quarta-feira, 29 de abril de 2020

8º ano D e E - Atividade 01

E.E. PROF. CARLOS ALBERTO GALHIEGO
Prof. Fábio José
Disciplina: História
Classe: 8º ano D e E

Observações
- Imprimir e preencher com CANETA AZUL ou PRETA;
- ou DIGITAR as resposta e imprimir;
- ou fazer numa folha para ser entregue, COPIANDO AS QUESTÕES (textos não) e responder de CANETA AZUL ou PRETA;
- Dúvidas devem ser enviadas por aqui.

Leia os textos.

Texto 1.

Iluminismo é um movimento cultural que se desenvolveu na Inglaterra, Holanda e França, nos séculos XVII e XVIII. Nessa época, o desenvolvimento intelectual, que vinha ocorrendo desde o Renascimento, deu origem a ideias de liberdade política e econômica, defendidas pela burguesia. Os filósofos e economistas que difundiam essas ideias julgavam-se propagadores da luz e do conhecimento, sendo, por isso, chamados de iluministas.

O Iluminismo trouxe consigo grandes avanços que, juntamente com a Revolução Industrial, abriram espaço para a profunda mudança política determinada pela Revolução Francesa. O precursor desse movimento foi o matemático francês René Descartes (1596-1650), considerado o pai do racionalismo. Em sua obra “Discurso do método”, ele recomenda, para se chegar à verdade, que se duvide de tudo, mesmo das coisas aparentemente verdadeiras. A partir da dúvida racional pode-se alcançar a compreensão do mundo, e mesmo de Deus.

As principais características do Iluminismo:
•Valorização da razão, considerada o mais importante instrumento para se alcançar qualquer tipo de conhecimento;

•valorização do questionamento, da investigação e da experiência como forma de conhecimento tanto da natureza quanto da sociedade, política ou economia;

•crença nas leis naturais, normas da natureza que regem todas as transformações que ocorrem no comportamento humano, nas sociedades e na natureza;

•crença nos direitos naturais, que todos os indivíduos possuem em relação à vida, à liberdade, à posse de bens materiais;

•crítica ao absolutismo, ao mercantilismo e aos privilégios da nobreza e do clero;

•defesa da liberdade política e econômica e da igualdade de todos perante a lei;

•crítica à Igreja Católica, embora não se excluísse a crença em Deus. "


Fonte: https://www.mundovestibular.com.br/estudos/historia/iluminismo

Texto 2.

O século XVIII marcou profundas mudanças na sociedade europeia e em suas relações políticas e econômicas. O absolutismo que era até então a forma de governo das monarquias entrou em processo de declínio e o poder real foi diminuindo gradativamente no decorrer deste período. Uma das principais influências para a queda dos regimes absolutistas foi o surgimento do período conhecido por Iluminismo, que promoveu significativas alterações no pensamento humano.

O Iluminismo foi um período da história europeia que, além de decretar o declínio das políticas absolutistas, possibilitou ao homem uma nova maneira de entender o mundo. As ideias iluministas foram colocadas em prática por filósofos e cientistas que resolveram interpretar a natureza humana através da ciência. Dessa forma, o racionalismo foi a palavra-chave dessa mudança que inaugurou o período que ficou conhecido por Século das Luzes, colocando a razão científica como uma maneira de investigar a vida.

Cientistas de diversas áreas passaram a pesquisar sobre as leis do universo, com objetivo de desmitificar a interferência divina na natureza. Outros procuraram contribuir com estudos no campo da política e das leis, tentando construir uma sociedade mais racional, tendo o homem como o centro de tudo. Diante disso, a ciência tornou-se o caminho em busca de repostas e soluções para os problemas da humanidade.

Entre os teóricos mais conhecidos desse período estiveram: Montesquieu (1689 – 1755), que foi autor do livro chamado “O Espírito das Leis”, o qual propôs um governo mais democrático e menos centralizado; Voltaire (1694 – 1778), que criticou o discurso da igreja católica; e Jean-Jacques Rosseau (1712 – 1778), que em sua obra “O contrato social” criticou as estruturas políticas do absolutismo e desenvolveu a tese da democracia popular em que o povo teria suas necessidades atendidas.

Os ideais iluministas promoveram intensas transformações sociais e científicas. O homem passou a ter uma nova alternativa de entender o mundo através da ciência. Assim sendo, o Iluminismo influenciou na construção dos regimes políticos de várias civilizações, o slogan Igualdade, Liberdade e Fraternidade influenciou diferentes movimentos populares pelo mundo, inclusive no Brasil.


Por Fabrício Santos
Graduado em História


Texto 3.

Despotismo Esclarecido
Definição (o que é)

O despotismo esclarecido é um conceito político que está dentro do contexto das monarquias absolutistas e que pertence aos sistemas de governo do Antigo regime europeu (séculos XVI ao XVIII). 

Forma de atuar - principais características

Alguns monarcas seguidores desta doutrina continuaram a governar suas nações de forma absolutista, concentrando poder, porém, adotaram algumas ideias do iluminismo (ilustração). Desta forma, passaram a ser chamados de déspotas esclarecidos.

Os déspotas esclarecidos contribuíram para o desenvolvimento cultural de suas nações e adotaram um discurso paternalista.

Exemplos de déspotas esclarecidos na História:

- Frederico II da Prússia (reinado de 1740 a 1786)

- Catarina II da Rússia (reinado de 1762 a 1796)

- Marquês de Pombal, que foi ministro do rei D. José I de Portugal (cargo exercido de 1756 a 1777)

- Filipe V da Espanha (reinado de 1700 a 1724)

- Fernando VI da Espanha (reinado de 1746 a 1759)

- Carlos III da Espanha (reinado de 1759 a 1788)

- José II da Áustria (reinado de 1765 a 1790)

- Gustavo III da Suécia (reinado de 1771 a 1792)



Texto 4


QUESTÕES

1 - A razão era, para os iluministas, o valor supremo. Só por meio da razão e da sua aplicação, isto é, do ato de pensar, a humanidade alcançaria a luz, o esclarecimento. Para os iluministas, a maioria das pessoas estava mergulhada na ignorância, no fanatismo religioso; só a razão as esclarecia.


O Iluminismo foi um importante movimento filosófico que se espalhou pela Europa e influenciou governos e revoluções.
- Por qual razão os pensadores iluministas podem ser considerados “pensadores burgueses”?
- Por qual razão o iluminismo é considerado um duro golpe contra o Antigo Regime?
___________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

2 - No apogeu da crítica ao Antigo Regime, o filósofo e escritor francês Denis Diderot (1713-1784) afirmou:

“Os homens somente serão livres quando o último rei for enforcado nas tripas do último padre”.

Ao lado de D´Alembert, Rousseau, Montesquieu, Voltaire e outros pensadores do seu tempo, Diderot produziu a famosa Enciclopédia, obra em 33 volumes, com 71.818 artigos e 2.885 ilustrações, redigida entre 1750 e 1772. Essa obra integrava um importante movimento filosófico conhecido como Iluminismo, que realizou forte crítica às monarquias de então e aos costumes da época, consolidando a modernidade.

- Aponte duas das principais ideias do Iluminismo.

- Analise a relação entre o pensamento iluminista e o surgimento do despotismo esclarecido, adotado por algumas monarquias europeias.
____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________


3 - “Os filósofos adulam os monarcas e os monarcas adulam os filósofos.” Assim se referia o historiador Jean Touchard à forma de Estado europeu que floresceu na segunda metade do século XVIII.
Os “reis filósofos”, temendo revoluções, introduziram reformas inspiradas nos ideais iluministas.

- Como ficaram conhecidos os monarcas que buscaram conciliar as ideias iluministas com o governo absolutista?
- Dê, ao menos, um exemplo de como esse modelo político foi influenciado pelo iluminismo.
- Dê, ao menos, um exemplo de como esse modelo político manteve as práticas do Antigo regime.
____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

4 - A proposta de educação universal tem base no movimento Iluminista.

- Por qual razão o projeto educacional defendido pelos iluministas favorecia uma sociedade igualitária?
____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

Nenhum comentário: