quinta-feira, 30 de abril de 2020

43º Dia de Quarentena

Campinas, 30 de abril de 2020.

Hoje após meu desejum, fiz meu trabalho "home office".

Depois busquei distração nas redes sociais e o resultado é que saí com a mente confusa com tantas contradições, incoerências, fantasias, fanatismo, delírios, hipocrisia, indiferença e, ao que parece, pura e simples maldade.

Minha marguerita foi um santo remédio para minha mente relaxar.

Prof. Fábio José
@FiloProfessor

quarta-feira, 29 de abril de 2020

42º Dia de Quarentena

Campinas, 29 de abril de 2020.

Hoje após meu desejum, realizei meu trabalho "home office" para os alunos da rede pública estadual.

Depois, sentado em meu sofá, vi uma aranha a tecer sua teia no canto da parede da sala. Fio a fio ela foi tecendo sua armadilha para moscas. Trabalho lento e meticuloso. Quando parecia já estar terminando sua obra de engenharia natural, veio a minha esposa com uma vassoura de piassava e varreu tudo. O pior é que eu tive que ouvir que a sala estava com uma teia e não limpei.  

Prof. Fábio José
@FiloProfessor

3ª Série do Ensino Médio - Atividade 01

E.E. PROF. CARLOS ALBERTO GALHIEGO
Prof. Fábio José
Disciplina: História
Classe: 3ª Séries 

Observações
- Imprimir e preencher com CANETA AZUL ou PRETA;
- ou DIGITAR as resposta e imprimir;
- ou fazer numa folha para ser entregue, COPIANDO AS QUESTÕES (textos não) e responder de CANETA AZUL ou PRETA;
- Dúvidas devem ser enviadas por aqui.

Leia o texto e responda as questões.

Sexo, dinheiro e Sucesso? Só lendo!


Você é jovem? Mora no Brasil? Está lendo este artigo numa boa, sem soletrar palavra por palavra? Já leu mais de um livro inteirinho este ano? E, finalmente, entendeu tudo que estava escrito no livro? Respondeu sim a estas perguntinhas?
Ufa! Que bom, parabéns, posso, então, ir direto ao ponto.
Primeiro, você faz parte de uma elite.
Segundo, você está com a faca e o queijo para conquistar tudo que quiser na vida.
Terceiro, você precisa ler mais, muito mais.
Agora, antes que você pare de ler isto aqui por achar que estou gozando com sua cara, relaxe, que eu explico.
O Brasil faz parte de uma lista horrorosa dos 12 países com mais analfabetos entre os 14 e os 21 anos. Pior que nós, apenas Pa-quis¬tão, Indonésia, Nigéria e Etiópia, que raramente aparecem em boas notícias nos jornais.
Ah, você já sabia disso porque lê jornais também?
Nesse caso, você é minoria superespecial mesmo: apenas 1 entre 100 mil jovens brasileiros dá uma espiada em jornais regularmente.
E o restante faz o quê? Exata-mente: assiste à televisão (não ao noticiário, claro), ouve rádio (só os programas com músicas e brincadeirinhas para idiotas) ou fica caçando mulher pelada na internet.
Ainda está lendo este texto, e compreendendo tintim por tintim? Encha o peito de orgulho: você está fora de uma lista ainda mais nojenta que aquela lá de cimA Unesco faz um teste em 40 países para avaliar alunos de 15 anos sobre compreensão da linguagem escrita. Um teste mamata: ler uma historinha de poucas linhas e depois dizer o que entendeu. É bom lembrar que os testados têm no mínimo oito anos de bumbum na carteira da sala de aula.
Na grande avaliação deste ano, adivinhe quem tirou o último lugar? Coi¬sa chata mesmo, bró: o adolescente brasileiro ficou com o troféu do mais burro do mundo.
Não disse que você era minoria das minorias?
Mas, sem querer pentelhar e já pentelhando, como diria o intelectual Chavez da televisão: existem quilômetros de livros para você devorar depois que entrar na facu, se quiser continuar fora da manada e não levar uma vida de gado.
Bastaria uma única providência: você não ser folgado lendo apenas trechinhos xerocados dos livros para passar nas provas. E seu professor tomar vergonha na cara e parar de fazer as famigeradas pas¬tinhas para xerocar.
Isso está mais em suas mãos do que nas das faculdades, afinal já existem mais faculdades que saúvas no Brasil, e boa parte é caça-níqueis mesmo. Pense bem: já que são boas as chances de você sair com um canudo que o mercado de trabalho não respeita, que ao menos sua cabeça saia cheia da cultura maravilhosa dos livros.
Bem, o titio Ulisses já mordeu demais e agora assopra.
Vou, em poucas linhas, provar que, lendo bastante, você poderá ter rapidamente as três coisas que em geral jovens saudáveis e antenados desejam. Preparado? Então raciocine junto comigo:
SEXO! De maneira bem realista, se você é gêmeo do Gianechini ou clone do Brad Pitt, esqueça o que vou dizer. Mas sem uma boa dose de criatividade, imaginação e informação, não há cantada que resista. Seja ao vivo, nas baladas, ou nos chats. Aliás, escrever er-rado nos chats de paquera ou na praga dos blogs é pedir para ser deletado. E só quem lê muito de-senvolve a criatividade, amplia a imaginação e fica bem informado.
E uma cartinha bem escrita? Um poeminha inspirado e exclusivo para a musa ou muso, hem, heim? Se sempre deu certo comigo que sou o próprio cão chupando manga, e ainda por cima velhinho e du-rango, imagine com você que é jovem e esperto.
DINHEIRO! Adivinhei seu pensa-mento? Como é que você vai ler bastante para ganhar dinheiro no futuro, se lhe falta dinheiro pa-ra comprar livros no presente?
Falso dilema. As bibliotecas estão em toda parte, e você vai ver que barato, literalmente, é ir a uma delas sem a obrigação de fazer pesquisa escolar.
Faça pesquisa pessoal, isso sim é bom. Leia o que gosta, o que interessa, por prazer de adquirir conhecimentos.
Ou vá pela Internet. A biblioteca do mundo está dentro dela, a um clique. E, para quem ainda não tem computador, a hora de web em cafés virtuais, por exemplo, custa menos que um cafezinho de coador.
Vou lhe dar um estímulo e tanto para você incluir a leitura imediatamente em sua formação pro-fissional: quem não passa nas entrevistas dinâmicas que as empresas realizam hoje em dia é quem não lê. Nenhum empregador é besta de contratar outra besta.
SUCESSO! Para ser bem-sucedido, você não precisa, necessariamen-te, ter sexo, dinheiro e... sucesso em alta escala. Não precisa ser o número um, a vida real não é assim.
Mas se você fizer a lição de casa direitinho, ou seja, lendo muito e lendo sempre, estará sempre sendo muito bem-sucedido.
Nas empresas, as promoções vão para os que tomam mais iniciativas e têm visão macro (para o mercado) e micro (para a empresa), desde o office-boy ao gerente.
Hoje não é só o diploma que conta pontos. Conta sua inteligência, sua cultura, sua versatilidade etc.
Se você não é filho do dono da empresa nem nasceu com o rabo pra lua, os livros serão suas verdadeiras universidades e cursos de aprimoramento profissional.
No dia a dia, os livros podem ajudar você a entender de culiná-ria, de filhos e até de informática.
Mesmo quando não ensina nada objetivamente, todo livro é um manual de auto-ajuda (ou você acha pouco espiar a alma feminina e a aflição masculina por dentro?). Recentemente, Bill Gattes, sim, apenas o homem mais bem-sucedido pelos padrões da sociedade materialista, deu uma palestra a jovens estudantes, de alguns mi-nutos apenas, com um único con-selho; "Respeite aquele CDF da escola, que vive com a cabeça en-terrada nos livros. É certo que ele será seu patrão no futuro."
E o Dalai Lama, o homem mais bem-sucedido pelos padrões da so-ciedade espiritualista, resume sua dica em "antes de ser seu próprio Mestre, ouça, leia os outros Mestres".
          Sim, estude, estude sem preguiça. E estudar, meu bró, vem do latim e nada mais significa que ler.

Ulisses Tavares

Questões

1. Hoje os jornais não estão mais reduzidos ao meio impresso, eles possuem versão online e de fácil acesso.

Então, explique, na sua opinião, por qual motivo a grande maioria dos jovens no Brasil não possuem o costume de ler jornal?

______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

2. Explique o que o autor quis dizer com: aqueles que possuem o hábito da leitura têm a “faca e o queijo na mão”.
________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

3. Ulisses Tavares defende que uma boa forma de impressionar a pessoa amada é escrever uma carta ou poema de amor.

Você concorda com ele? Os jovens hoje em dia dão valor a isso?

Justifique a sua resposta.

______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

4. Explique a expressão: “nenhum empreendedor é besta de contratar outra besta”.
_____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

5. O que é preciso fazer para exercitarmos a nossa inteligência?

______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

6. Explique o conselho de Bill Gates;

“Respeite o CDF  da escola, que vive com a cabeça enterrada nos livros. É certo que ele será seu patrão no futuro.”

______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

7. Expliquem a expressão do Dalai Lama: “Antes de ser seu próprio Mestre, ouça, leia os outros Mestres.”
______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

2º Séries do Ensino Médio - Atividade 01

E.E. PROF. CARLOS ALBERTO GALHIEGO
Prof. Fábio José
Disciplina: História
Classe: 2ª Séries

Observações
- Imprimir e preencher com CANETA AZUL ou PRETA;
- ou DIGITAR as resposta e imprimir;
- ou fazer numa folha para ser entregue, COPIANDO AS QUESTÕES (textos não) e responder de CANETA AZUL ou PRETA;
- Dúvidas devem ser enviadas por aqui.

Leia os textos.

Texto 1.
Ética
Substantivo feminino
  1. parte da Filosofia responsável pela investigação dos princípios que motivam, distorcem, disciplinam ou orientam o comportamento humano, refletindo esp. a respeito da essência das normas, valores, prescrições e exortações presentes em qualquer realidade social.

Disponível: google/dicionario

Texto 2.
Como se define moral?
O que é Moral:
Moral é o conjunto de regras adquiridas através da cultura, da educação, da tradição e do cotidiano, e que orientam o comportamento humano dentro de uma sociedade. Etimologicamente, o termo moral tem origem no latim morales, cujo significado é “relativo aos costumes”.

Disponível: Significadoswww.significados.com.br › moral.

Texto 3.
Ética x Moral: Como diferenciar?? || Conceitos, definições ...


QUESTÕES

1 – Uma atitude ética pode ser uma atitude contrária a moral? Justifique.
______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________


2 – Uma atitude moral pode ser uma atitude contrária a ética? Justifique.
______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

Leia o Texto para responder as questões 3, 4 e 5.

Um menino, a pedido de sua mãe, foi de manhã à padaria para comprar pães de queijo. Como estivesse em dificuldades financeiras, o comerciante cobrou-lhe trinta centavos a mais pela mercadoria, considerando que este dinheiro por certo não faria falta a uma criança da aparência tão saudável. No início da noite, o pai do menino voltou à padaria para comprar leite, e equivocou-se ao pagar o comerciante, dando-lhe cinquenta centavos a mais. O comerciante, no entanto, prontamente, restituiu ao freguês os cinquenta centavos pagos a mais, considerando que o pai do menino era fiscal da prefeitura e que, em qualquer caso, seria conveniente manter boas relações com as autoridades locais.

3 - A primeira atitude do comerciante (em relação ao menino) pode ser considerada antiética? Justifique.
______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

4 – A primeira atitude do comerciante (em relação ao menino) pode ser considerado imoral? Justifique.
______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

5 - A segunda atitude do comerciante (em relação ao pai do menino) é correta. Mas, podemos considera-la antiética? Justifique.
______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

8º ano D e E - Atividade 01

E.E. PROF. CARLOS ALBERTO GALHIEGO
Prof. Fábio José
Disciplina: História
Classe: 8º ano D e E

Observações
- Imprimir e preencher com CANETA AZUL ou PRETA;
- ou DIGITAR as resposta e imprimir;
- ou fazer numa folha para ser entregue, COPIANDO AS QUESTÕES (textos não) e responder de CANETA AZUL ou PRETA;
- Dúvidas devem ser enviadas por aqui.

Leia os textos.

Texto 1.

Iluminismo é um movimento cultural que se desenvolveu na Inglaterra, Holanda e França, nos séculos XVII e XVIII. Nessa época, o desenvolvimento intelectual, que vinha ocorrendo desde o Renascimento, deu origem a ideias de liberdade política e econômica, defendidas pela burguesia. Os filósofos e economistas que difundiam essas ideias julgavam-se propagadores da luz e do conhecimento, sendo, por isso, chamados de iluministas.

O Iluminismo trouxe consigo grandes avanços que, juntamente com a Revolução Industrial, abriram espaço para a profunda mudança política determinada pela Revolução Francesa. O precursor desse movimento foi o matemático francês René Descartes (1596-1650), considerado o pai do racionalismo. Em sua obra “Discurso do método”, ele recomenda, para se chegar à verdade, que se duvide de tudo, mesmo das coisas aparentemente verdadeiras. A partir da dúvida racional pode-se alcançar a compreensão do mundo, e mesmo de Deus.

As principais características do Iluminismo:
•Valorização da razão, considerada o mais importante instrumento para se alcançar qualquer tipo de conhecimento;

•valorização do questionamento, da investigação e da experiência como forma de conhecimento tanto da natureza quanto da sociedade, política ou economia;

•crença nas leis naturais, normas da natureza que regem todas as transformações que ocorrem no comportamento humano, nas sociedades e na natureza;

•crença nos direitos naturais, que todos os indivíduos possuem em relação à vida, à liberdade, à posse de bens materiais;

•crítica ao absolutismo, ao mercantilismo e aos privilégios da nobreza e do clero;

•defesa da liberdade política e econômica e da igualdade de todos perante a lei;

•crítica à Igreja Católica, embora não se excluísse a crença em Deus. "


Fonte: https://www.mundovestibular.com.br/estudos/historia/iluminismo

Texto 2.

O século XVIII marcou profundas mudanças na sociedade europeia e em suas relações políticas e econômicas. O absolutismo que era até então a forma de governo das monarquias entrou em processo de declínio e o poder real foi diminuindo gradativamente no decorrer deste período. Uma das principais influências para a queda dos regimes absolutistas foi o surgimento do período conhecido por Iluminismo, que promoveu significativas alterações no pensamento humano.

O Iluminismo foi um período da história europeia que, além de decretar o declínio das políticas absolutistas, possibilitou ao homem uma nova maneira de entender o mundo. As ideias iluministas foram colocadas em prática por filósofos e cientistas que resolveram interpretar a natureza humana através da ciência. Dessa forma, o racionalismo foi a palavra-chave dessa mudança que inaugurou o período que ficou conhecido por Século das Luzes, colocando a razão científica como uma maneira de investigar a vida.

Cientistas de diversas áreas passaram a pesquisar sobre as leis do universo, com objetivo de desmitificar a interferência divina na natureza. Outros procuraram contribuir com estudos no campo da política e das leis, tentando construir uma sociedade mais racional, tendo o homem como o centro de tudo. Diante disso, a ciência tornou-se o caminho em busca de repostas e soluções para os problemas da humanidade.

Entre os teóricos mais conhecidos desse período estiveram: Montesquieu (1689 – 1755), que foi autor do livro chamado “O Espírito das Leis”, o qual propôs um governo mais democrático e menos centralizado; Voltaire (1694 – 1778), que criticou o discurso da igreja católica; e Jean-Jacques Rosseau (1712 – 1778), que em sua obra “O contrato social” criticou as estruturas políticas do absolutismo e desenvolveu a tese da democracia popular em que o povo teria suas necessidades atendidas.

Os ideais iluministas promoveram intensas transformações sociais e científicas. O homem passou a ter uma nova alternativa de entender o mundo através da ciência. Assim sendo, o Iluminismo influenciou na construção dos regimes políticos de várias civilizações, o slogan Igualdade, Liberdade e Fraternidade influenciou diferentes movimentos populares pelo mundo, inclusive no Brasil.


Por Fabrício Santos
Graduado em História


Texto 3.

Despotismo Esclarecido
Definição (o que é)

O despotismo esclarecido é um conceito político que está dentro do contexto das monarquias absolutistas e que pertence aos sistemas de governo do Antigo regime europeu (séculos XVI ao XVIII). 

Forma de atuar - principais características

Alguns monarcas seguidores desta doutrina continuaram a governar suas nações de forma absolutista, concentrando poder, porém, adotaram algumas ideias do iluminismo (ilustração). Desta forma, passaram a ser chamados de déspotas esclarecidos.

Os déspotas esclarecidos contribuíram para o desenvolvimento cultural de suas nações e adotaram um discurso paternalista.

Exemplos de déspotas esclarecidos na História:

- Frederico II da Prússia (reinado de 1740 a 1786)

- Catarina II da Rússia (reinado de 1762 a 1796)

- Marquês de Pombal, que foi ministro do rei D. José I de Portugal (cargo exercido de 1756 a 1777)

- Filipe V da Espanha (reinado de 1700 a 1724)

- Fernando VI da Espanha (reinado de 1746 a 1759)

- Carlos III da Espanha (reinado de 1759 a 1788)

- José II da Áustria (reinado de 1765 a 1790)

- Gustavo III da Suécia (reinado de 1771 a 1792)



Texto 4


QUESTÕES

1 - A razão era, para os iluministas, o valor supremo. Só por meio da razão e da sua aplicação, isto é, do ato de pensar, a humanidade alcançaria a luz, o esclarecimento. Para os iluministas, a maioria das pessoas estava mergulhada na ignorância, no fanatismo religioso; só a razão as esclarecia.


O Iluminismo foi um importante movimento filosófico que se espalhou pela Europa e influenciou governos e revoluções.
- Por qual razão os pensadores iluministas podem ser considerados “pensadores burgueses”?
- Por qual razão o iluminismo é considerado um duro golpe contra o Antigo Regime?
___________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

2 - No apogeu da crítica ao Antigo Regime, o filósofo e escritor francês Denis Diderot (1713-1784) afirmou:

“Os homens somente serão livres quando o último rei for enforcado nas tripas do último padre”.

Ao lado de D´Alembert, Rousseau, Montesquieu, Voltaire e outros pensadores do seu tempo, Diderot produziu a famosa Enciclopédia, obra em 33 volumes, com 71.818 artigos e 2.885 ilustrações, redigida entre 1750 e 1772. Essa obra integrava um importante movimento filosófico conhecido como Iluminismo, que realizou forte crítica às monarquias de então e aos costumes da época, consolidando a modernidade.

- Aponte duas das principais ideias do Iluminismo.

- Analise a relação entre o pensamento iluminista e o surgimento do despotismo esclarecido, adotado por algumas monarquias europeias.
____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________


3 - “Os filósofos adulam os monarcas e os monarcas adulam os filósofos.” Assim se referia o historiador Jean Touchard à forma de Estado europeu que floresceu na segunda metade do século XVIII.
Os “reis filósofos”, temendo revoluções, introduziram reformas inspiradas nos ideais iluministas.

- Como ficaram conhecidos os monarcas que buscaram conciliar as ideias iluministas com o governo absolutista?
- Dê, ao menos, um exemplo de como esse modelo político foi influenciado pelo iluminismo.
- Dê, ao menos, um exemplo de como esse modelo político manteve as práticas do Antigo regime.
____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

4 - A proposta de educação universal tem base no movimento Iluminista.

- Por qual razão o projeto educacional defendido pelos iluministas favorecia uma sociedade igualitária?
____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

7º ano D - Atividade 01


E.E. PROF. CARLOS ALBERTO GALHIEGO
Prof. Fábio José
Disciplina: História
Classe: 7º ano 

Observações
- Imprimir e preencher com CANETA AZUL ou PRETA;
- ou DIGITAR as resposta e imprimir;
- ou fazer numa folha para ser entregue, COPIANDO AS QUESTÕES (textos não) e responder de CANETA AZUL ou PRETA;
- Dúvidas devem ser enviadas por aqui.


Leia os textos.

Texto 1.

Significado de Absolutismo Monárquico
Juliana Bezerra         
Revisão por Juliana Bezerra
Professora de História

O que é Absolutismo Monárquico:

É a doutrina política que concede autoridade e poder ilimitado a um monarca, que passa a exercer uma supremacia absoluta. Um monarca absoluto exerce poder político irrestrito sobre o Estado e o seu povo.

No sistema político monárquico absolutista, o monarca não está sujeito a contestações ou regularizações realizadas por qualquer outro órgão, seja ele judicial, legislativo, religioso, econômico ou eleitoral.

Os dois principais teóricos desse período foram Thomas Hobbes (1588 – 1679), que se baseava em uma teoria radical e pessimista quanto à humanidade, alegando que os homens nascem egoístas e ruins e Jacques Bossuet (1627 – 1704), que relacionou a política com a religião, sustentando a ideia de que os monarcas eram, em primeiro lugar, instituídos por Deus para governar o povo.

As características do absolutismo monárquico
A monarquia absoluta é definida por:

uma única pessoa dita as regras na gestão pública;
as regras e leis impostas pelo monarca não podem ser revogadas ou questionadas;
o rei tem o controle absoluto sobre a região ou país.
o poder absolutista consistia em tirar dos senhores feudais o poder que tinham sobre suas terras. Assim, os reis começam a criar as burocracias e os exércitos nacionais. É o chamado monopólio da violência.
A monarquia foi apoiada pela Igreja Católica, que afirmava que uma determinada pessoa ou família foi escolhida por Deus para governar como agente do divino na Terra.

O monarca absoluto respondia somente a Deus, ou seja, ele não podia ser removido ou questionado por homens e estava acima de qualquer reprovação.

Dentro do absolutismo monárquico, qualquer pessoa que se manifestasse contra o rei ou desobedecesse às suas leis, estava também desobedecendo a Deus.

Texto 2.
O Absolutismo sua história e características
Conheça o período da história europeia em que os reis tinham muito poder e mandavam em todas as áreas do seu reino, uma época sem nenhuma democracia e muito autoritarismo.
Introdução - definição histórica

Podemos definir o absolutismo como um sistema político e administrativo que prevaleceu nos países da Europa, na época do Antigo Regime (séculos XVI ao XVIII).

Resumo das principais características do Absolutismo Monárquico:

No final da Idade Média (séculos XIV e XV), ocorreu uma forte centralização política nas mãos dos reis. A burguesia comercial ajudou muito neste processo, pois, interessava a ela, um governo forte e capaz de organizar a sociedade. Portanto, a burguesia forneceu apoio político e financeiro aos reis absolutistas, que em troca, criaram um sistema administrativo eficiente, unificando moedas e impostos. Também ofereceram aos burgueses, significativas melhorias na segurança dentro de seus reinos.

Nesta época, o rei concentrava praticamente todos os poderes. Criava leis sem autorização ou aprovação política da sociedade. Criava impostos, taxas e obrigações de acordo com seus interesses econômicos. Agia em assuntos religiosos, chegando até mesmo, a controlar o clero em algumas regiões.

Todos os luxos e gastos da corte eram mantidos pelos impostos e taxas pagos, principalmente, pela população mais pobre. Esta, tinha pouco poder político para exigir ou negociar. Os reis usavam a força e a violência de seus exércitos para reprimir, prender ou até mesmo matar qualquer pessoa que fosse contrária aos interesses ou leis definidas pelos monarcas.

Mercantilismo: a prática econômica do absolutismo

Podemos definir o mercantilismo como sendo a política econômica adotada na Europa durante o Antigo Regime. Como já dissemos, o governo absolutista interferia muito na economia dos países. O objetivo principal destes governos era alcançar o máximo possível de desenvolvimento econômico, através do acúmulo de riquezas. Quanto maior a quantidade de riquezas dentro de um reino, maior seria o seu prestígio, poder e respeito internacional. Podemos citar como principais características do sistema econômico mercantilista: Metalismo, Industrialização, Protecionismo Alfandegário, Pacto Colonial e Balança Comercial Favorável.
Fonte: https://www.suapesquisa.com/absolutismo/

Texto 3.
Mercantilismo

Podemos definir o mercantilismo como sendo a política econômica adotada na Europa durante o Antigo Regime. Como já dissemos, o governo absolutista interferia muito na economia dos países. O objetivo principal destes governos era alcançar o máximo possível de desenvolvimento econômico, através do acúmulo de riquezas. Quanto maior a quantidade de riquezas dentro de um rei, maior seria seu prestígio, poder e respeito internacional.

Podemos citar como principais características do sistema econômico mercantilista :

Metalismo : o ouro e a prata eram metais que deixavam uma nação muito rica e poderosa, portanto os governantes faziam de tudo para acumular estes metais. Além do comércio externo, que trazia moedas para a economia interna do país, a exploração de territórios conquistados era incentivada neste período. Foi dentro deste contexto histórico, que a Espanha explorou toneladas de ouro das sociedades indígenas da América como, por exemplo, os maias, incas e astecas.

Industrialização : o governo estimulava o desenvolvimento de indústrias em seus territórios. Como o produto industrializado era mais caro do que matérias-primas ou gêneros agrícolas, exportar manufaturados era certeza de bons lucros.

Protecionismo Alfandegário : os reis criavam impostos e taxas para evitar ao máximo a entrada de produtos vindos do exterior. Era uma forma de estimular a indústria nacional e também evitar a saída de moedas para outros países.

Pacto Colonial : as colônias europeias deveriam fazer comércio apenas com suas metrópoles. Era uma garantia de vender caro e comprar barato, obtendo ainda produtos não encontrados na Europa. Dentro deste contexto histórico ocorreu o ciclo econômico do açúcar no Brasil Colonial.

Balança Comercial Favorável : o esforço era para exportar mais do que importar, desta forma entraria mais moedas do que sairia, deixando o país em boa situação financeira.

Fonte: http://pessoal.educacional.com.br/up/4380001/852546/t134.asp

Texto 4.

QUESTÕES

1 - Explique como funcionava a relação do rei com os burgueses no Absolutismo.
__________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

2 - Leia a citação abaixo.

“O homem é o lobo do homem”.
Nas palavras de Hobbes, “se dois homens desejam a mesma coisa [...] eles se tornam inimigos.

Disponível em: <http://www.brasilescola.com/sociologia/o-papel-estado-segundo-thomas-hobbes.htm> Acesso em: 24 nov. 2015.

No processo de consolidação dos Estados Nacionais, surgiram os chamados Teóricos do Absolutismo, dentre os quais temos Thomas Hobbes. Esses pensadores elaboraram teorias que tinha como objetivo justificar o poder dos Reis.

- Explique qual o significado da frase elaborada por Hobbes “O Homem é o Lobo do Homem”.

- Como Hobbes partiu da frase evidenciada para justificar o poder do Rei?

___________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________


3 – Explique por qual razão os reis absolutistas adotaram o sistema econômico conhecido como Mercantilismo.
___________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________