quarta-feira, 29 de abril de 2020

7º ano D - Atividade 01


E.E. PROF. CARLOS ALBERTO GALHIEGO
Prof. Fábio José
Disciplina: História
Classe: 7º ano 

Observações
- Imprimir e preencher com CANETA AZUL ou PRETA;
- ou DIGITAR as resposta e imprimir;
- ou fazer numa folha para ser entregue, COPIANDO AS QUESTÕES (textos não) e responder de CANETA AZUL ou PRETA;
- Dúvidas devem ser enviadas por aqui.


Leia os textos.

Texto 1.

Significado de Absolutismo Monárquico
Juliana Bezerra         
Revisão por Juliana Bezerra
Professora de História

O que é Absolutismo Monárquico:

É a doutrina política que concede autoridade e poder ilimitado a um monarca, que passa a exercer uma supremacia absoluta. Um monarca absoluto exerce poder político irrestrito sobre o Estado e o seu povo.

No sistema político monárquico absolutista, o monarca não está sujeito a contestações ou regularizações realizadas por qualquer outro órgão, seja ele judicial, legislativo, religioso, econômico ou eleitoral.

Os dois principais teóricos desse período foram Thomas Hobbes (1588 – 1679), que se baseava em uma teoria radical e pessimista quanto à humanidade, alegando que os homens nascem egoístas e ruins e Jacques Bossuet (1627 – 1704), que relacionou a política com a religião, sustentando a ideia de que os monarcas eram, em primeiro lugar, instituídos por Deus para governar o povo.

As características do absolutismo monárquico
A monarquia absoluta é definida por:

uma única pessoa dita as regras na gestão pública;
as regras e leis impostas pelo monarca não podem ser revogadas ou questionadas;
o rei tem o controle absoluto sobre a região ou país.
o poder absolutista consistia em tirar dos senhores feudais o poder que tinham sobre suas terras. Assim, os reis começam a criar as burocracias e os exércitos nacionais. É o chamado monopólio da violência.
A monarquia foi apoiada pela Igreja Católica, que afirmava que uma determinada pessoa ou família foi escolhida por Deus para governar como agente do divino na Terra.

O monarca absoluto respondia somente a Deus, ou seja, ele não podia ser removido ou questionado por homens e estava acima de qualquer reprovação.

Dentro do absolutismo monárquico, qualquer pessoa que se manifestasse contra o rei ou desobedecesse às suas leis, estava também desobedecendo a Deus.

Texto 2.
O Absolutismo sua história e características
Conheça o período da história europeia em que os reis tinham muito poder e mandavam em todas as áreas do seu reino, uma época sem nenhuma democracia e muito autoritarismo.
Introdução - definição histórica

Podemos definir o absolutismo como um sistema político e administrativo que prevaleceu nos países da Europa, na época do Antigo Regime (séculos XVI ao XVIII).

Resumo das principais características do Absolutismo Monárquico:

No final da Idade Média (séculos XIV e XV), ocorreu uma forte centralização política nas mãos dos reis. A burguesia comercial ajudou muito neste processo, pois, interessava a ela, um governo forte e capaz de organizar a sociedade. Portanto, a burguesia forneceu apoio político e financeiro aos reis absolutistas, que em troca, criaram um sistema administrativo eficiente, unificando moedas e impostos. Também ofereceram aos burgueses, significativas melhorias na segurança dentro de seus reinos.

Nesta época, o rei concentrava praticamente todos os poderes. Criava leis sem autorização ou aprovação política da sociedade. Criava impostos, taxas e obrigações de acordo com seus interesses econômicos. Agia em assuntos religiosos, chegando até mesmo, a controlar o clero em algumas regiões.

Todos os luxos e gastos da corte eram mantidos pelos impostos e taxas pagos, principalmente, pela população mais pobre. Esta, tinha pouco poder político para exigir ou negociar. Os reis usavam a força e a violência de seus exércitos para reprimir, prender ou até mesmo matar qualquer pessoa que fosse contrária aos interesses ou leis definidas pelos monarcas.

Mercantilismo: a prática econômica do absolutismo

Podemos definir o mercantilismo como sendo a política econômica adotada na Europa durante o Antigo Regime. Como já dissemos, o governo absolutista interferia muito na economia dos países. O objetivo principal destes governos era alcançar o máximo possível de desenvolvimento econômico, através do acúmulo de riquezas. Quanto maior a quantidade de riquezas dentro de um reino, maior seria o seu prestígio, poder e respeito internacional. Podemos citar como principais características do sistema econômico mercantilista: Metalismo, Industrialização, Protecionismo Alfandegário, Pacto Colonial e Balança Comercial Favorável.
Fonte: https://www.suapesquisa.com/absolutismo/

Texto 3.
Mercantilismo

Podemos definir o mercantilismo como sendo a política econômica adotada na Europa durante o Antigo Regime. Como já dissemos, o governo absolutista interferia muito na economia dos países. O objetivo principal destes governos era alcançar o máximo possível de desenvolvimento econômico, através do acúmulo de riquezas. Quanto maior a quantidade de riquezas dentro de um rei, maior seria seu prestígio, poder e respeito internacional.

Podemos citar como principais características do sistema econômico mercantilista :

Metalismo : o ouro e a prata eram metais que deixavam uma nação muito rica e poderosa, portanto os governantes faziam de tudo para acumular estes metais. Além do comércio externo, que trazia moedas para a economia interna do país, a exploração de territórios conquistados era incentivada neste período. Foi dentro deste contexto histórico, que a Espanha explorou toneladas de ouro das sociedades indígenas da América como, por exemplo, os maias, incas e astecas.

Industrialização : o governo estimulava o desenvolvimento de indústrias em seus territórios. Como o produto industrializado era mais caro do que matérias-primas ou gêneros agrícolas, exportar manufaturados era certeza de bons lucros.

Protecionismo Alfandegário : os reis criavam impostos e taxas para evitar ao máximo a entrada de produtos vindos do exterior. Era uma forma de estimular a indústria nacional e também evitar a saída de moedas para outros países.

Pacto Colonial : as colônias europeias deveriam fazer comércio apenas com suas metrópoles. Era uma garantia de vender caro e comprar barato, obtendo ainda produtos não encontrados na Europa. Dentro deste contexto histórico ocorreu o ciclo econômico do açúcar no Brasil Colonial.

Balança Comercial Favorável : o esforço era para exportar mais do que importar, desta forma entraria mais moedas do que sairia, deixando o país em boa situação financeira.

Fonte: http://pessoal.educacional.com.br/up/4380001/852546/t134.asp

Texto 4.

QUESTÕES

1 - Explique como funcionava a relação do rei com os burgueses no Absolutismo.
__________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

2 - Leia a citação abaixo.

“O homem é o lobo do homem”.
Nas palavras de Hobbes, “se dois homens desejam a mesma coisa [...] eles se tornam inimigos.

Disponível em: <http://www.brasilescola.com/sociologia/o-papel-estado-segundo-thomas-hobbes.htm> Acesso em: 24 nov. 2015.

No processo de consolidação dos Estados Nacionais, surgiram os chamados Teóricos do Absolutismo, dentre os quais temos Thomas Hobbes. Esses pensadores elaboraram teorias que tinha como objetivo justificar o poder dos Reis.

- Explique qual o significado da frase elaborada por Hobbes “O Homem é o Lobo do Homem”.

- Como Hobbes partiu da frase evidenciada para justificar o poder do Rei?

___________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________


3 – Explique por qual razão os reis absolutistas adotaram o sistema econômico conhecido como Mercantilismo.
___________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

Nenhum comentário: