas, 20 de maio de 2020.

Fique a observar a rua de casa e vi:

Quatro Onix, um preto e três pratas;
Um fusca amarelo;
Três Pálios, um branco, um prata e um vermelho;
Um Uno da Vivo;
Um Corcel branco e cinza Durepox;
Dois Ka, ambos prata;
Cinco ônibus circular;
Cinco caminhões, dois brancos (um baú e um guincho) e três azuis (um com carreta de madeira, outro pipa e um baú);
Seis entregadores da Happy com CG;
Três entregadores da Happy com Intruder;
Oito entregadores da ifood com CG;
Dois entregadores da ifood com Honda Fan;
Dois entregadores da ifood com Intruder;
Cinco cachorros, dois vira-latas, dois poodle e um pug;
Um Brasilia amarela vendendo ovos.

Prof. Fábio José
@FiloProfessor
#filoprofessor

62º Dia de Quarentena

Campinas, 19 de maio de 2020.

Com um nivelador eu alinhei os cinquenta e três quadros da parede da sala.

Prof. Fábio José
@FiloProfessor
#filoprofessor 

61º Dia de Quarentena

Campinas, 18 de maio de 2020.

Hoje esqueci de tirar meu pijama...

Prof. Fábio José
@FiloProfessor
#filoprofessor

domingo, 17 de maio de 2020

60º Dia de Quarentena

Campinas, 17 de maio de 2020.

Hoje fui obrigado a aceitar os fatos: meu cabelo é simpatizante da ideologia anarquista e está há dias sem governo.

Prof. Fábio José
@FiloProfessor
#filoprofessor

59º Dia de Quarentena

Campinas, 16 de maio de 2020.

Acabou a cerveja, a vodca, a tequila, o Whisky, o gin e a cachaça.
Tudo no mesmo dia.

Prof. Fábio José
@FiloProfessor
#filoprofessor

sexta-feira, 15 de maio de 2020

58º Dia de Quarentena.

Campinas, 15 de maio de 2020.

A quarentena dá resultados para o meio ambiente.
O ar está mais puro, as águas mais cristalinas e os animais circulam mais livremente. 
Infelizmente entre os animais há gados que se rebelam. 

Prof. Fábio José
@FiloProfessor
#filoprofessor

quinta-feira, 14 de maio de 2020

57º Dia de Quarentena

Campinas, 14 de maio de 2020.

Assisti todos os filmes da Barbie para passar o tempo.

Prof. Fábio José
@FiloProfessor
#filoprofessor

56º Dia de Quarentena

Campinas, 13 de maio de 2020.

Hoje uma dúvida tomou conta do meu ser:
Não sei o que há de acabar primeiro, meu fígado, minha sanidade ou meu saco!

Prof. Fábio José
@FiloProfessor
#filoprofessor

quarta-feira, 13 de maio de 2020

55º Dia de Quarentena

Campinas, 12 de maio de 2020.

Hoje conversei por 6 horas e 36 minutos em inglês com a almofada da minha sala.

Muito estranho... afinal, não sei falar inglês!

Prof. Fábio José
@FiloProfessor
#filoprofessor

segunda-feira, 11 de maio de 2020

54º Dia de Quarentena.

Campinas, 11 de maio de 2020.

Hoje iniciei meu trabalho "home office" às 8h. Não tenho certeza, mas, acho que comi alguma coisa, pisquei e respirei também.

Prof. Fábio José
@FiloProfessor
#filoprofessor

3ª Série do Ensino Médio - Atividade 02


E.E. PROF. CARLOS ALBERTO GALHIEGO

Prof. Fábio José
Disciplina: História
Classe: 3ª Séries 

Observações
- DIGITAR  e imprimir;
- Ou fazer numa folha para ser entregue;
- Fazer de CANETA AZUL ou PRETA;

- Dúvidas devem ser enviadas por aqui.


Atividade 2
PROPOSTA

A partir da leitura dos textos motivadores e com base nos conhecimentos construídos ao longo de sua formação, redija texto dissertativo-argumentativo em modalidade escrita formal da língua portuguesa sobre o tema:

“Fome e desigualdade social no século XXI: como o Brasil pode superar isto?”

Apresentando proposta de intervenção que respeite os direitos humanos. Selecione, organize e relacione, de forma coerente e coesa, argumentos e fatos para defesa de seu ponto de vista.

TEXTO I

A FAO, organização da ONU que trabalha a questão da alimentação e agricultura, trabalha com um indicador chamado “prevalência da subalimentação” para dimensionar e acompanhar a fome em nível internacional. Ela combina dados sobre a oferta de alimentos e outros e aplica questionários a uma amostra da população para estimar a proporção de pessoas abaixo de um requisito de energia dietética mínima. O mapa indica desde 1990 o número global de pessoas subalimentadas no mundo e mostra que regiões obtiveram progressos nas proporções de pessoas subalimentadas. Quando o indicador está acima de 5%, o país está dentro do Mapa da Fome. Quando cai abaixo de 5%, o país sai do Mapa da Fome. O Brasil saiu desse mapa em 2014.

Disponível em: https://www.nexojornal.com.br/expresso/2017/07/23/Como-o-Brasil-saiu-do-Mapa-da-Fome.-E-por-que-ele-pode-voltar Acesso em 15 agosto 2017.

TEXTO II

Na semana passada um estudo divulgado pela ONG britânica Oxfam chamou a atenção para uma questão cada vez mais grave, a partir do ano que vem os recursos acumulados pelo 1% mais rico ultrapassarão a riqueza do resto da população. Isso é ainda mais grave considerando que a concentração de riqueza entre os 99% restantes. Essa parcela detém hoje 52% dos recursos, porém, destes, 46% estão nas mãos de cerca de um quinto da população. A maior parte fica na verdade com apenas 5,5% das riquezas mundiais.

Se a escala da desigualdade global é revoltante, o mesmo se aplica ao Brasil e à América Latina. Segundo estudos divulgados nesta última segunda-feira pela Cepal (Comissão Econômica para América Latina e o Caribe), a pobreza atinge 28% da população latino-americana, 167 milhões, sendo que destes, 71 milhões se encontram em pobreza extrema ou indigência. O documento Panorama Social da América Latina mostra que a situação da pobreza na região se manteve estável entre 2012 e 2013. No entanto, a extrema pobreza aumentou de 11,3% em 2012 para 11,7% em 2013. As projeções apontam que em 2014 se registraria um novo aumento, até 12%, chegando aos 71 milhões em condição de extrema pobreza.

Disponível em: http://www.opalheiro.com.br/a-explosao-da-desigualdade-no-brasil-e-no-mundo/ Acesso em 15 agosto 2017.


TEXTO III

TEXTO VI


TEXTO V

TEXTO VI

TEXTO VII

Meios para superar desigualdade social no Brasil

Tema de redação: Meios para superar a desigualdade social no Brasil
Redação enviada em 12/11/2016

Grande parte da população brasileira sofre com a desigualdade social, que muito progride, pois o Brasil em estado de crise, não oferece oportunidades para aqueles que não tem recursos financeiros possam trabalhar , ou incluir-se numa universidade .

No geral, a desigualdade social ocorre mediante falta de uma educação de qualidade, de melhores oportunidades no mercado de trabalho , e também das dificuldades de acesso aos bens culturais , históricos pela maior parte da população.

As causas da desigualdade social é a má distribuição de renda, má administração dos recursos , falta de investimentos nas áreas sociais , culturais , saúde e educação , falta de oportunidades de trabalhos e corrupção, o  que leva a população a sofrer sérias consequências , como a pobreza, miséria, aumento da taxa de desemprego, diferentes classes sociais, aumento dos índices de violência e criminalidade.

O Brasil é o oitavo país com maior índice de desigualdade social do mundo, se destacando entre elas, desigualdade racial, desigualdade regional, desigualdade de gênero, desigualdade econômica.

É importante que o governo disponha para que diminua ou minimize a situação do Brasil, especialmente para os pobres ou para as pessoas com baixa renda .



Prof. Fábio José
@FiloProfessor